sábado, 11 de junho de 2011

TENHA COMPROMISSO COM DEUS.

O ser humano tem se tornado mais dissimulado e compromissos firmados já não têm mais o mesmo valor. Se aparecer algo mais proveitoso para uma das partes, ele rompe o acordo que fizera e assume o outro mais lucrativo. Até os casamentos podem ser incluídos aí. A média de vida dos matrimônios é cada vez mais baixa. Jesus durante o Sermão do Monte, atualizou a lei de Moisés para explicar o que espera de nós nesse sentido:"Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirá rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos"; "Eu porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser o estrado dos seus pés..."; Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não...". A nossa palavra deve ser firme e, uma só.
Fazer aliança com alguém é comprometer-se com aquela pessoa. O Senhor é um Deus de alianças. Quando Deus se compromete, é para sempre. Ele honra todos os seus compromissos. A vontade de Deus é que nos mantenhamos fiéis quando empenharmos nossa palavra. Pela ordem de importância, devemos manter nosso compromisso com Deus, com a família, com a igreja, com a nossa própria pessoa e com o próximo. A seguir, leia um pouco de cada um desses itens.

Primeiro Deus

Não Há dúvida que Deus deve estar sempre em primeiro lugar. Logo, o nosso compromisso com ele deve ser levado muito a sério. É como um contrato entre duas partes. De um lado, o homem perdido: o que lhe cabe é confessar publicamente que Jesus é seu Senhor e acreditar na ressurreição de Cristo. Do outro lado, Deus, que se compromete dar-lhe a salvação. Se eu sou um convertido, eu também sou um comprometido, eu fiz uma aliança com Deus e ele comigo. A partir do encontro com o Senhor, nossa vida muda completamente. Daí em diante, as coisas de Deus devem vir em primeiro lugar em nossas vidas. Passamos a ser raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade esclusiva de Deus (1 Pedro 2,9). O compromisso com Deus deve estar sempre acima de tudo.

A Importância da Família

Em segundo lugar, nosso compromisso é com a nossa família. "Ora, se alguém não tem o cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente" (1 Timóteo 5,8).
Nós precisamos evidenciar o nível em que Deus coloca a família. O Senhor defende a família. Jesus Cristo, quando veio a este mundo, nasceu numa família. A relação com a família é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Se alguém quiser destruir uma nação, deve começar por desestabilizar a família. E é isso que vem acontecendo não só no Brasil, mas também em todo o mundo. Novelas, programas imorais, tudo isso está entrando dentro dos lares através da TV. Filmes e novelas desestimulam o casamento e incentivam o adultério.
Um relacionamento que começa sem o compromisso do matrimônio é extremamente frágil.
Para Deus o casamento é indissolúvel.

A Casa do Senhor

Em terceiro lugar, nosso compromisso é com a Igreja. "Bem aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente". Devemos valorizar a igreja na qual o Senhor nos plantou. Temos que ter compromisso com a casa de Deus. "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu nos vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bençãos sem medida".
Deus não precisa do nosso dinheiro, entretanto, ele nos dá oportunidade e o privilégio de participar da sua obra. O Senhor fala em investimento para o seu reino. Não se restringe somente a dinheiro, investem-se também dons, tempo, serviço. É muito cômodo não se envolver. Mas Deus não nos chamou para ficar sentado no banco da igreja. Se envolva com o trabalho na casa de Deus e você será ricamente abençoado.

Amar-me

O quarto compromisso é comigo mesmo. Se eu não tiver amor por mim mesmo, como poderei amar outras pessoas. Certamente nem a Deus. A medida do meu amor pelos outros é a mesma do meu amor por mim. Amar-me é cuidar de mim, é escolher minhas amizades, minhas leituras, aquilo que assisto na TV.
Seguindo uma falsa espiritualidade, muitos confundem higiene pessoal com vaidade. Assim, não se cuidam, vestem roupas sujas, não penteam cabelo, nem passam desodorante. No extremo oposto, encontramos os que fazem mal a si mesmo por excesso de vaidade. Falta um compromisso com eles mesmos para direcionar a sua vida. Não importa a sua aparência, suas privações, limitações, ame-se, goste de si mesmo, pois só assim você poderá gostar dos outros. Jesus pagou um preço muito alto para salvar a sua vida, tenha um compromisso diante de Deus de cuidar bem da sua vida.

Compromisso com o Próximo


O quinto compromisso é com o próximo. Nós temos de começar a ser instrumento de Deus para a vida dos outros. Nenhum de nós pode negligenciar o compromisso que tem com o próximo.
Cada ser humano depende do outro para sobreviver neste planeta cada dia mais hostil. Jesus disse que os mandamentos de Deus se resumem a dois: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o vosso entendimento de toda a tua alma e ao próximo como a ti mesmo". Abra-se para ajudar, tenha misericórdia, assim como Deus tem para conosco.




pemiliocarlos




















Nenhum comentário: