terça-feira, 10 de novembro de 2020

Liturgia Diária - O servo fiel.

Blog Vocacional Barnabita: Comentário ao Evangelho do dia 13: Lc 17, 7-10


1a Leitura - Tito 2,1-8.11-14

Leitura da Carta de São Paulo a Tito.

2 1 Carríssimo, o teu ensinamento, porém, seja conforme à sã doutrina.
2 Os mais velhos sejam sóbrios, graves, prudentes, fortes na fé, na caridade, na paciência. 3 Assim também as mulheres de mais idade mostrem no seu exterior uma compostura santa, não sejam maldizentes nem intemperantes, mas mestras de bons conselhos.
4 Que saibam ensinar as jovens a amarem seus maridos, a quererem bem seus filhos,
5 a serem prudentes, castas, cuidadosas da casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja desacreditada.
6 Exorta igualmente os moços a serem morigerados,
7 e mostra-te em tudo modelo de bom comportamento: pela integridade na doutrina, gravidade,
8 linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário seja confundido, não tendo a dizer de nós mal algum.
9 Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores e atentos em agradar-lhes. Em lugar de reclamar deles
10 e defraudá-los, procurem em tudo testemunhar-lhes incondicional fidelidade, para que por todos seja respeitada a doutrina de Deus, nosso Salvador.
11 Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens.
12 Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade,
13 na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo,
14 que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniqüidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem.

Palavra do Senhor.


Salmo - 36/37
A salvação de quem é justo vem de Deus!

Confia no Senhor e faze o bem,
E sobre a terra habitarás em segurança.
Coloca no Senhor tua alegria,
E ele dará o que pedir teu coração.

O Senhor cuida da vida dos honestos,
E sua herança permanece eternamente.
É o Senhor quem firma os passos dos mortais
E dirige o caminhar dos que lhe agradam.

Afasta-te do mal e faze o bem,
E terás tua morada para sempre.
Os justos herdarão a nova terra
E nela habitarão eternamente.

Evangelho - Lucas 17,7-10

Aleluia, aleluia, aleluia.
Quem me ama, realmente, guardará minha palavra, e meu Pai o amará e a ele nós viremos (Jo 14,23).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, disse Jesus: 17 7 "Qual de vós, tendo um servo ocupado em lavrar ou em guardar o gado, quando voltar do campo lhe dirá: ‘Vem depressa sentar-te à mesa?’
8 E não lhe dirá ao contrário: ‘Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto como e bebo, e depois disto comerás e beberás tu?’
9 E se o servo tiver feito tudo o que lhe ordenara, porventura fica-lhe o senhor devendo alguma obrigação?
10 Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer’".

Palavra da Salvação.

 Reflexão

A nossa humanidade tem tendência a querer descanso, mordomia, vida fácil. Na maioria das vezes quando desempenhamos um bom trabalho, uma missão proveitosa ou mesmo a nossa obrigação diária, entendemos que já foi o bastante e, esperamos a recompensa do elogio de todos os que foram beneficiados. Jesus nos conscientiza de que o verdadeiro servo cumpre com sua obrigação, e não fica esperando por gestos de gratidão nem tampouco ser remunerado com regalias pelo seu serviço.   Enquanto servos, temos sempre algo a concretizar e o nosso chamado não para nunca.  

Precisamos, pois, ser fiéis no nosso posto, fazendo tudo por amor e acolhendo todas as graças que nos são concedidas por Deus a cada momento da nossa vida quando trabalhamos na construção do reino dos céus e de um mundo muito melhor. Todo servo fiel recebe a sua cota de alegria e regozijo pela missão desempenhada e não fica esperando presentes especiais para si. Somos considerados servos inúteis enquanto fizermos somente o que é da nossa obrigação. Precisamos entender que a recompensa que teremos pelas nossas ações de justiça nos serão concedidas no céu, quando tivermos alcançado a vida plena. A fé em Jesus nos faz Seus servos de coração contrito, na certeza de que se não conseguimos fazer tudo o que é necessário, pelo menos o nosso empenho, o nosso zelo, a nossa perseverança dão a amostra de que somos operários e operárias fieis do reino dos céus e que já recebemos o nosso salário. Jesus já pagou a nossa conta. - Quando você presta algum serviço espera elogios? - Você fica triste quando não comentam a sua atuação positivamente? - Quando você é chamado (a) para algum trabalho você vai de boa vontade ou a contra gosto?  - O que mais Jesus lhe recomenda neste Evangelho?

 

Helena Serpa

Nenhum comentário: