segunda-feira, 17 de junho de 2019

Liturgia Diária - Olho por olho, dente por dente.


 
 Resultado de imagem para Mt 5,38-42
1a Leitura - 2 Coríntios 6,1-10
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.
6 1 Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão.
2 Pois ele diz: “Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação”. Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação.
3 A ninguém damos qualquer motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja criticado.
4 Mas em todas as coisas nos apresentamos como ministros de Deus, por uma grande constância nas tribulações, nas misérias, nas angústias,
5 nos açoites, nos cárceres, nos tumultos populares, nos trabalhos, nas vigílias, nas privações;
6 pela pureza, pela ciência, pela longanimidade, pela bondade, pelo Espírito Santo, por uma caridade sincera,
7 pela palavra da verdade, pelo poder de Deus; pelas armas da justiça ofensivas e defensivas,
8 através da honra e da desonra, da boa e da má fama.
9 Tidos por impostores, somos, no entanto, sinceros; por desconhecidos, somos bem conhecidos; por agonizantes, estamos com vida; por condenados e, no entanto, estamos livres da morte.
10 Somos julgados tristes, nós que estamos sempre contentes; indigentes, porém enriquecendo a muitos; sem posses, nós que tudo possuímos!
Palavra do Senhor.

Salmo - 97/98
O Senhor fez conhecer a salvação.

Cantai ao Senhor Seus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.

O Senhor fez conhecer a salvação
e, às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel
pela casa de Israel.

Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai!

Evangelho - Mateus 5,38-42
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vossa palavra é uma luz para os meus passos e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118,105).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 5 38 disse Jesus: “Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente.
39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra.
40 Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa.
41 Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil.
42 Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Jesus disse para que não respondamos o mal com o mal. Pois quando fazemos isso nos igualamos com o malvado. E isso só gera mais violência. A máxima do olho por olho dente por dente, só promove a destruição e a morte generalizada. No mundo do alto crime, nunca se sabe quanto tempo mais se vive, pois a qualquer momento, as forças rivais podem atacar de surpresa e a morte poderá  ser inevitável.

Jesus se contrapôs à sabedoria antiga do olho por olho, e propôs a responder o mal com o bem. Sabemos que isso não é nada fácil por causa da nossa própria natureza, e pelo instinto de auto conservação. Somos animais, e tendemos a nos defender dos ataques dos inimigos. Porém a violência não constrói, pelo contrário ela só destrói. Destrói nossos abrigos e nossas vidas. E o pior, destrói a nossa paz. Até hoje a experiência demonstrou que a guerra não resolve os conflitos entre os homens. Seus efeitos colaterais são mais fortes que os motivos do conflito armado.

Jesus nos mostrou por palavras e por sua vida que só o bem pode superar o mal. Quando respondemos com bondade às ofensas do nosso irmão, mostramos que somos superiores às suas ofensas. Ao contrário, quando respondemos a sua ofensa com mais ofensa, mostramos que somos iguais a ele, quando no nosso interior, queremos demonstrar que somos mais que ele.

E Jesus termina a sua fala de hoje dizendo: Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado.  Quantos e quantas ignoram a mão estendida do irmão caído nas calçadas desta vida! Quantos dizem que não têm para os pobres que lhes pedem um bocado de comida, uma moedinha. É claro que é mentira. Lá nas rodas sociais, eles se mostram como poderosos, e cheios do dinheiro. Mas diante do necessitado, dizem que não tem.

Muitos fogem do mendigo, muda de calçada, e alguns até agem com violência com os maltrapilhos e mal cheirosos que ficam deitados em frente as suas casas.

Por tudo isso, irão responder no dia do Juízo Final. Lá eles ouvirão da boca de Jesus: Ide para o fogo eterno, pois tive fome e não me destes de comer... 

Jesus deixou bem claro a importância da caridade. Sem ela não nos salvaremos. Pois a caridade é a virtude mais importante.

A caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas por Ele mesmo, e ao próximo como a nós mesmos, por amor de Deus.
Jesus faz da caridade o mandamento novo. Amando os seus até ao fim (Jo 13, 1), manifesta o amor do Pai, que Ele próprio recebe. E os discípulos, amando-se uns aos outros, imitam o amor de Jesus, amor que eles recebem também em si. É por isso que Jesus diz: Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor.  E ainda: É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei.
Fruto do Espírito e plenitude da Lei, a caridade guarda os mandamentos de Deus e do seu Cristo: Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor.
Cristo morreu por amor de nós, sendo nós ainda inimigos (Rm 5, 10). O Senhor pede-nos que, como Ele, amemos até os nossos inimigos, que nos façamos o próximo do mais afastado, que amemos as crianças e os pobres como a Ele próprio.
E este amor deve ser manifestado na PRÁTICA e não apenas em gestos, sorrisos, e palavras.
O apóstolo São Paulo deixou-nos um incomparável quadro da caridade: A caridade é paciente, a caridade é benigna; não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa; não é inconveniente, não procura o próprio interesse, não se imita, não guarda ressentimento, não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1Cor 13, 4-7).
 Sem a caridade, diz ainda o Apóstolo, nada sou. E tudo o que for privilégio, serviço, ou mesmo virtude..., se não tiver caridade  de nada me aproveita. A CARIDADE É SUPERIOR A TODAS AS VIRTUDES. É a primeira das virtudes teologais: Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é a caridade» (1 Cor 13, 13).
 
 

  José Salviano

Nenhum comentário: