sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Liturgia Diária - Deus não é um milagreiro!

  28º Domingo do Tempo Comum/Ano C – Diocese de União da Vitória – Paraná –  Brasil
Leitura (1 João 5,5-13)

Leitura da primeira carta de São João.

Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue.) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 7Assim, são três que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. 9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus tem esse testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida. 13Eu vos escrevo estas coisas, a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 147/147B

Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!

Pois reforçou com segurança as tuas portas

e os teus filhos em teu seio abençoou.

A paz em teus limites garantiu

e te dá como alimento a flor do trigo.

Ele envia suas ordens para a terra,

e a palavra que ele diz corre veloz.

Anuncia a Jacó sua palavra,

seus preceitos, suas leis a Israel.

Nenhum povo recebeu tanto carinho,

nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho (Lucas 5,12-16)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Jesus pregava a boa nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”. 15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.

Palavra da Salvação.

Reflexão

O Evangelho desta sexta-feira da Epifania nos apresenta a cura de um leproso. Ora, tem-se tornado frequente no Brasil, graças à pregação de algumas seitas neopentecostais, certa dificuldade de entender a verdadeira finalidade dos milagres realizados por Nosso Senhor. Em muitas “igrejas” protestantes, com efeito, ensina-se de alguma forma que Deus quer curar todas as doenças, e que a condição para alcançar dele esse benefício extraordinário é crer, e crer com toda a firmeza. Por isso, o cristão que, apesar de seus esforços, permanece enfermo tem, na realidade, pouca fé e confiança em Deus. Não é preciso ser bom teólogo para ver nisto uma péssima teologia. É fato, sim, que Deus quer curar-nos de nossas mazelas, mas não é verdade que Ele o queira fazer já aqui, nesta vida, para que assim vivamos folgados e sem cruz. O curar-nos de uma doença, como dito, é um milagre, e que coisa é um milagre senão uma “palavra encarnada” com que Deus busca, não nos livrar dos nossos incômodos, mas aprofundar-nos na fé e levar-nos à santidade? 

É o que vemos no caso do leproso do nosso Evangelho. Ele se aproxima de Cristo já tendo fé: “Tu tens o poder de me purificar”, e o Senhor, ao limpá-lo da lepra, o adverte seriamente de não dar publicidade ao ocorrido: “Não digas nada a ninguém”. Porque Jesus não quer que, publicados aos quatro cantos os seus milagres, as pessoas o busquem querendo sinais, mas que o busquem querendo-o a Ele. É justamente o contrário do que, infelizmente, se ensina hoje a muitos cristãos separados da Igreja de Cristo: tratam a Deus como um mercador, quando não como um servente milagreiro, que estaria “obrigado” a provar-nos o seu poder fazendo da nossa vida uma gostosa amenidade.

Isso não quer dizer que Deus não vá nunca conceder aos que o procuram algum bem temporal; Ele pode fazê-lo e o faz muitas vezes, mas apenas se for necessário ao que Ele verdadeiramente quer dar aos homens: a salvação eterna, aquilo para o que o Filho veio a este mundo — “que por nós homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus”. Nós, que temos a graça de ser católicos, ponhamos a mão na consciência e vejamos que pedidos temos feito a Deus; examinemos se os nossos afetos e apegos materiais têm tido prioridade sobre os nossos desejos de santidade e salvação; e supliquemos àquela Virgem sempre toda de Deus que nos alcance a graça de aborrecermos, mais do que tudo, a lepra dos nossos pecados, suportando enquanto a Providência assim o quiser os achaques desse corpo mortal, cuja glorificação esperamos confiantes na vida futura.  


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