domingo, 23 de junho de 2019

12º Domingo do Tempo Comum - "Quem diz o povo que Eu Sou"


  Resultado de imagem para jesus e os discipulos
1a Leitura - Zacarias 12,10-11;13,1
Leitura da profecia de Zacarias.
12 10Suscitarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de boa vontade e de prece, e eles voltarão os seus olhos para mim. Farão lamentações sobre aquele que traspassaram, como se fosse um filho único; chorá-lo-ão amargamente como se chora um primogênito!
11Naquele dia haverá um grande luto em Jerusalém, como o luto de Adadremon no vale de Magedo. 12A terra inteira celebrará esse luto, família por família; a família da casa de Davi à parte, 

 13 1Naquele dia jorrará uma fonte para a casa de Deus e para os habitantes de Jerusalém, que apagará os seus pecados e suas impurezas.
Palavra do Senhor.
Salmo - 62/63
A minha alma tem sede de vós, como a terra sedenta, ó meu Deus!

Sois, ó Senhor, o meu Deus!
Desde a aurora ansioso vos busco!
A minha alma tem sede de vós,
minha carne também vos deseja.

Como terra sedenta e sem água,
venho, assim, contemplar-vos no templo,
para ver vossa glória e poder.
Vosso amor vale mais do que a vida:
e por isso meus lábios vos louvam.

Quero, pois, vos louvar pela vida
e elevar para vós minhas mãos!
A minha alma será saciada,
como em grande banquete de festa;
cantará a alegria em meus lábios
ao cantar para vós meu louvor!

Para mim fostes sempre um Socorro;
de vossas asas à sombra eu exulto!
Minha alma se agarra em vós;
com poder vossa mão me sustenta.
2a Leitura - Gálatas 3,26-29
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.
3 26porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo.
27Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo.
28Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus.
29Ora, se sois de Cristo, então sois verdadeiramente a descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 9,18-24
Aleluia, aleluia, aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

9 18 Jesus estava a rezar a sós com os discípulos, perguntou-lhes: “Quem dizem que eu sou?” 19 Responderam-lhe: “Uns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros pensam que ressuscitou algum dos antigos profetas”. 20 Perguntou-lhes, então: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21 Ordenou-lhes energicamente que não o dissessem a ninguém. 22 Ele acrescentou: “É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas. É necessário que seja levado à morte e que ressuscite ao terceiro dia”. 23 Em seguida, dirigiu-se a todos: “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. 24 Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á”.
Palavra da Salvação.

Reflexão 
Muitos de nós, professamos a nossa fé em Jesus, mas não o conhecemos de fato, ficamos somente no conhecimento teórico.
Saber quem é Jesus é muito mais do que saber que Ele é Deus! Saber quem é Jesus implica em comprometimento com Ele, em dar continuidade a sua presença no meio em que vivemos.
A responsabilidade de quem afirma conhecer Jesus,  é  muito grande, quem afirma conhece-Lo, será muito mais cobrado, do que aqueles que não o conhece!
É pela fé, que reconhecemos Jesus como o nosso Deus e Senhor, mas não basta  simplesmente reconhecer Jesus como o nosso Deus e Senhor, e nem ser um admirador de suas palavras,  precisamos  comprometer  com a sua causa, testemunhá-Lo no nosso dia a dia, aderir à sua proposta de nova!
O Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, chama a nossa atenção para algo fundamental na nossa vida: conhecer Jesus! Não tem como viver a fé sem fazer uma experiência profunda com Jesus...
O texto começa dizendo que Jesus estava rezando num lugar retirado, quando perguntou aos discípulos: “Quem diz o povo que eu sou? Para esta pergunta, surgiram várias respostas, afinal, é muito fácil responder em nome do outro, não compromete! Já, quando esta mesma pergunta é direcionada a eles, paira um silencio, desta vez, ninguém ousa responder, afinal a  resposta a esta pergunta, teria que ser pessoal, o que exige comprometimento. Pedro foi o único que respondeu, e respondeu com firmeza: “O Cristo de Deus.” Esta resposta, agradou Jesus, pois Ele sabia, que esta afirmação de Pedro, era fruto da sua convivência com Ele.
Jesus proíbe os discípulos de revelar a sua identidade, afinal, um povo que esperava por um Messias triunfalista com poderes políticos, jamais aceitaria um Messias  na condição de servo, alguém que tinha o olhar voltado pra os pequenos. Jesus sabia que Ele não seria reconhecido como o Filho de Deus, sem antes passar pela cruz!
Sem aprofundarmos no conhecimento a Jesus, ficamos na superficialidade da fé, na lógica dos homens, não vamos compreender, que, para ganhar a vida, é preciso passar pela cruz como Jesus passou!
O nosso seguimento a Jesus, inclui à cruz, porque a nossa adesão a Ele, nos leva a atitudes que contrariam os opositores do projeto de Deus!
Estar disposto a assumir a cruz, não significa  buscar  sofrimento,  e sim, assumir as consequências de uma vida pautada no exemplo de Jesus, uma vida coerente com o evangelho.
Hoje, depois de ter passado pela cruz, de ter nos dado tão grande prova de amor, não precisamos esperar que Jesus nos faça  perguntas para darmos a Ele, a nossa resposta de amor! 
Façamos a nós mesmos, uma pergunta: “O que temos feito da nossa vida, que custou a vida de Jesus?” Com certeza,  nossa resposta chegará até Ele, não com palavras, e sim, com as nossas atitudes do dia a dia! É no nosso cotidiano, que vamos respondendo ao tão grande amor de Jesus por nós.

  Olivia Coutinho  

Nenhum comentário: