quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

CONSTRUINDO SONHOS DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS.


Possuímos muitas metas e planos que desejamos realizar. Temos a opção de escolhermos o nosso destino e o nosso caminho. Entretanto, inúmeras vezes, escolhemos rotas que nos afastam de nosso objetivo maior, ou ficamos confusos em relação a qual caminho tomar, justamente por não ter planejado antes o que realmente queremos. Todos têm sonhos para este novo ano e acreditamos que Deus nos ajudará a realizar tudo.
Neste artigo quero lhe ajudar um pouco sobre como fazer planos e construir sonhos de acordo com a vontade de Deus para nossas vidas.
Quando vamos ao médico lhe apresentamos os sintomas que estamos sentindo e ele vai nos diagnosticar e oferecer a receita com o remédio necessário para a cura .Para nós a receita esta na Palavra de Deus , nela está o que precisamos saber para construir sonhos e planos bem sucedidos:

1- Os planos humanos podem falhar: Provérbios 14,12 e 16,1-3- (Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14,12; Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. (Provérbios 16,1-3).
Deus não tem compromisso em levar adiante os planos humanos que não estejam de acordo com Sua vontade. Ele já deixou revelada sua vontade para nós que é “boa, agradável e perfeita” (Romanos 12,1).
Ele já revelou em sua palavra algumas ‘listas’ de sonhos que tem para nós como em Provérbios 6,16-19: Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina:
(1) Olhos altivos ( soberba), (2) língua mentirosa, (3) e mãos que derramam sangue inocente; (4) Coração que maquina pensamentos viciosos;(5) pés que se apressam a correr para o mal; (6) Testemunha falsa que profere mentiras; (7) e o que semeia contendas entre irmãos.
Da mesma forma que apresentamos a Deus as nossas listas, devemos dar uma olhadinha na ‘lista/Bíblia/ Sua Palavra‘ dos sonhos de Deus para nós.

2- Faça projetos mensuráveis: (algo que não pode ser medido, ilimitado.) Eclesiastes 5,2-7 (Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.
Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.
Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.
Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?
Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus.)
É preciso ter cuidado para não fazer planos absurdos e inalcançáveis. Precisamos projetar sonhos que estejamos dispostos a lutar pela realização. Se não tiver coragem de lutar, então não sonhe. Aquilo que prometer a Deus cumpra (v.2-5 e Números 30,2 Quando um homem fizer voto ao Senhor, ou jurar, ligando-se com obrigação, não violará a sua palavra; segundo tudo o que sair da sua boca fará.), nem culpe o mensageiro de Deus (v.6), mas teme a Deus em tudo o que fizer e será bem sucedido (v.7).

3- O que é possível pertence a nós: Eclesiastes 9,10 (Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. )
O que está ao nosso alcance deve ser resolvido por nós mesmos e não jogar para Deus o que nós provocamos porque , Deuteronômio 29,29. diz: “O que é revelado pertence a nós e o que não é revelado (oculto) pertence a Deus”

4- O que é impossível pertence a Deus: Jeremias 32,27 (Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim? )
Certamente tudo que for imprevisível e difícil demais para nós. Más, Deus entrará com providência porque “para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lucas 1,37) e “os impossíveis dos homens são possíveis para Deus” (Lucas 18,27).
Cuidado com quem compartilha seu sonho. Há pessoas que ficam aborrecidas com a sua prosperidade como os irmãos de José do Egito que não acreditaram no sonho dele (Gênesis 37,5), com pessoas assim é melhor não falar nada, só orar.
5- Conheça os planos de Deus para você: Jeremias 29,11-13 (Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.)
O Senhor tem planos maravilhosos para nós e quer nos revelar estes planos.
Às vezes estamos como Saul que pecou e queria saber a vontade de Deus e Deus não o respondia de forma alguma (I Samuel 28,6), então foi preciso procurar o profeta Samuel para fazer um concerto com Deus e saber por que Deus não revelava Sua vontade (I Samuel 28,15).
Através da oração Deus revela os seus sonhos para nós (Jr 29,12) e quando buscamos a Deus de ”todo coração” Ele nos atende prontamente.
Portanto sonhe seus sonhos junto com Deus!

-CONCLUSÃO:
Aprendemos o que precisamos para construir sonhos e planos bem sucedidos.
1- Aprendemos que os planos humanos podem falhar: (Deus não tem compromisso em levar adiante os planos humanos que não estejam de acordo com Sua vontade)
2- Aprendemos á não fazer projetos mensuráveis: (É preciso ter cuidado para não fazer planos absurdos e inalcançáveis.)
3- Aprendemos que o possível pertence a nós: (O que está ao nosso alcance deve ser resolvido por nós mesmos e não jogar para Deus)
4- Aprendemos que o impossível pertence a Deus: Tudo que for imprevisível e difícil demais para nós, Deus entrará com providência.
5- Conheça os planos de Deus para você: O Senhor tem planos maravilhosos para nós e quer nos revelar estes planos.
Para ter um projeto bem sucedido é preciso muita oração e leitura da Palavra de Deus, buscando a Sua vontade para nós, somente assim estaremos autorizados a agir respaldados pelas credenciais do Reino de Deus.
Que Deus nos abençoe!
Um ano novo santo, repleto da vontade de Deus , “pois vontade de Deus alegria nossa”

Nenhum comentário: