quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - JESUS É O REINO NO MEIO DE NÓS

 Resultado de imagem para JOAO BATISTA PROFETA
1a Leitura - Isaías 54,1-10
Leitura do livro do profeta Isaías.
54 1 Dá gritos de alegria, estéril, tu que não tens filhos; entoa cânticos de júbilo, tu que não dás à luz, porque os filhos da desamparada serão mais numerosos do que os da mulher casada, declara o Senhor.
2 Amplia o espaço da tua tenda, desdobra sem constrangimento as telas que te abrigam, alonga tuas cordas, consolida tuas estacas,
3 pois deverás estender-te à direita e à esquerda; teus descendentes vão invadir as nações, povoar as cidades desertas.
4 Nada temas, não serás desapontada. Não te sintas perturbada, não terás do que te envergonhar, porque vais esquecer-te da vileza de tua mocidade. Já não te lembrarás do opróbrio de tua viuvez,
5 pois teu esposo é o teu Criador: chama-se o Senhor dos exércitos; teu Redentor é o Santo de Israel: chama-se o Deus de toda a terra.
6 Como uma mulher abandonada e aflita, eu te chamo. Pode-se repudiar uma mulher desposada na juventude? - diz o Senhor teu Deus.
7 Por um momento eu te havia abandonado, mas com profunda afeição eu te recebo de novo.
8 Num acesso de cólera volvi de ti minha face. Mas no meu eterno amor, tenho compaixão de ti.
9 Vou fazer hoje como no tempo de Noé: tal como jurei então que o dilúvio de Noé não mais se abateria sobre a terra, do mesmo modo faço juramento de não mais me irritar contra ti, e de nunca mais te atemorizar.
10 Mesmo que as montanhas oscilassem e as colinas se abalassem, jamais meu amor te abandonará e jamais meu pacto de paz vacilará, diz o Senhor que se compadeceu de ti.
Palavra do Senhor.

Salmo - 29/30
Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes,
e não deixastes rir de mim meus inimigos!
Vós tirastes minha alma dos abismos
e me salvastes quando estava já morrendo!

Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,
dai-lhe graças e invocai seu santo nome!
Pois sua ira dura apenas um momento,
mas sua bondade permanece a vida inteira;
se à tarde vem o pranto visitar-nos,
de manhã vem saudar-nos a alegria.

Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade!
Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!
Transormastes o meu pranto em uma festa,
Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!
Resultado de imagem para Lucas 7,24-30

Evangelho - Lucas 7,24-30
Aleluia, aleluia, aleluia.
Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus! (Lc 3,4.6).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
7 24 Depois que se retiraram os mensageiros de João, ele começou a falar de João ao povo: "Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
25 Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis.
26 Mas, enfim, que fostes ver? Um profeta? Sim, digo-vos, e mais do que profeta.
27 Este é aquele de quem está escrito: 'Eis que envio o meu mensageiro ante a tua face; ele preparará o teu caminho diante de ti'.
28 Pois vos digo: entre os nascidos de mulher não há maior que João. Entretanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele".
29 Ouvindo-o todo o povo, e mesmo os publicanos, deram razão a Deus, fazendo-se batizar com o batismo de João.
30 Os fariseus, porém, e os doutores da lei, recusando o seu batismo, frustraram o desígnio de Deus a seu respeito.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

O povo de Israel esperava por um Messias que o livrasse do jugo do Império romano, um rei cheio de pompa que tivesse poder sobre os reinos do mundo. No entanto, a começar pelo próprio João Batista que viera abrir o caminho para Jesus, tudo era contrário ao que eles esperavam acontecer. João Batista vivia no deserto, vestia-se com peles e se alimentava de gravetos, mas tinha firmeza e convicção em anunciar a vinda do verdadeiro Messias. Muitos, a princípio, não queriam admitir, mas diante do que ele falava  se rendiam e aceitavam Jesus como o verdadeiro salvador.  Mas os fariseus e mestres da lei, apegados às suas ideias, só queriam enxergar o que eles viam, por isso, não receberam o batismo de João e rejeitaram a salvação de Jesus. Hoje também, quantos ainda estão esperando um mago que possa resolver seus problemas de uma hora para outra e não acreditam que o verdadeiro Salvador já veio e está no meio de nós. Jesus veio de mansinho, em surdina, de uma maneira muito simples e a nossa natureza humana recusa as coisas simples. Muitas vezes, estamos também como aqueles fariseus e mestres da Lei, quando não nos apropriamos das Palavras de Jesus quando nos diz que o reino de Deus é Ele próprio e que Ele está conosco até o fim dos séculos. Ficamos adormecidos (as) à espera de grandes sinais.  Precisamos acordar e aproveitar mais uma vez a chegada de Jesus, neste Natal, sabendo que Ele é o reino dos céus e veio para permanecer no nosso coração. Jesus, concebido pelo Espírito Santo no seio de Maria é o nosso grande sinal. Precisamos dar essa notícia a todos, pois somos os novos João Batista. Somos ainda mais bem aventurados que ele, pois possuímos o reino de Deus que é um estado de espírito de paz e justiça. – Quem é Jesus para você? – Você já O encontrou ou está esperando alguém mais forte e poderoso? – Você vive o Natal como um tempo de recomeçar ou um tempo de festejar?  





Helena Serpa 

Nenhum comentário: