sábado, 14 de março de 2020

Liturgia Diária – O arrependimento é o caminho de volta para a Casa do Pai .

  https://odnmedia.s3.amazonaws.com/image/modelo-600x370---capa-%2820%29_20180621161252585513.png
1a Leitura - Miqueias 7,14-15.18-20
Leitura da profecia de Miquéias.
7 14 Conduzi com o cajado o vosso povo, o rebanho de vossa herança que se encontra espalhado pelas brenhas, para o meio de vergéis; que ele paste como outrora em Basã e em Galaad.
15 Como nos dias em que saístes do Egito, fazei-nos ver prodígios. 18 Qual é o Deus que, como vós, apaga a iniqüidade e perdoa o pecado do resto de seu povo, que não se ira para sempre porque prefere a misericórdia? 19 Uma vez mais, tende piedade de nós! Esquecei as nossas faltas e jogai nossos pecados nas profundezas do mar! 20 Mostrai a vossa fidelidade para com Jacó, e vossa piedade para com Abraão, como jurastes a nossos pais desde os tempos antigos!
Palavra do Senhor.

Salmo - 102/103
O Senhor é indulgente e favorável.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor,
e todo o meu ser, seu santo nome!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor,
não te esqueças de nenhum de seus favores!

Pois ele te perdoa toda culpa
e cura toda a tua enfermidade;
da sepultura ele salva a tua vida
e te cerca de carinho e compaixão.

Não fica sempre repetindo as suas queixas
nem guarda eternamente o seu rancor.
Não nos trata como exigem nossas faltas
nem nos pune em proporção às nossas culpas.

Quanto os céus por sobre a terra se elevam,
tanto é grande o seu amor aos que o temem;
quanto dista o nascente do poente,
tanto afasta para longe nossos crimes.

Evangelho - Lucas 15,1-3.11-32
Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

Vou voltar e encontrar o meu pai e direi: meu pai, eu pequei contra o céu e contra ti (Lc 15,18).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
15 1 Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo.
2 Os fariseus e os escribas murmuravam: Este homem recebe e come com pessoas de má vida! 3 Então lhes propôs a seguinte parábola: 11 “Um homem tinha dois filhos. 12 O mais moço disse a seu pai: ‘Meu pai, dá-me a parte da herança que me toca’. O pai então repartiu entre eles os haveres. 13 Poucos dias depois, ajuntando tudo o que lhe pertencia, partiu o filho mais moço para um país muito distante, e lá dissipou a sua fortuna, vivendo dissolutamente. 14 Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar penúria. 15 Foi pôr-se ao serviço de um dos habitantes daquela região, que o mandou para os seus campos guardar os porcos. 16 Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. 17 Entrou então em si e refletiu: ‘Quantos empregados há na casa de meu pai que têm pão em abundância e eu, aqui, estou a morrer de fome!’ 18 Levantar-me-ei e irei a meu pai, e dir-lhe-ei: ‘Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; 19 já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. 20 Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. 21 O filho lhe disse, então: ‘Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho’. 22 Mas o pai falou aos servos: ‘Trazei-me depressa a melhor veste e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e calçado nos pés. 23 Trazei também um novilho gordo e matai-o; comamos e façamos uma festa. 24 Este meu filho estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado. E começaram a festa’. 25 O filho mais velho estava no campo. Ao voltar e aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. 26 Chamou um servo e perguntou-lhe o que havia. 27 Ele lhe explicou: ‘Voltou teu irmão. E teu pai mandou matar um novilho gordo, porque o reencontrou são e salvo’. 28 Encolerizou-se ele e não queria entrar, mas seu pai saiu e insistiu com ele. 29 Ele, então, respondeu ao pai: ‘Há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir ordem alguma tua, e nunca me deste um cabrito para festejar com os meus amigos. 30 E agora, que voltou este teu filho, que gastou os teus bens com as meretrizes, logo lhe mandaste matar um novilho gordo!’ 31 Explicou-lhe o pai: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32 Convinha, porém, fazermos festa, pois este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado’”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Todos nós precisamos ter em mente que o pecado é o afastamento de Deus, é o dar às costas para Ele, é o nosso não ao acolhimento do Seu Amor.  A parábola do filho pródigo nos revela uma mensagem muito eficaz para explicar a nossa situação de rebeldia ao amor de Deus. Todos nós aqui na terra temos direito a uma parte na herança para bem vivermos, pois o Senhor nos cumula de dons e de bens. Gastar a herança aqui é direito que temos, todavia, o modo como consumimos o nosso legado é o que faz toda a diferença. Por essa razão, precisamos estar bem atentos para saber se também  não estamos sendo os “filhos pródigos” de hoje,  que nos afastamos da “Casa do Pai”, que esbanjamos os nossos bens e desperdiçamos a nossa vida nas mais diversas situações de morte.  Cada um de nós pode ser chamado de “pródigo”, isto é, (Que ou aquele que dissipa seus bens, gasta mais do que o necessário; gastador, esbanjador, perdulário), quando, querendo a liberdade, nos afastamos de Deus e levamos para longe Dele o nosso “dote” almejando ter sucesso e sermos donos de nós mesmos optando pela vida do mundo, longe do Seu olhar. Quando nos afastamos de Deus, querendo ser donos da nossa vida com “liberdade”, vivendo sem restrições e fazendo o que nos dá na telha, nós desperdiçamos o que recebemos de Dele e sofremos as consequências, por isso, nos sentimos perdidos, afundados na lama, famintos e humilhados. É neste momento que começa para nós o processo da volta para casa, pois percebemos que não podemos caminhar mais sozinhos, descobrimos que a vida a qual procurávamos é muito cruel e que nos encontramos num “beco sem saída”, pois perdemos tudo para o mundo.   Nesta Parábola Jesus nos acena com o perdão e a reconciliação e nos aponta o caminho de volta para a Casa do Pai, o arrependimento sincero.  Esta é a chance que temos ainda durante a nossa vida terrena de nos reabilitar e reconquistar a nossa cidadania desde já. Jesus já nos libertou!  O Pai nos espera!    Podemos voltar!  O nosso arrependimento sincero e o nosso reconhecer Jesus é o que nos levará ao Pai  e será a chave que podemos usar para que a porta do céu se abra. -  Você já experimentou voltar para Deus arrependido e humilhado? Como você se sentiu? - Quando você erra volta-se pra Deus com o coração de filho (a) ou de empregado (a)?   - Como você se sente quando não se arrepende  embora saiba que não fez certo,? – Você acha que será bem recebido (a) nos tabernáculos eternos? 
Helena Serpa

Nenhum comentário: