terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Liturgia Diária - Jesus falava com autoridade


 
Resultado de imagem para Marcos 1,21-28
1a Leitura - Hebreus 2,5-12
Leitura da carta aos Hebreus.
2 5 Não foi tampouco aos anjos que Deus submeteu o mundo vindouro, de que falamos. 6 Alguém em certa passagem afirmou: "Que é o homem para que dele te lembres, ou o filho do homem, para que o visites?
7 Por pouco tempo o colocaste inferior aos anjos; de glória e de honra o coroaste,
8 e sujeitaste a seus pés todas as coisas".
Ora, se lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que não lhe ficasse sujeito. Atualmente, é verdade, não vemos que tudo lhe esteja sujeito.
9 Mas aquele que fora colocado por pouco tempo abaixo dos anjos, Jesus, nós o vemos, por sua Paixão e morte, coroado de glória e de honra. Assim, pela graça de Deus, a sua morte aproveita a todos os homens.
10 Aquele para quem e por quem todas as coisas existem, desejando conduzir à glória numerosos filhos, deliberou elevar à perfeição, pelo sofrimento, o autor da salvação deles,11 para que santificador e santificados formem um só todo. Por isso, (Jesus) não hesita em chamá-los seus irmãos,
12 dizendo: "Anunciarei teu nome a meus irmãos, no meio da assembléia cantarei os teus louvores".
Palavra do Senhor.

Salmo - 8
Destes domínio ao vosso Filho
sobre tudo o que criastes.

Ó Senhor, nosso Deus, como é grande
vosso nome por todo o universo!
Perguntamos: “Senhor, que é o homem,
para dele assim vos lembrardes
e o tratardes com tanto carinho?”

Pouco abaixo de Deus o fizestes,
coroando-o de glória e esplendor;
vós lhe destes poder sobre tudo,
vossas obras aos pés lhe pusestes.

As ovelhas, os bois, os rebanhos,
todo o gado e as feras da mata;
passarinhos e peixes dos mares,
todo ser que se move nas águas.

Evangelho - Marcos 1,21-28
Aleluia, aleluia, aleluia.
Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
1 21 Jesus e seus discípulos dirigiram-se para Cafarnaum. E já no dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e pôs-se a ensinar.
22 Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
23 Ora, na sinagoga deles achava-se um homem possesso de um espírito imundo, que gritou:
24 "Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus!
25 Mas Jesus intimou-o, dizendo: "Cala-te, sai deste homem!"
26 O espírito imundo agitou-o violentamente e, dando um grande grito, saiu.
27 Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: "Que é isto? Eis um ensinamento novo, e feito com autoridade; além disso, ele manda até nos espíritos imundos e lhe obedecem!"
28 A sua fama divulgou-se logo por todos os arredores da Galiléia.
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 

O que significa falar com autoridade? É falar o que vem de dentro da alma, no caso do catequista. É falar a verdade. É falar o que sentimos de verdade, o que vivenciamos.

Muitos falam de boca para fora, com tanta falsidade que até uma criança percebe. São profetas mentirosos, que falam mais não vivem o que lhes sai pela boca. São enganadores do povo humilde, do seguidor ingênuo.

Jesus ensinava como quem tem autoridade. Jesus ensinava com autoridade porque Ele é Santo, Sacerdote, Filho de Deus, o próprio Deus feito homem. Jesus falava com autoridade por que Ele não tinha medo de nada, porque Ele sabia tudo, porque estava empenhado em mudar o mundo.

Amigo, amiga catequista. Se você tem vacilado na hora da catequese, seja nos encontros com os jovens, com as crianças, seja na homilia, veja quais dessas qualidades de Jesus está faltando em sua pessoa.

MEDO- Você está com medo? De que? Das pessoas rirem de sua falta de prática? Não Elas não vão fazer isso! São todas pessoas de Deus e vão compreender que todo começo é difícil. Você está começando sua caminhada de evangelização e é natural que fique nervoso, nervosa. Agora se você está com medo de dizer a verdade sobre os poderosos e de ser retaliado(a) por eles, confia em Deus. "Eu estarei convosco até o fim dos tempos".

SABER - Você está com medo de errar, de esquecer o que o vai dizer? Então da próxima vez fale com a autoridade de quem estudou e sabe o que vai dizer. Estuda, para falar, estuda para ensinar, para catequizar. Mas nem pense em chegar lá e improvisar!

MUDAR O MUNDO - Você está com dúvidas de que pode contribuir para mudar o mundo?  Então pense nas palavras de Jesus: "Siga-me. Farei de vocês pescadores de homens" "O Reino de Deus é como o grão de mostarda..." "Não tenhais medo. Apenas acredite". "Não vos preocupeis com o dia de amanhã"...

SER SANTO - "Um cego não pode guiar outro cego. Ambos cairão no buraco" . Amigo, amiga. Sabemos que só Deus é santo. Mas também sabemos que Jesus nos deu a alegria de participar da sua santidade. "Sede santos como o Pai é santo" .     É impossível converter os outros se você não está convertido ou em caminho de conversão diariamente. "Sem mim nada podereis fazer!".  Se não estamos com Deus e em Deus, não podemos levar Deus a ninguém! Não podemos evangelizar se não vivemos o evangelho.  Pois evangelizar  é diferente de ensinar, diferente de ministrar conhecimentos apenas.  O professor precisa conhecer: o que ensina, a quem ensina e como ensina.
Do mesmo modo, o catequista: Só que com um acréscimo: Ele precisa viver o que ensina.
Copiemos Jesus, e falemos com autoridade! Pois só assim, poderemos mudar o mundo!





José Salviano.

Nenhum comentário: