sábado, 25 de junho de 2011

TESTEMUNHO: "É PRÓPRIO DO AMOR ABAIXAR-SE..."


De fato, finalmente, compreendo agora as sábias palavras do nosso fundador, Moysés Azevedo, quando afirma que “o novo que Deus quer realizar em nós é um novo baseado na pobreza”. Acho que posso começar assim este pequeno testemunho da experiência que tivemos – Dilma, Ediône, João e Ana Rita – ao realizar as nossas visitas de evangelização na missão de Chaves.

Depois de caminharmos mais de duas horas a pé, atravessando igarapé com água na cintura, sem termos a menor experiência, finalmente chegamos à casa de D. Iolanda, conhecida por todos como D. Mulata. Surpreendeu-nos o acolhimento, a alegria e a atenção com que esta senhora, analfabeta, de 84 anos, recebeu-nos.

Quando fomos nos aproximando, ela gritou da janela: “Que alegria! Shalom na minha casa! Pensava que iria morrer e não veria mais vocês”. Ficamos espantados com a maneira como ela nos conhecia, pois era a primeira vez que íamos a sua casa.

Depois, outra surpresa: Ela pegou a melhor água que tinha na sua casa para lavar os nossos pés e fez questão, ela mesma, de lavar os pés de cada um. Foi uma experiência muito forte, sentíamo-nos como os apóstolos que, constrangidos, tiveram os pés lavados pelo Mestre. Estávamos simplesmente vivendo João 13.

Logo em seguida, ela começou a mostrar-nos a sua casa, um enorme vão sem divisórias. Iniciou pela parte mais importante: o oratório, onde, além do crucifixo e de outras imagens, estava pendurado também o rádio, pelo qual ela acompanhava a Santa Missa.

A partir disso, ela começou a perguntar por cada irmão da Comunidade que havia passado pela sua casa. A cada nome, o nosso coração se enchia de alegria. Queria ter notícias de cada um, Jacqueline, Marcelo, Ana Edite e Nicodemos. D. Iolanda até sabia que Nicodemos tinha uma noiva na época. Que memória maravilhosa!

Orientados pela sua filha para que, se quiséssemos chegar até a última casa, precisaríamos apressar-nos por causa da maré. Deixamos os nossos pertences e partimos rumo ao nosso objetivo.

Antes, porém, quando dissemos que ela não precisava preocupar-se com o nosso almoço porque tínhamos levado nossas marmitas, ela, ofendida, respondeu: “mas, vocês não vão comer da minha comida? De jeito nenhum, eu faço questão de preparar o almoço para vocês!” Então, concordamos e partimos.

Ao retornarmos, havia um grande banquete esperando-nos: mesa posta, com o cardápio composto de camarão no bafo, macarronada, feijão, peixe frito, arroz e suco de fruta. Depois do almoço, preparou uma rede para cada um, para descansarmos um pouco, antes do longo percurso de volta e fez a seguinte observação: “As redes estão velhinhas, mas estão bem limpinhas”. Deitamos, cada um numa rede, e ela, talvez por falta de outra, deitou-se no chão. E, dali, conversou muito tempo conosco.

Finalmente, chegou a hora da despedida e começamos a agradecer pela acolhida, pelo almoço e pelas redes. Mais uma vez, ela respondeu: “Não agradeçam, fiz o meu dever!”

Depois disso, ficamos sem respostas, mas tínhamos a certeza de que ela realmente entendeu “tudo” e voltamos para casa com o coração cheio de alegria e de gratidão a Deus, que, naquele dia, concedeu-nos a graça de vivermos concretamente o Evangelho: “Eu vos darei cem vezes mais, em casas, mães, irmãos...” (Mc 10,30).


Dilma França
Missionária da Comunidade Shalom




por
Comunidade Shalom

Nenhum comentário: