sábado, 14 de novembro de 2020

Litugia Diária - O temor de Deus


Evangelho de hoje (Lc 18,1-8) - Egídio Serpa | Egídio Serpa - Diário do  Nordeste

1a Leitura - João 3, 5-8
Leitura da terceira carta de são João.

5 Caríssimo, fazes obras de fé em tudo o que realizas para os teus irmãos, mesmo para os irmãos estrangeiros.
6 Estes, perante a comunidade, deram testemunho do teu amor. Farás bem em provê-los para a sua viagem, de um modo digno de Deus.
7 Pois por amor do seu nome partiram, sem nada receber dos pagãos.
8 Devemos, portanto, receber a tais homens, para cooperar com eles pela verdade.

Palavra do Senhor.

Salmo - 111/112
Feliz aquele que respeita o Senhor!

Feliz aquele que respeita o Senhor
E que ama com carinho a sua lei!
Sua descendência será forte sobre a terra,
Abençoada a geração dos homens retos!

Haverá glória e riqueza em sua casa,
E permanece para sempre o bem que fez.
Ele é correto e generoso e compassivo,
Como luz brilha nas trevas para os justos.

Feliz o homem prestativo,
Que resolve seus negócios com justiça.
Porque jamais vacilará o homem reto,
Sua lembrança permanece eternamente!

Evangelho - Lucas 18,1-8
Aleluia, aleluia, aleluia.
Pelo evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 18 1 Jesus propôs aos seus discípulos uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo.
2 “Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava pessoa alguma.
3 Na mesma cidade vivia também uma viúva que vinha com freqüência à sua presença para dizer-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’.
4 Ele, porém, por muito tempo não o quis. Por fim, refletiu consigo: ‘Eu não temo a Deus nem respeito os homens;
5 todavia, porque esta viúva me importuna, far-lhe-ei justiça, senão ela não cessará de me molestar’”.
6 Prosseguiu o Senhor: “Ouvis o que diz este juiz injusto?
7 Por acaso não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por ele dia e noite? Porventura tardará em socorrê-los?
8 Digo-vos que em breve lhes fará justiça. Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?”

Palavra da Salvação.

 Reflexão

Aquele juiz que não temia a Deus e não respeitava a ninguém, acabou atendendo  os  insistentes pedidos daquela pobre mulher.

O temor de Deus não significa ter medo de Deus, Deus é Pai e nos ama de verdade. O seu amor por nós é imenso, infinito, e incondicional.

Porém, nós dizemos que tememos a Deus, por que o respeitamos, e não ousamos fazer o mal na sua presença.  Pois sabemos muito bem que Deus  está em toda parte, como o ar que respiramos. Ele acompanha todos os nossos atos, bons e maus. Deus não está nos olhando para nos fiscalizar e nos punir, porém, Ele se alegra quando praticamos o bem, especialmente a caridade, e se entristece quando pecamos. Quando faltamos com o amor.

E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?

Jesus nos garante que o Pai atenderá os nossos insistentes pedidos. Por isso, meus irmãos, devemos rezar, sim, rezar sem cessar. Pedir e insistir mesmo que Deus pareça não ouvir os nossos clamores. Pode ser que Deus não nos atenda de imediato. A sua resposta aos nossos clamores pode até demorar, mas ela virá. Basta ter fé! Não sejamos como muitos que desistem de rezar logo na primeira tentativa. Eles param de rezar quando pedem e não acontece nada.  Isto é falta de fé mesmo. Não  sejamos assim.  Vamos absorver as palavras de Jesus neste Evangelho de hoje. Ele nos recomenda a rezar insistentemente, para que consigamos as graças que pedimos, desde que os nossos pedidos estejam de acordo com a vontade do Pai, é claro.

E por fim, Jesus nos deixa um desabafo  de grande preocupação!

Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?

Ora. Se partirmos do princípio que o mundo está  cada dia mais materialista, cada dia mais indiferente, mais descrente, mais empenhado a resolver os problemas pessoais sem buscar a ajuda do Pai, nós vamos constatar a dura realidade proferida por Jesus. Mais não vamos desanimar, vamos seguir em frente  copiando e seguindo o Mestre. Pois segundo Ele, aqueles e aquelas que continuarem firmes até o fim, serão salvos. E é isso o  que nós vamos fazer, meus irmãos. Vamos rezar. Vamos fazer o bem e evitar o mal. Vamos nos desapegar dos bens materiais, vamos ler e meditar a palavra. Vamos pedir a Deus diariamente que Ele aumente a nossa fé. Não vamos nos deixar ser levados pelas enxurradas  de enganações deste mundo enganador, mentiroso, e politizado. Não entremos para  outras seitas que  usam o nome de igreja, porém na verdade são empresas  com o objetivo de explorar os humildes. O fazem isso em nome de Deus!

Rezar, rezar, e depois rezar. É assim que devemos proceder.  Rezar a toda hora. Até conseguir que o Pai nos acuda, nos atenda, nos concederá as graças que lhe pedimos, nos socorrendo nos nossos momentos de aflições.

 

 José Salviano

Nenhum comentário: