quarta-feira, 18 de março de 2020

Liturgia Diária – Quem é grande no reino dos céus.


  Resultado de imagem para Mateus 5,17-19
1a Leitura - Deuteronômio 4,1.5-9
Leitura do livro do Deuteronômio.
4 1 “E agora, ó Israel, ouve as leis e os preceitos que hoje vou ensinar-vos. Ponde-os em prática para que vivais e entreis na posse da terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá.
5 Vede: ensinei-vos leis e ordenações, conforme o Senhor, meu Deus, me ordenou, a fim de as praticardes na terra que ides possuir.
6 Observai-as, praticai-as, porque isto vos tornará sábios e inteligentes aos olhos dos povos, que, ouvindo todas essas prescrições, dirão: ‘eis uma grande nação, um povo sábio e inteligente’.
7 Haverá, com efeito, nação tão grande, cujos deuses estejam tão próximos de si como está de nós o Senhor, nosso Deus, cada vez que o invocamos?
8 Qual é a grande nação que tem mandamentos e preceitos tão justos como esta lei que vos apresento hoje?
9 Guarda-te, pois, a ti mesmo: cuida de nunca esquecer o que viste com os teus olhos, e toma cuidado para que isso não saia jamais de teu coração, enquanto viveres; e ensina-o aos teus filhos, e aos filhos de teus filhos”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 147/147B
Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
Pois reforçou com segurança as atuas portas
e os teus filhos em teu seio abençoou.

Ele envia suas ordens para a terra,
e a palavra que ele diz corre veloz.
Ele faz cair a neve como lã
e espalha a geada como cinza.

Anuncia a Jacó sua palavra,
seus preceitos e suas leis a Israel.
Nenhum povo recebeu tanto carinho,
a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho - Mateus 5,17-19
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!

Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
5 17 Disse Jesus aos seus discípulos: “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.
18 Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. 19 Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus”.
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
O fato de Jesus ter vindo fazer conosco uma Nova Aliança no Espírito, não significa que os ensinamentos de Deus por meio da Antiga Lei tenham sido anulados, muito pelo contrário. Ele mesmo nos esclarece que veio até a terra para dar sentido à prática da lei e nos conceder a capacidade para cumpri-la plenamente.  Portanto, os mandamentos da Lei de Deus não mudaram e ainda continuam como bússola para a nossa caminhada terrena. O que modifica, muitas vezes, é o nosso entendimento e a nossa percepção. Neste Evangelho Jesus nos alerta para que tenhamos consciência de que tudo quanto está escrito na lei de Deus e que os profetas deixaram para nós como ensinamento, continua vigorando.  Deus trabalha com a nossa humanidade. Ele é paciente e espera as nossas resoluções. Porém a essência da lei e do direcionamento de Deus tem sempre o mesmo objetivo: a vivência do amor que dá ao homem, feito à Sua imagem e semelhança, a felicidade e plenitude de vida. Praticar os mandamentos e ensiná-los aos outros, dar-nos-á uma qualidade de vida superior à que tem os que não os praticam.   

O próprio Jesus nos revela que é grande no reino dos céus aquele (a) que pratica e ensina os Seus mandamentos. Nenhuma só letra foi retirada da lei e tudo terá cumprimento. Portanto, nunca pensemos em excluir da Lei de Deus nenhuma instrução a fim de que ela seja mais flexível por causa das nossas dificuldades. Pelo contrário, com a graça do Espírito Santo, podemos vive-la e muito mais ainda, ensiná-la com fidelidade e assim seremos “considerados grandes no reino dos céus.” – Qual é o conceito que você tem da Lei de Deus? – Como você acha que Deus o (a) considera: menor ou maior no reino dos céus? – Você tem sido fiel à prática dos dez mandamentos? – Quais são os dez mandamentos da Lei de Deus? – O que você acha que mudou no coração do homem? - Você é daqueles (as) que acham que certos valores já eram?  

Helena Serpa 

Nenhum comentário: