quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - OS SINAIS SÃO EVIDENTES

 Resultado de imagem para Lc 7,19-23
Primeira Leitura (Is 45,6b-8.18.21b-25)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
6b”Eu sou o Senhor, não há outro, 7eu formei a luz e criei as trevas, crio o bem-estar e as condições de mal-estar: sou o Senhor que faço todas essas coisas. 8Céus, deixai cair orvalho das alturas, e que as nuvens façam chover justiça; abra-se a terra e germine a salvação; brote igualmente a justiça: eu, o Senhor, a criei”. 18Isto diz o Senhor que criou os céus, o próprio Deus que fez a terra, a conformou e consolidou; não a criou para ficar vazia, formou-a para ser habitada: “Sou eu o Senhor, e não há outro. 21bAcaso não sou eu o Senhor? E não há um Deus justo, que salve, a não ser eu. 22Povos de todos os confins da terra, voltai-vos para mim e sereis salvos, eu sou Deus, e não há outro. 23Juro por mim mesmo: de minha boca sai o que é justo, a palavra que não volta atrás; todo joelho há de dobrar-se para mim, por mim há de jurar toda língua, 24dizendo: Somente no Senhor residem justiça e força”. Comparecerão perante ele, envergonhados, todos os que lhe resistem; 25no Senhor será justificada e glorificada toda a descendência de Israel.

Responsório (Sl 84)
— Que os céus lá do alto derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado!
— Que os céus lá do alto derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado!
— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.
— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.
— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.
 Imagem relacionada
Evangelho (Lc 7,19-23)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 20Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 23É feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”

 Reflexão

Os judeus esperavam um Messias libertador que os tirasse das mãos do Império Romano. Porém, Jesus procurava legitimar junto do povo a autenticidade da Sua Missão de Messias que já fora prognosticado pelos profetas.  Jesus, então, referia ao que estava acontecendo por meio Dele, confirmando assim o que a Palavra já anunciara. Hoje também nós precisamos estar atentos a tudo o que ocorre ao nosso redor, como também na nossa vida e dentro de nós, a fim de que possamos constatar que a Palavra de Deus é viva e eficaz. No nosso dia a dia podemos perceber os sinais da presença viva de Jesus no meio de nós quando vimos acontecer verdadeiros milagres.    Os cegos de hoje são aqueles que antes não viam a ação de Deus na sua vida e recuperam a vista quando se voltam para a oração e têm encontro com a Salvação. Da mesma forma, os que estavam  paralisados nos vícios e antes estavam estagnados e sem esperança começam a andar, os leprosos pelo pecado são purificados provando que o Senhor realmente está no meio de nós. Podemos verificar isto também nas nossas vidas: Jesus está vivo e isto faz toda a diferença!  Precisamos contar para todo o mundo o que se passa conosco: o poder de Jesus nos cura, nos liberta e hoje somos novas criaturas. Não somos mais aquelas pessoas tristes e desanimadas que por qualquer motivo  se desesperavam. A esperança norteia as nossas ações, a fé é a bússola que nos direciona, por isso, não precisamos esperar por mais ninguém: Jesus já veio e age no meio de nós.   - Você já sente a manifestação de Deus na sua vida? Como você poderá explicá-la ao demais? – O que o poder de Deus tem realizado em você e através de você? -  Você tem percebido os milagres que acontecem ao seu redor? Medite sobre isto!                                 





Helena Serpa

Nenhum comentário: