quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - O SENHOR QUER PRESSA

 Resultado de imagem para zacarias pai de joao
1a Leitura - 2 Samuel 7,1-5.8-12.14.16
Leitura do segundo livro de Samuel.
2 1 Ora, tendo o rei Davi acabado de instalar-se em sua residência, e tendo-lhe o Senhor dado paz, livrando-o de todos os inimigos que o cercavam,
2 disse ele ao profeta Natã: "Vê: eu moro num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!"
3 Natã respondeu-lhe: "Pois bem: faze o que desejas fazer, porque o Senhor está contigo!"
4 Mas a palavra do Senhor foi dirigida a Natã naquela mesma noite, e dizia:
5 "Vai e dize ao meu servo Davi: eis o que diz o Senhor: ‘Não és tu quem me edificará uma casa para eu habitar.
8 Dirás, pois, ao meu servo Davi: eis o que diz o Senhor dos exércitos: eu te tirei das pastagens onde guardavas tuas ovelhas para fazer de ti o chefe de meu povo de Israel.
9 Estive contigo em toda parte por onde andaste; exterminei diante de ti todos os teus inimigos, e fiz o teu nome comparável ao dos grandes da terra.
10 Designei um lugar para o meu povo de Israel: plantei-o nele, e ali ele mora, sem ser inquietado, e os maus não o oprimirão mais como outrora,
11 no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo. Concedo-te uma vida tranqüila, livrando-te de todos os teus inimigos. O Senhor anuncia-te que quer fazer-te uma casa.
12 Quando chegar o fim de teus dias e repousares com os teus pais, então suscitarei depois de ti a tua posteridade, aquele que sairá de tuas entranhas, e firmarei o seu reino.
14 Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele cometer alguma falta, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de homens,
16 Tua casa e teu reino estão estabelecidos para sempre diante de mim, e o teu trono está firme para sempre’".
Palavra do Senhor.

Salmo - 88/89
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor,
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!”
E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

“Eu firmei uma aliança com meu servo, meu eleito,
e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor.
Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem,
de geração em geração garantirei o teu reinado!”

Ele, então, me invocará: “Ó Senhor, vós sois meu Pai,
sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!”
Guardarei eternamente para ele a minha graça
e com ele firmarei minha aliança indissolúvel.

Resultado de imagem para zacarias pai de joao


Evangelho - Lucas 1,67-79
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó sol da manhã, ó sol de justiça, da eterna luz esplendor: oh, vinde brilhar para o povo sentado na sombra da morte.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 1 67 Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos:
68 "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo,
69 e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo
70 (como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas),
71 para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam.
72 Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança,
73 segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem temor,
74 libertados de mãos inimigas, possamos servi-lo
75 em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida.
76 E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho,
77 para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados.
78 Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente,
79 que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz".
Palavra da Salvação.

 Reflexao

Na narrativa de Lucas, chama-nos atenção o fato de Maria ter se dirigido “apressadamente” a uma cidade da Judéia em busca da casa de Isabel, sua prima. Cheia do amor de Deus, plena do Espírito Santo e cheia de alegria, carregando no seu seio, Jesus, o Salvador e Redentor da humanidade, Maria apressou-se em se solidarizar com a sua prima Izabel conforme o anjo lhe falara. Maria é para nós o modelo da mulher perfeita, serva solidária, porque viveu conformada ao Plano de Deus e deixou-se guiar pelo Espírito Santo, sem perder tempo e oportunidade de ser solícita e fraternal com todos a quem encontrava. Neste Evangelho vemos como o Espírito Santo se manifestou vivamente naquele encontro entre as duas mães e o Amor do Senhor as plenificou naquele abraço fraterno. Assim também se manifesta em nós o amor de Deus, que pela ação do Seu Espírito no nosso coração nos motiva a também nos solidarizar com o próximo e ter pressa em ajuda-lo. O amor que sentimos pelos nossos irmãos e irmãs e o desejo de servir a eles por amor a Deus é o grande sinal de que estamos cheios do Espírito Santo. Quem concebe Jesus no seu coração sempre será motivado (a) a alegremente levar ao mundo a boa nova do Pai. O Senhor tem pressa e nos usa para ajudar a edificar o Seu reino aqui na terra. E o Espírito Santo nos enche de felicidade e nos motiva a ajudar as pessoas, a querer encontrá-las e falar para elas dos nossos sentimentos e da nossa vivência com a Palavra do Senhor.   - Você tem impulso de ajudar as pessoas quando você está feliz, ou gosta de ficar feliz sozinho (a)? – Como você está neste momento: feliz ou triste? Nossa Senhora quer entrar na sua casa, deixe-se abraçar por Ela. Ela é a alegria do Senhor!





Helena Serpa 

Nenhum comentário: