segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL

 Resultado de imagem para Lucas 1,5-25
1a Leitura - Juízes 13,2-7.24-25
Leitura do livro dos Juízes.
13 2 Ora, havia em Sorá um homem da família dos danitas, chamado Manué. Sua mulher, sendo estéril, não tinha ainda gerado filhos.
3 O anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: “Tu és estéril, e nunca tiveste filhos; mas conceberás e darás à luz um filho.
4 Toma, pois, muito cuidado; não bebas doravante nem vinho, nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura, porque vais conceber e dar à luz um filho.
5 A navalha não tocará a sua cabeça, porque esse menino será nazareno de Deus desde o seio de sua mãe, e será ele quem livrará Israel da mão dos filisteus”.
6 A mulher foi ter com o seu marido: “Apresentou-se a mim um homem de Deus, disse ela, que tinha o aspecto de um anjo de Deus, em extremo terrível. Não lhe perguntei de onde era, nem ele me deu o seu nome,
7 mas disse-me: ‘Vais conceber e dar à luz um filho; não bebas, pois, nem vinho nem bebida forte e não comas coisa alguma impura, porque esse menino será nazareno desde o seio de sua mãe até o dia de sua morte’.
24 Ela deu à luz um filho e pôs-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu e o Senhor o abençoou.
25 E o Espírito do Senhor começou a incitá-lo, em Mahanê-Dã, entre Sorea e Estaol.
Palavra do Senhor.

Salmo - 70/71
Minha boca se encha de louvor,
para que eu cante vossa glória.
Sede uma rocha protetora para mim,
um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo,
o meu refúgio, proteção e segurança!
Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

Porque sois, ó Senhor Deus minha esperança,
em vós confio desde a minha juventude!
Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,
desde o seio maternal, o meu amparo.

Cantarei vossos portentos, ó Senhor,
lembrarei vossa justiça sem igual!
Vós me ensinastes desde minha juventude,
e até hoje canto as vossas maravilhas.
Resultado de imagem para Lucas 1,5-25

Evangelho - Lucas 1,5-25
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó raiz de Jessé, sinal das nações: oh, vinde livrar-nos e não tardeis mais!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
1 5 Nos tempos de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel.
6 Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
7 Mas não tinham filho, porque Isabel era estéril e ambos de idade avançada.
8 Ora, exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem da sua classe,
9 coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume.
10 Todo o povo estava de fora, à hora da oferenda do perfume.
11 Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume.
12 Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o.
13 Mas o anjo disse-lhe: “Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João.
14 Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento;
15 porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo;
16 ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus,
17 e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto”.
18 Zacarias perguntou ao anjo: “Donde terei certeza disto? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada”.
19 O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova.
20 Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo”.
21 No entanto, o povo estava esperando Zacarias; e admirava-se de ele se demorar tanto tempo no santuário.
22 Ao sair, não lhes podia falar, e compreenderam que tivera no santuário uma visão. Ele lhes explicava isto por acenos; e permaneceu mudo.
23 Decorridos os dias do seu ministério, retirou-se para sua casa.
24 Algum tempo depois Isabel, sua mulher, concebeu; e por cinco meses se ocultava, dizendo:
25 “Eis a graça que o Senhor me fez, quando lançou os olhos sobre mim para tirar o meu opróbrio dentre os homens”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

A partir da nossa vivência e da nossa experiência pessoal cada um de nós é parte do plano de Deus para a salvação da humanidade, pois somos convocados a ser protagonistas da Sua história. Neste Evangelho nós percebemos como Deus se manifesta na nossa vida e nos chama a colaborar com a Sua obra salvifica para o mundo.  Deste modo, Ele intervém na vida daqueles (as) que oram com confiança e nunca deixam de suplicar pela Sua providência e pelo Seu auxílio. A intervenção de Deus nas nossas impossibilidades mostra ao mundo o Seu poder soberano. Zacarias e Isabel eram já de idade avançada, mas não desistiam de esperar que a força de Deus se manifestasse neles. O Senhor tinha para eles um plano muito importante e, mesmo sendo eles aparentemente incapazes de conceber um filho, o projeto de Deus se cumpriu com a concepção de João Batista.  Para aqueles que confiam no Senhor nada é limitado, nada é estreito, tudo é largo e abundante.  Nunca poderemos subestimar o poder e a ação do Espírito Santo em nós. Às vezes, nós precisamos como Zacarias, silenciar para fazer germinarem no nosso coração os segredos de Deus os quais, no devido tempo, serão revelados por nós para o engrandecimento do Seu reino aqui na terra. Zacarias e Isabel apresentaram a Deus a sua necessidade, abriram-se e se deixaram tocar pela graça da fecundidade e o Senhor os abençoou e os fez protagonistas da História da Salvação. - Qual é hoje a sua necessidade mais urgente? Peça mais uma vez hoje ao Espírito Santo que lhe conceda uma coisa que você muito espera! – Você crê que Deus tem poder para isto?  - Faça um ato de fé na providencia e no amor de Deus e proclame a vitória da sua vida.
 
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: