domingo, 8 de março de 2020

2º Domingo da Quaresma - A Transfiguração de Jesus.


 Resultado de imagem para a transfiguração de jesus
1a Leitura - Gênesis 12,1-4
Leitura do livro do Gênesis.
12 1O Senhor disse a Abrão: "Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar.
2Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos.
3Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti."
4Abrão partiu como o Senhor lhe tinha dito, e Lot foi com ele.
Palavra do Senhor.

Salmo - 32/33
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
Venha a vossa salvação.

Pois reta é a palavra do Senhor,
e tudo o que ele faz merece fé.
Deus ama o direito e a justiça,
transborda em toda a terra a sua graça.

Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem
e que confiam, esperando em seu amor,
para da morte libertar as suas vidas
e alimentá-los quando é tempo de penúria.

No Senhor nós esperamos confiantes,
porque ele é nosso auxílio e proteção!
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
da mesma forma que em vós nós esperamos!

2a Leitura - 2 Timóteo 1,8-10
Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo.
Caríssimo, 1 8não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.
9Deus nos salvou e chamou para a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio, da graça que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus,
10e agora nos manifestou mediante a aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, que destruiu a morte e suscitou a vida e a imortalidade, pelo Evangelho.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mateus 17,1-9
Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória!
Numa nuvem resplendente fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós (Lc 9,35).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 17 1seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha.
2Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.
3E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele.
4Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: "Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias". Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: "Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o".
6Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo.
7Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: "Levantai-vos e não temais".
8Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus.
9E, quando desciam, Jesus lhes fez esta proibição: "Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos".
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
A liturgia deste tempo, nos leva  a confrontar o nosso comportamento com a Palavra de Deus, com o objetivo de ajustar os nosso passos nos passos de Jesus.
A Quaresma é um período de interiorização da fé, tempo da escuta, de ouvir mais do que falar...
Junto com a Quaresma, a Igreja nos apresenta a Campanha da Fraternidade, com suas preocupações e desafios: “FRATERNIDADE E VIDA. Lema: “VIU, SENTIU COMPAIXÃO E CUIDOU DELE.”  É Jesus nos convidando a cuidar da vida! Como seguidores de Jesus temos que cuidar da vida em todas suas dimensões: vida pessoal, vida comunitária, vida social, vida ecológica. Não podemos cruzar os braços diante o sofrimento de tantos irmãos, que ainda não tem elementos básicos para viverem com dignidade.
A diferença, entre matar ou deixar morrer é pequena e quando nos calamos diante as injustiças sociais, deixamos alguém morrer. 
O Evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, narra a transfiguração de Jesus!
“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz.”
A transfiguração de Jesus foi uma amostra do seu retorno glorioso para o céu, momento, em que Ele revela aos discípulos de forma visível, a sua intimidade com o Pai, assegurando-os da sua ressurreição!
Na transfiguração, os discípulos Pedro, Tiago e João puderam visualizar o encontro de Jesus com o Pai. A partir de então, eles, que andavam tristes, com as últimas revelações de Jesus, sobre o desfecho dolorido de sua trajetória terrena, se encheram de alegria com a certeza, de que a vida e ação de Jesus, não terminariam com a sua morte! 
Jesus não transfigurou diante de todos os discípulos, Ele escolheu apenas três, provavelmente, por serem os mais fortes, os que aguentariam tamanha emoção!
Pedro Tiago e João, tiveram a alegria de testemunhar a gloria de Jesus junto ao Pai! Um testemunho, que eles deveriam guardar e  que a pedido de Jesus, só deveria ser revelado aos outros, após a sua ressurreição.
Assim como Pedro desejou construir três tendas para que eles pudessem ficar no alto da montanha com Jesus, longe dos perigos e sem precisar batalhar a vida, nós também, certamente, desejaríamos o mesmo!   Essa pode ser a nossa grande tentação dos dias de hoje: buscar a nossa comodidade, o nosso bem estar sem pensar na necessidade do outro. 
Rezar, ouvir, louvá-lo, agrada muito a Deus, mas Ele quer que façamos muito  mais, Deus quer que  desçamos do alto da “montanha” que voltemos à “planície” pois é aqui, neste chão, que Ele quer contar conosco na construção de um mundo mais  justo e mais fraterno. Precisamos sair de nossas “tendas” abrir mão da nossa zona de conforto, descruzar nossos  braços e nos pôr à caminho, afinal, há muito que fazer neste mundo que a cada dia vem perdendo de vista, o horizonte da paz!
A transfiguração de Jesus nos trouxe a certeza, de que há uma vida melhor por vir...
Este episódio, deve nos animar, afinal, foi transfigurado que Jesus nos mostrou o lado positivo da cruz. Estejamos certos: Depois da ressurreição de Jesus, a cruz deixou de ser um sinal de morte para ser um sinal de vida.
Não deixemos que os ventos contrários apaguem o brilho do rosto transfigurado de Jesus que ficou refletido em nós! Cultivemos este brilho, na certeza de que ele será o farol, que irá clarear a nossa passagem pelos os túneis escuros de nossas vidas.
 
Olivia Coutinho

Nenhum comentário: