quinta-feira, 16 de junho de 2011

MINHAS PALAVRAS, PORÉM, NÃO PASSARÃO.

O objetivo desta seção é levá-lo a ler, meditar e orar com a Palavra de Deus através do antigo e comprovado método da Lectio Divina que conforme o Catecismo da Igreja consiste em quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação.

Inicie pedindo o auxílio do Espírito Santo, de forma espontânea ou com esta conhecida oração: “Ó vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis a face da terra”. Oremos: “Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém”.

Como são suas palavras? O que você mais fala durante o dia? Quais os frutos de suas palavras na sua vida e na das pessoas com quem você se relaciona?

Tomemos hoje o seguinte trecho: Mt 12,33-37. Leia-o com atenção, à meia voz, pelo menos três vezes. Agora leia novamente, em silêncio, meditando com os mesmos versículos. Procure confrontar sua vida com a Palavra anunciada. Siga todos os passos para uma boa Lectio.

Na Carta aos Hebreus lemos que a “Palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes: penetra até dividir alma e espírito, junturas e medulas. Ela julga as disposições e intenções do coração” (Hb 4,12). Já o profeta Isaías dizia: “Seca-se a erva, murcha a flor, mas a Palavra de Deus subsiste para sempre” (Is 40,7). No Evangelho, o próprio Jesus disse: “Passarão o céu e a terra. Minhas palavras, porém, não passarão” (Mt 24,35). Você notou a importância e o valor que tem a Palavra de Deus?

Você já pensou se Jesus nada tivesse falado? Certamente você conhece o ditado que diz que um gesto vale mais que mil palavras. Os gestos de Jesus “falam” por si mesmos como, por exemplo, a Eucaristia e o lava-pés. Porém, o Mestre gostava de ensinar e explicar o que fazia principalmente aos seus discípulos. O último evangelista, São João, escreve que Jesus é o Verbo de Deus, a própria Palavra existente desde o início da Criação e que veio habitar entre nós (cf. Jo 1,1ss).

Além de anunciar o Reino, Jesus envia seus discípulos para pregar o Evangelho, a Boa Nova da salvação. Quem acreditasse no testemunho, na palavra deles, seria salvo. Na oração sacerdotal Jesus reza não só pelos seus discípulos, mas pelos que por meio deles creriam nele e nas suas palavras (cf. Jo 17,20). Deu para perceber a importância que Jesus dá às palavras? E como gastamos tempo com coisas inúteis e palavras que não edificam!

É bom esclarecer que no versículo de Mt 12,36, Jesus recrimina as calúnias, os falsos testemunhos, as palavras que destroem a vida dos outros. Mas no versículo seguinte, o Senhor nos questiona acerca da nossa linguagem. Em outra parte Ele nos diz: “Quem se declarar por mim diante dos homens também eu me declararei por ele diante do meu Pai que está nos Céus” (Mt 10,32).

Oração

Clamemos os dons do Espírito Santo para ouvir, entender, praticar e proclamar com ousadia a Palavra de Deus. Peçamos um novo ardor como o dos apóstolos que “não podiam deixar de falar das coisas que viram e ouviram” (At 4,20). Comece assim ou como o Espírito o mover: ‘Vem, Espírito Santo, dá-nos um novo Pentecostes, nova explosão evangelizadora, novas testemunhas, novos apóstolos, novo céu e nova terra. Dá-nos, hoje, os sinais que acompanham o anúncio do Reino. Dá-nos curas e milagres, expulsões de demônios, conversões de corações! Ó fogo abrasador, aquece o que está frio! Ó luz dos corações, vem iluminar as trevas da ignorância acerca do Cristo! Ó Consolador boníssimo, dá-nos as palavras certas, na hora certa para o bem dos teus filhos necessitados... ’ Continue sua oração livremente...

Deixe que o mesmo Espírito aja em sua alma conduzindo-o à contemplação dos mistérios de Deus. Abra-se à contemplação da Encarnação do Verbo e da necessidade da pregação para a salvação do mundo. Você, que recebeu a Palavra, o próprio Jesus, também é enviado para anunciá-lo...

Caso não tenha rezado escrevendo no seu caderno, tome-o agora e anote as graças desta Lectio.

Santos apóstolos, pastores e mártires, rogai por nós que peregrinamos nesta vida à caminho do céu. Ó Maria, Rainha dos apóstolos e Rainha dos mártires, rogai por nós!




por
Católicos na Rede

Nenhum comentário: