sábado, 28 de novembro de 2020

Liturgia Diária - O Amor de Deus é a fonte de felicidade!.

 
Evangelho do dia: Vigilância (Lc 21,34-36) – Oratório São Luiz

1a Leitura - Apocalipse 22,1-7
Leitura do livro do Apocalipse de são João.

22 1 Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia.
2 Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo.
3 Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: “Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.
4 Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição”.
5 Então o que está assentado no trono disse: “Eis que eu renovo todas as coisas”. Disse ainda: “Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras”.
6 Novamente me disse: “Está pronto! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva.
7 O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 94/95

Amém! Vem, ó Senhor Jesus! Amém!

Vinde, exultemos de alegria no Senhor,
aclamemos o Rochedo que nos salva!
Ao seu encontro caminhemos com louvores,
e, com cantos de alegria, o celebremos!

Na verdade, o Senhor é o grande Deus,
o grande rei, muito maior que os deuses todos.
Tem nas mãos as profundezas dos abismos,
e as alturas das montanhas lhe pertencem;
o mar é dele, pois foi ele quem o fez,
e a terra firme suas mãos a modelaram.

Vinde adoremos e prostremo-nos por terra,
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
Porque ele é o nosso Deus, nosso pastor,
e nós somos o seu povo e seu rebanho,
as ovelhas que conduz com sua mão.

Evangelho - Lucas 21,34-36
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vigiai e orai para ficardes de pé ante o filho do homem! (Lc 21,36).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 21 34 disse Jesus aos seus discípulos: "Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso.
35 Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra.
36 Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem".
Palavra da Salvação.

Reflexão

A todo momento da nossa vida precisamos tomar cuidado, pois, a nossa humanidade é traidora e poderá nos deixar cair na armadilha a que Jesus se refere. Todos nós sabemos o quanto o nosso coração se envolve com as coisas “boas” desta vida! A gula, a embriaguez e as preocupações da vida, representam aqui tudo o que nos desvia do caminho para encontrar o Senhor que virá. Sabemos que estas obras nos tornam insensíveis diante das coisas de Deus. “Tomai cuidado”, são palavras de Jesus para nós nos dias de hoje. Muitas vezes estamos tão “ocupados” com os nossos sucessos ou fracassos, com tudo o que nos dá prazer e nem percebemos que tudo isso são realidades que nos envolvem numa felicidade passageira. 

O essencial para a nossa vida é saborear o Amor de Deus que é fonte de felicidade e não muda, pois, foi semeado em nós com uma semente que cresce e torna-se uma grande árvore. Quando nos ocupamos somente com os prazeres e afazeres do mundo o nosso coração se torna insensível e o amor de Deus em nós é sufocado. O comer, o beber, o trabalhar, o divertir-se, o comprar, o gozar a vida são até certo ponto coisas lícitas, porém, podem tornar-se armadilhas quando nos deixamos aprisionar por elas. De repente, as coisas acontecem e nós perdemos o rumo, deixamos a graça de Deus passar e nos sentimos arruinados (as). Jesus veio nos ensinar: “ficai atentos e orai a todo momento”! Somente por meio da oração podemos adquirir força para ficar de pé, livres diante de Deus. – Os prazeres que você vivencia têm se tornado armadilhas para a sua vida? – O que pode estar lhe afastando do amor de Deus? - Você é uma pessoa livre de si mesmo (a)? – Você tem saboreado o amor de Deus?

 

Helena Serpa

Nenhum comentário: