segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - PRECISAMOS NOS DEIXAR CONDUZIR PELO ESPÍRITO DE DEUS

Resultado de imagem para Mateus 10,17-22

1a Leitura - Atos 6,8-10;7,54-59
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 6 8 Estêvão, cheio de graça e fortaleza, fazia grandes milagres e prodígios entre o povo.
9 Mas alguns da sinagoga, chamada dos Libertos, dos cirenenses, dos alexandrinos e dos que eram da Cilícia e da Ásia, levantaram-se para disputar com ele.
10 Não podiam, porém, resistir à sabedoria e ao Espírito que o inspirava.
54 Ao ouvir tais palavras, esbravejaram de raiva e rangiam os dentes contra ele.
55 Mas, cheio do Espírito Santo, Estêvão fitou o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus:
56 “Eis que vejo, disse ele, os céus abertos e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”.
57 Levantaram então um grande clamor, taparam os ouvidos e todos juntos se atiraram furiosos contra ele.
58 Lançaram-no fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas depuseram os seus mantos aos pés de um moço chamado Saulo.
59 E apedrejavam Estêvão, que orava e dizia: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 30/31
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

Sede uma rocha protetora para mim,
um abrigo bem seguro que me salve!
Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;
por vossa honra, orientai-me e conduzi-me!

Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,
porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
Vosso amor me faz saltar de alegria,
pois olhastes para as minhas aflições.

Eu entrego em vossas mãos o meu destino;
libertai-me do inimigo e do opressor!
Mostrai serena a vossa face ao vosso servo
e salvai-me pela vossa compaixão!
Imagem relacionada

Evangelho - Mateus 10,17-22
Aleluia, aleluia, aleluia.
Bendito o que vem em nome do Senhor. Nosso Deus é o Senhor, ele é a nossa luz (Sl 117,26s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 10 17 Disse Jesus: “Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas.
18 Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos.
19 Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer.
20 Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós.
21 O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão.
22 Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo”.
Palavra da Salvação.

Jesus neste Evangelho nos ensina a enfrentar os desafios da nossa missão confiando no Espírito Santo que Ele nos deixou.
O Espírito Santo é o agente por meio do qual Deus se manifesta para realizar a Sua vontade em nós e por nosso intermédio. Por isso, Jesus instruía aos seus discípulos como fazer quando eles fossem levados diante dos homens e dos tribunais em defesa do reino de Deus. Já de antemão Ele os advertia e abria os olhos em relação às coisas que poderiam acontecer, porém Ele lhes indicava  a chave principal para que o reino de Deus se manifestasse com força: ficar aberto ao poder do Espírito Santo! Este é  para nós também hoje um ensinamento precioso: não precisamos fazer cálculos, nem planos. Não precisamos nos atemorizar nem nos tornarmos subservientes às acusações e às apelações dos nossos carrascos.  Apenas, precisamos nos deixar  conduzir pelo Espírito de Deus e perseverar com firmeza e determinação. A perseverança é o único esforço que precisamos fazer e é a parte que nos compete. Não desistir, não perder a esperança nem a fé e deixar que o Espírito Santo, no momento exato, fará Deus reinar e tudo será realizado conforme o seu querer. - Você é uma pessoa perseverante: na oração, na Palavra, nos Sacramentos na vivencia do Amor?- Você tem se deixado conduzir pelo Espírito Santo quando vai dizer ou fazer alguma coisa? - Faça de hoje em diante esse propósito: tudo o que você fizer, peça a ajuda do Espírito Santo.  






Helena Serpa

Nenhum comentário: