domingo, 1 de março de 2020

1º Domingo da Quaresma - Fiéis a Cristo,venceremos todas as tentações...

Resultado de imagem para Mateus 4,1-11 filme
1a Leitura - Gênesis 2,7-9; 3,1-7
Leitura do livro do Gênesis.
2 7O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente.
8Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, do lado do oriente, e colocou nele o homem que havia criado. 9O Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores, de aspecto agradável, e de frutos bons para comer; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal.
3 1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: "É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?" 2A mulher respondeu-lhe: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim. 3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: ´Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais´." 4"Oh, não! – tornou a serpente – vós não morrereis! 5Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal."
6A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente. 7Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cinturas para si.
Palavra do Senhor.

Salmo - 50/51
Piedade, ó Senhor, tende piedade,
pois pecamos contra vós.

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me todo inteiro do pecado
e apagai completamente a minha culpa!

Eu reconheço toda a minha iniqüidade,
o meu pecado está sempre à minha frente.
Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

Criai em mim um coração que seja puro,
dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

Dai-me de novo a alegria de ser salvo
e confirmai-me com espírito generoso!
Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,
e minha boca anunciará vosso louvor!

2a Leitura - Romanos 5,12-19 ou 12.17-19
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
Irmãos, 5 12Como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram...
13De fato, até a lei o mal estava no mundo. Mas o mal não é imputado quando não há lei.
14No entanto, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram à imitação da transgressão de Adão (o qual é figura do que havia de vir).
15Mas, com o dom gratuito, não se dá o mesmo que com a falta. Pois se a falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos.
16Nem aconteceu com o dom o mesmo que com as conseqüências do pecado de um só: a falta de um só teve por conseqüência um veredicto de condenação, ao passo que, depois de muitas ofensas, o dom da graça atrai um juízo de justificação.
17Se pelo pecado de um só homem reinou a morte (por esse único homem), muito mais aqueles que receberam a abundância da graça e o dom da justiça reinarão na vida por um só, que é Jesus Cristo!
18Portanto, como pelo pecado de um só a condenação se estendeu a todos os homens, assim por um único ato de justiça recebem todos os homens a justificação que dá a vida.
19Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mateus 4,1-11
Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, palavra de Deus.
O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus (Mt 4,4).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 4 1Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio.
2Jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome.
3O tentador aproximou-se dele e lhe disse: "Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães".
4Jesus respondeu: "Está escrito: ´Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus´".
5O demônio transportou-o à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe:
6"Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: ´Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra´".
7Disse-lhe Jesus: "Também está escrito: ´Não tentarás o Senhor teu Deus´".
8O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe:
9"Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares".
10Respondeu-lhe Jesus: "Para trás, Satanás, pois está escrito: 'Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás'".
11Em seguida, o demônio o deixou, e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo.
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
Estamos no início da Quaresma, tempo de reflexão, de  fazermos  um retiro interior e a partir daí, retomar a nossa prática cristã, desbloqueando a via do amor, obstruída pelo o pecado que nos desconectou de Deus.
O pecado interrompe o nosso relacionamento com Deus, mas a porta do seu coração de Pai misericordioso, nunca fecha, ela está sempre aberta para nos receber de volta, basta querermos voltar!
A liturgia deste tempo, tem como propósito, despertar em nós, o desejo de mudança, de reaver os valores que vamos deixando de lado, por estarmos iludidos com os "valores" do mundo. Nas palavras de Jesus, colocadas diante de nós, há sempre um apelo de conversão, é o seu amor falando mais  forte ao nosso coração, querendo nos trazer de volta ao convívio com o Pai!  
Com a Quaresma, inicia-se um tempo de graça para a vida da Igreja e de todos os cristãos que se dispõe a carregar a sua cruz de cada dia, na certeza de que com Jesus ela se torna mais leve!
No evangelho que a liturgia deste Domingo nos apresenta,  vemos que Jesus foi tentado a desistir da sua missão a trocar as coisas do alto pelas coisas do mundo, mas a sua resposta foi taxativa: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. Jesus foi tentado a aceitar e a confiar no poder do demônio, mas Ele respondeu com firmeza: “Não tentarás o Senhor teu Deus”!
Assim como aconteceu com Jesus, pode  acontecer conosco também, já que  a tentação do TER e do PODER está sempre a nos rondar. Precisamos estar sempre vigilantes, para que não sejamos pegos de surpresa, pois a tentação é oportunista, ela surge inesperadamente, principalmente quando nos propomos a mudar de vida, ou quando estamos enfraquecidos na fé. 
Para nos seduzir, o mal usa de esperteza, ele chega até a nós, disfarçado do bem, por isto, precisamos estar sempre atentos, para não nos  tornarmos presas fácies do inimigo, deixando-nos enganar pelas aparências.
Ninguém está livre das tentações, elas estão presentes em toda parte, principalmente onde existe o bem, até mesmo dentro da Igreja, para vencê-la, é preciso estarmos  sempre em sintonia com Deus, perseverantes na fé, munidos do antidoto mais poderoso contra o mal: a oração!
Ser tentado, não significa pecar, pois até Jesus foi tentado, temos que ter o cuidado para não  caímos  na tentação!
Todos nós, já passamos pela experiência de ser tentado, o próprio Jesus passou por esta experiência  é a nossa ligação com Ele, que nos torna resistentes as tentações, que não nos deixa cair nas ciladas preparadas pelo o inimigo!
Aproveitemos, pois, este tempo em que a graça e a misericórdia transbordam do coração do Pai, para voltarmos ao seu convívio!
Somos chamados a viver esse tempo no espírito da fé, a deixar para trás, a escuridão do passado que ofuscou os nossos olhos diante da  Luz!
Que o Espírito do Senhor, que fortaleceu Jesus nas tentações, nos fortaleça também. Que nenhuma proposta do mundo,  nos convença   a trocar o SER pelo o TER.
Na oração do Pai Nosso, Jesus nos ensina, a pedirmos ao Pai: “...não nos deixeis cair em tentação”... Peçamos a Ele todos os dias esta graça...

Fieis a Cristo, venceremos todas as tentações...
 

  Olivia Coutinho

Nenhum comentário: