quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Liturgia Diária – Sinceridade e transparência nas ações.

 Resultado de imagem para jesus pregando filme
1a Leitura - Hebreus 10,19-25
Leitura da carta aos Hebreus.
10 19 Por esse motivo, irmãos, temos ampla confiança de poder entrar no santuário eterno, em virtude do sangue de Jesus,
20 pelo caminho novo e vivo que nos abriu através do véu, isto é, o caminho de seu próprio corpo. 21 E dado que temos um Sumo-sacerdote estabelecido sobre a casa de Deus, 22 acheguemo-nos a ele com coração sincero, com plena firmeza da fé, o mais íntimo da alma isento de toda mácula de pecado e o corpo lavado com a água purificadora (do batismo). 23 Conservemo-nos firmemente apegados à nossa esperança, porque é fiel aquele cuja promessa aguardamos. 24 Olhemos uns pelos outros para estímulo à caridade e às boas obras. 25 Não abandonemos a nossa assembléia, como é costume de alguns, mas admoestemo-nos mutuamente, e tanto mais quando vedes aproximar-se o Grande Dia.
Palavra do Senhor.

Salmo - 23/24
É assim a geração dos que buscam vossa face,
Ó Senhor, Deus de Israel.

Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,
O mundo inteiro com os seres que o povoam;
Porque ele a tornou firme sobre os mares
E, sobre as águas, a mantém inabalável.

“Quem subirá até o monte o Senhor,
quem ficará em sua santa habitação?”
“Quem tem mãos puras e inocente coração,
quem não dirige sua mente para o crime.

Sobre este desce a bênção do Senhor
E a recompensa de seu Deus e salvador.”
“É assim a geração dos que o procuram
e do Deus de Israel buscam a face.”

Evangelho - Marcos 4,21-25
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vossa palavra é uma luz para os meus passos e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118,105).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 4 21 Jesus dizia à multidão: “Traz-se porventura a candeia para ser colocada debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser posta no candeeiro?
22 Porque nada há oculto que não deva ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça”. 24 Ele prosseguiu: “Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará. 25 Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem”.
Palavra da Salvação.

Reflexão 
Neste Evangelho Jesus nos ensina a transparecer pelas nossas ações tudo o que tivermos dentro do nosso coração para que possamos edificar o reino de Deus. Assim sendo, as nossas ações deverão ser produtos dos nossos pensamentos e também dos nossos sentimentos. As nossas ações deverão ser como lâmpadas acesas colocadas em lugar alto a fim de que todas as pessoas que as vejam sejam iluminadas, isto é, tenham conhecimento e possam usufruir. Portanto, as nossas atitudes e obras devem revelar o que cultivamos dentro de nós mesmos (as).  Se, cultivamos em nós bons pensamentos e regamos os nossos bons sentimentos poderemos também realizar boas obras as quais são como lâmpadas acesas que podem ser vistas por todas as pessoas. Quando falseamos ou quando blefamos e escondemos as nossas reais intenções damos sinal de que também somos capazes de praticar ações duvidosas que mesmo aparentando bondade, são, no entanto, arapucas que armamos para que outros caiam. Aí, nós revelamos apenas a escuridão que há dentro do nosso coração. Jesus continua nos advertindo em relação às nossas ações e, agora também, quanto aos nossos julgamentos quando diz: “com a mesma medida com que medirdes também vós sereis medidos”.  Muitas vezes nós usamos critérios muito exigentes para com o nosso próximo e não nos apercebemos de que com o mesmo rigor nós também seremos julgados (as), e ... por nós mesmos (as)! A medida, então, é a que nós usamos, isto é, a nossa medida. Precisamos, portanto, ter o cuidado de purificar os nossos pensamentos e sentimentos a fim de que possamos atuar com sinceridade e com transparência irradiando ao mundo a Luz que vem do Senhor. E que as nossas ações e os nossos julgamentos para com os nossos irmãos (ãs) sejam feitos com uma medida ajustada à nossa própria fraqueza, portanto, cheios de misericórdia e compaixão. – Você é uma pessoa transparente e sincera? – As suas ações acompanham os seus sentimentos e pensamentos ou você consegue camuflá-las? – Você é muito rigoroso (a) com os erros das pessoas? – E com os seus? – Você é uma pessoa que se impacienta por qualquer coisa? – Qual é a sua medida?





Helena Serpa

Nenhum comentário: