terça-feira, 24 de novembro de 2020

Liturgia Diária - A destruição do Templo.

Evangelho do dia 27/11/2018 (Lc 21,5-11)... - Rádio Cidade AM 770 - Cambé |  Facebook

1a Leitura - Apocalipse 14,14-19
Leitura do livro do Apocalipse de são João.

14 14 Eu vi ainda uma nuvem branca, sobre a qual se sentava como que um “Filho do Homem”, com a cabeça cingida de coroa de ouro e na mão uma foice afiada.
15 Outro anjo saiu do templo, gritando em voz alta para aquele que estava assentado na nuvem: “Lança a tua foice e ceifa, porque é chegada a hora de ceifar, pois está madura a seara da terra”.
16 O Ser que estava assentado na nuvem lançou então a foice à terra, e a terra foi ceifada.
17 Outro anjo saiu do templo do céu. Tinha também uma foice afiada.
18 E outro anjo, aquele que tem poder sobre o fogo, saiu do altar e bradou em alta voz para aquele que tinha a foice afiada: “Lança a foice afiada e vindima os cachos da vinha da terra, porque maduras estão as suas uvas”.
19 O anjo lançou a sua foice à terra e vindimou a vinha da terra, e atirou os cachos no grande lagar da ira de Deus.

Palavra do Senhor.

Salmo - 95/96

O Senhor vem julgar nossa terra.

Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”
Ele firmou o universo inabalável,
e os povos ele julga com justiça.

O céu se rejubile e exulte a terra,
aplauda o mar com o que vive em suas águas;
os campos com seus frutos rejubilem
e exultem as florestas e as matas.

Na presença do Senhor, pois ele vem,
porque vem para julgar a terra inteira.
Governará o mundo todo com justiça,
e os povos julgará com lealdade.


Evangelho - Lucas 21,5-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei! (ap 2,10).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 21 5 como chamassem a atenção de Jesus para a construção do templo feito de belas pedras e com ofertas votivas, Jesus disse:
6 “Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído”.
7 Então o interrogaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E que sinal haverá para saber-se que isso se vai cumprir?”
8 Jesus respondeu: “Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais após eles.
9 Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas não virá logo o fim”.
10 Disse-lhes também: “Levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino.
11 Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu”.

Palavra da Salvação.

Reflexão

Neste Evangelho, mais uma vez, Jesus anunciou, profetizou a destruição do Templo de Jerusalém. A bem da verdade, Jesus já estava desencantado com aquele Templo, pois os judeus o haviam transformado em um verdadeiro centro comercial, num covil de ladrões...

Jesus profetisa também que muitos virão em seu nome. E é o que está acontecendo. Muitos vieram em nome de Jesus, e estão usando o seu nome para ganhar muito dinheiro às custas da ingenuidade dos nosso irmãos humildes. 

A  destruição do  Templo de Jerusalém o realmente aconteceu anos mais arde, no ano 70 dC pelos romanos. Hoje só restam alguns muros, e a outra parte que foi reconstruída.

 É bom lembrar que para aquele povo, a destruição do Templo seria a pior coisa que poderia acontecer.  Por que pela tradição, Deus habitava naquele santo lugar. Só que aquele lugar já estava há muito tempo profanado pela ganância, pela hipocrisia de muitos.

E os discípulos mesmo com um ar de incredulidade, perguntaram a Jesus quando essas coisas iriam acontecer, e quais seriam os sinais. Então Jesus alertou os discípulos para que não se deixassem enganar e não seguissem a qualquer voz que se parecesse com a voz dele. Hoje temos muitas vozes que clamam a existência de Deus, que falam em milhares, e pedem muito dinheiro aos seus seguidores.

Caríssimas e caríssimos. Não andemos por caminhos diferentes, não sigamos a esta gente, como Jesus nos recomendou. Não sigamos a vozes que se pareçam com a voz de Jesus, mas sim, sigamos a verdadeira palavra, que nos vem pela voz da Igreja.

 E ao fazer esta profecia a respeito do famoso Templo de Jerusalém, Jesus estava também se referindo ao fim dos tempos e à sua morte de cruz, seguida da ressurreição. Só que ninguém entendeu esta parte, pois todos os que ouviram Jesus, só pensaram na parte material e visível. 

Prezados irmãos. Não devemos depositar na matéria, o sentido final da nossa vida e a causa primeira  da nossa felicidade. Não nos esqueçamos de que não levaremos nada no nosso caixão. Tudo o que acumulamos ficará para os outros. Assim, nesta vida tudo passa, tudo tem o seu fim, principalmente a nossa vida biológica. O verdadeiro sentido dessa vida está em viver com os olhos voltados para a vida que dura para sempre, nos preparando para merecê-la um dia.

Na nossa existência terrena, temos de valorizar mais a parte invisível, o mundo espiritual, que é a verdadeira causa da nossa felicidade, principalmente a felicidade futura. Quanto à parte material da nossa vida, ela nunca nos satisfaz, nunca estaremos  verdadeiramente saciados, quanto mais temos mais o queremos, e assim vamos acumulando coisas e dinheiro de modo que não nos sobra tempo para nos dedicar a parte espiritual, a parte mais importante, aquela que nos vai proporcionar  a passagem para a parte verdadeiramente feliz da nossa vida, que é a própria VIDA ETERNA.

Caríssimos. Precisamos valorizar mais os valores definitivos do que os valores transitórios da nossa caminhada terrena. Porque somente os valores definitivos é que vão garantir a nossa plena realização na outra vida. Estejamos pois, sempre nos preparando, para não sermos pegos de surpresa.  Pois não sabemos quando acontecerá isto, nem qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer.


 

José Salviano

Nenhum comentário: