terça-feira, 25 de junho de 2019

Liturgia Diária - “Não lanceis aos cães as coisas santas..."


 Resultado de imagem para jesus pregando
1a Leitura - Gênesis 13,2.5-18
Leitura do livro do Gênesis.
13 2 Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro.
5 Lot, que acompanhava Abrão, possuía também ovelhas, bois e tendas,6 e a região não lhes bastava para aí se estabelecerem juntos. 7 Por isso houve uma contenda entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os dos rebanhos de Lot. Os cananeus e os ferezeus habitavam então naquela terra. 8 Abrão disse a Lot: “Rogo-te que não haja discórdia entre mim e ti, nem entre nossos pastores, pois somos irmãos. 9 Eis aí toda a terra diante de ti; separemo-nos. Se fores para a esquerda, eu irei para a direita; se fores para a direita, eu irei para esquerda.”
10 Lot, levantando os olhos, viu que a toda a planície de Jordão era regada de água (o Senhor não tinha ainda destruído Sodoma e Gomorra) como o jardim do Senhor, como a terra do Egito ao lado de Tsoar. 11 Lot escolheu toda a planície do Jordão e foi para o oriente. Foi assim que se separam um do outro. 12 Abrão fixou-se na terra de Canaã, e Lot nas cidades da planície, onde levantou suas tendas até Sodoma.13 Ora, os habitantes de Sodoma eram perversos, e grandes pecadores diante do Senhor.
14 O Senhor disse a Abrão depois que Lot o deixou: “Levanta os olhos, e do lugar onde estás, olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente. 15 Toda a terra que vês, eu a darei a ti e aos teus descendentes para sempre. 16 Tornarei tua posteridade tão numerosa como o pó da terra: se alguém puder contar os grãos do pó da terra, então poderá contar a tua posteridade. 17 Levanta-te, percorre a terra em toda a sua extensão, porque eu te hei de dar.” 18 Abrão levantou as suas tendas e veio fixar-se no vale dos carvalhos de Mambré, que estão em Hebron; e ali edificou um altar ao Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo - 14/15
Senhor, quem morará em vosso monte santo?

“Senhor, quem morará em vossa casa?”
É aquele que caminha sem pecado
e pratica a justiça fielmente;
quem pensa a verdade no seu íntimo
e não solta em calúnias sua língua.

Que em nada prejudica o seu irmão
nem cobre de insultos seu vizinho;
que não dá valor algum ao homem ímpio,
mas honra os que respeitam o Senhor.

Não empresta o seu dinheiro com usura
nem se deixa subornar contra o inocente.
Jamais vacilará quem vive assim!

Evangelho - Mateus 7,6.12-14
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 6 “Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
12 Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas.
13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram.
14 Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram”.
Palavra da Salvação.



Durante a nossa caminhada  missionária, encontramos situações que muito nos entristece, como deparar com irmãos, que ainda não conhecem a palavra de Deus! Alguns,  porque ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-la, outros, porque já fizeram suas escolhas, optaram por outros deuses, como o deus dinheiro, o deus fama, poder...
Quando fazemos a experiência de Jesus em nossa vida, temos pressa em leva-Lo ao outro, no desejo de que o outro possa também, fazer a mesma experiência que fazemos: beber da mesma fonte que bebemos, da fonte de água viva que é Jesus! Movidos por este forte desejo, às vezes nos precipitamos, lançando a palavra de Deus onde ela não será acolhida, e assim, nos machucamos, pois é triste para um missionário, ver a palavra de Deus sendo rejeitada. 
A  palavra de Deus, não entra em coração fechado, e Jesus, conhecedor das nossas boas intenções e também  da nossa ingenuidade missionária, nos orienta, na intenção de nos  prevenir contra esses desencontros, que podem  nos desestimular na missão.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus alerta os discípulos, quanto a cautela que eles deveriam ter na caminhada missionária. Como discípulos missionários, eles estavam muito empolgados com o êxito da missão, com o poder que Jesus lhes transferira, o que poderia leva-los a cair na ingenuidade de saírem anunciando o evangelho sem nenhum  critério.
Conhecedor do coração humano, Jesus sabia que nem todas as pessoas estavam abertas para acolher o anuncio do Reino, que muitos, além de desprezar a palavra de Deus, iriam zombar dela e dos próprios mensageiros, machucando assim o coração dos discípulos!
Então, Jesus disse-lhes: “Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos.” Jesus, queria poupar os discípulos dos dissabores, conscientizando-os sobre o zelo que eles deveriam ter para com o que é santo. A palavra de Deus é Santa, ela não deve ser lançada em qualquer ambiente e  se insistirmos em lança-la sem critérios, ou seja: onde ela não será acolhida, além de nos machucar, estaremos perdendo tempo, deixando de semeá-la em terras férteis, em ambientes, onde certamente ela será bem acolhida.
É inútil querer levar alguém a conversão, se esse alguém não quer abrir-se para acolher a palavra de Deus, pois é a palavra de Deus,  que fará brotar no coração de uma pessoa, o desejo de mudança. 
A palavra de Deus não pode ser imposta, empurrada pra dentro das pessoas, ela é uma proposta, querer forçar alguém a acolhê-la, seria fazer mal uso desta palavra. Mas isto não significa que nós devemos virar as costas para quem a rejeita, nada disso, devemos dar tempo ao tempo, pois quem sabe um dia, por causa do nosso testemunho, essas mesmas pessoas, venham a acolher esta palavra de vida?
Quem faz a opção pela porta estreita  vai  encontrar muitos obstáculos pelo o caminho, como os primeiros discípulos encontraram, pois serão muitos, os adversários do projeto de Deus tentando desestimulá-lo da missão.
 A porta larga nos oferece inúmeros atrativos, mas não nos leva a felicidade plena e esta felicidade, só alcançaremos, passando pela porta estreita que é Jesus! 
As coisas santas têm destinatários certos que são os corações daqueles que se abrem para acolhê-las com o zelo que elas merecem.
 

Olivia Coutinho

Nenhum comentário: