terça-feira, 27 de dezembro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - AONDE PROCURAR JESUS?

 Resultado de imagem para DISCIPULOS CORREM PARA O TUMULO
1a Leitura - 1 João 1,1-4
Leitura da primeira carta de são João.
1 1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida -
2 porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou -,
3 o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo.
4 Escrevemo-vos estas coisas para que a vossa alegria seja completa.
Palavra do Senhor.

Salmo - 96/97
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

Deus é rei! Exulte a terra de alegria,
e as ilhas numerosas rejubilem!
Treva e nuvem o rodeiam no seu torno,
que se apóia na justiça e no direito.

As montanhas se derretem como cera
ante a face do Senhor de toda a terra;
e assim proclama o céu sua justiça,
todos os povos podem ver a sua glória.

Uma luz já se levanta para os justos,
e a alegria, pra os retos corações.
Homens justos, alegrai-vos no Senhor,
celebrai e bendizei seu santo nome!
Imagem relacionada

Evangelho - João 20,2-8
Aleluia, aleluia, aleluia.
A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva o exército dos vossos santos mártires!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
20 2 Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!"
3 Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro.
4 Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
5 Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou.
6 Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão.
7 Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte.
8 Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Hoje, podemos meditar na narrativa do Evangelho da ressurreição de Jesus que tem em São João um dos protagonistas deste acontecimento. Quando Maria Madalena deu aos discípulos a notícia de que “tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”, nós verificamos que os primeiros a correrem ao túmulo, foram Simão Pedro, que se afigurava como líder de todos e o discípulo que se considerava o mais amado por Jesus, no caso, João. Jesus já os havia advertido e lhes anunciado o que iria lhe acontecer, porém eles estavam ainda como que cegos. Mesmo diante de tantas evidências, de tantos sinais os discípulos de Jesus ainda não tinham tido o entendimento completo. Estavam agora em busca do corpo de Jesus e procuravam um morto, mas Jesus estava vivo. O fato de terem ido rapidamente em busca do que “ouviam falar”, no entanto, comprova para nós a fé que os movia. A surpresa transformou-se em alegria depois que eles viram Jesus e puderam perceber que tudo o que Jesus lhes havia anunciado estava agora se comprovando. Nós também precisamos assumir de vez a nossa condição de homens e mulheres salvos em Jesus Cristo. Aonde temos procurado Jesus?  Enquanto permanecemos vivos nesta terra ainda podemos conseguir vê-Lo na hora da escuridão. A fé e a esperança nos fazem mover e não podemos permanecer parados (as) e inertes esperando por algo que já aconteceu e, no entanto, ainda não nos apossamos. – Reflita -   Será que você tem procurado Jesus no túmulo quando lá só existem os vestígios?  - Onde verdadeiramente Jesus está na sua vida?   - Você também acredita como se estivesse estado presente? - Você se considera um (a) discípulo (a) amado (a)?  Por que?






Helena Serpa

Nenhum comentário: