segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Liturgia Diária - Sem rivalidades entre nós

Resultado de imagem para Lucas 9,46-50

1a Leitura - Jó 1,6-22
Leitura do livro de Jó.
1 6 Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, veio também Satanás entre eles.
7 O Senhor disse-lhe: “De onde vens tu?” “Andei dando volta pelo mundo”, disse Satanás, “e passeando por ele”.
8 O Senhor disse-lhe: “Notaste o meu servo Jó? Não há ninguém igual a ele na terra: íntegro, reto, temente a Deus, afastado do mal”.
9 Mas Satanás respondeu ao Senhor: “É a troco de nada que Jó teme a Deus?
10 Não cercaste como de uma muralha a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoas tudo quanto ele faz e seus rebanhos cobrem toda a região.
11 Mas estende a tua mão e toca em tudo o que ele possui; juro-te que te amaldiçoará na tua face”.
12 “Pois bem!”, respondeu o Senhor. “Tudo o que ele tem está em teu poder; mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa”. E Satanás saiu da presença do Senhor.
13 Ora, um dia em que os filhos e filhas de Jó estavam à mesa e bebiam vinho em casa do seu irmão mais velho,
14 um mensageiro veio dizer a Jó: “Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles.
15 De repente, apareceram os sabeus e levaram tudo; e passaram à espada os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia”.
16 Estando ele ainda a falar, veio outro e disse: “O fogo de Deus caiu do céu; queimou, consumiu as ovelhas e os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia”.
17 Ainda este falava, e eis que chegou outro e disse: “Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e os levaram. Passaram a fio de espada os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia!”
18 Ainda este estava falando e eis que entrou outro, e disse: “Teus filhos e filhas estavam comendo e bebendo vinho em casa do irmão mais velho,
19 quando um furacão se levantou de repente do deserto, abalou os quatro cantos da casa e esta desabou sobre os jovens. Morreram todos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia”.
20 Jó então se levantou, rasgou o manto e rapou a cabeça. Depois, caindo prosternado por terra,
21 disse: “Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!”
22 Em tudo isso, Jó não cometeu pecado algum, nem proferiu contra Deus blasfêmia alguma.
Palavra do Senhor.

Salmo - 16/17
Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

Ó Senhor, ouvi a minha justa causa,
escutai-me e atendei o meu clamor!
Inclinai o vosso ouvido à minha prece,
pois não existe falsidade nos meus lábios!

De vossa face é que venha o julgamento,
pois vossos olhos sabem ver o que é justo.
Provai meu coração durante a noite,
visitai-o, examinai-o pelo fogo,
mas em mim não achareis iniquidade.

Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis,
inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
Mostrai-me vosso amor maravilhoso,
vós que salvais e libertais do inimigo
quem procura a proteção junto de vós.

Evangelho - Lucas 9,46-50
Aleluia, aleluia, aleluia.
Veio o filho do homem, a fim de servir dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 9 46 veio então, aos discípulos, o pensamento de qual deles seria o maior.
47 Penetrando Jesus nos pensamentos de seus corações, tomou um menino, colocou-o junto de si e disse-lhes:
48 Todo o que recebe este menino em meu nome, a mim é que recebe; e quem recebe a mim, recebe aquele que me enviou; pois quem dentre vós for o menor, esse será grande.
49 João tomou a palavra e disse: “Mestre, vimos um homem que expelia demônios em teu nome, e nós lho proibimos, porque não é dos nossos”.
50 Mas Jesus lhe disse: “Não lho proibais; porque, o que não é contra vós, é a vosso favor”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

 

A rivalidade, e o espírito ou comportamento de disputa é algo inconcebível no meio de nós cristãos, seguidores de Cristo.

Precisamos entender que O Criador distribuiu os dons gratuitamente a cada um de nós, de acordo com a sua vontade. Portanto, não é santo o nosso procedimento de invejar, de querer possuir as mesmas qualidades do nosso irmão, da nossa irmã.

É comum vermos pessoas zombando do modo de ser de outras que possuem qualidades destacadas como beleza, capacidade de falar, de cantar, de ser uma pessoa versátil, etc. E isso acontece por pura inveja.

Ora, devemos pensar que tais qualidades atribuídas a tal pessoa, foi um presente de Deus. Se aquela moça é mais bonita que você, conforme-se com o que Deus lhe deu. E mais. Se você reparar, ela é bonita, mais você tem uma outra qualidade que ela não tem. Já reparou nisso?

Você pode ser mais inteligente, pode ser mais capaz de fazer uma outra coisa que ela não consegue...

Desse modo, há um equilíbrio na distribuição dos dons dados por Deus a todos nós.

Deus não quer que sejamos escravos do modo de pensar de todos os humanos. A inveja, o orgulho, a ambição, e muito menos a disputa pelo poder, são coisas que não  combinam com a espiritualidade cristã.

Os discípulos, assim como nós, engajados na vida da Igreja ou não, somos continuadores da missão de Jesus. Missão de anunciar o Evangelho a todos os povos. Portanto, não podemos dizer uma coisa com palavras, ou mesmo com um testemunho fingido, e na vida real, sermos uma pessoa completamente diferente.

Como posso anunciar o Evangelho, e em seguida, falar mal dos outros?

Como posso cantar no coral da Igreja, e ao chegar em casa arrumar uma tremenda confusão por que o meu vizinho é mais competente do eu?

Ou por que o meu irmão é um bem sucedido na vida, enquanto eu ainda estou na tentativa?

Quando Jesus disse que deveríamos ser perfeitos como o Pai é perfeito, isso nos pareceu uma realidade inalcançável! E é. Jamais atingiremos a mesma santidade que o nosso Pai supremo, é claro. Porém, o que Jesus nos quis dizer, é que pelo menos nós tentemos viver de acordo com os seus ensinamentos, abolindo do nosso proceder, toda maldade, e buscar nos aproximar da perfeição, mesmo que isso seja impossível.

Caríssimas e caríssimos. Nada de disputa para ver quem de nós é o mais santo! Isso não é coisa de cristãos! Não pega bem, tal comportamento entre nós.

Nada de ciúmes pela voz linda do Padre Marcelo Rossi.  Nada de fazer piadinhas sobre um certo leigo que tem uma grande capacidade de ler, ou de falar em público...

Brigar pelo poder, buscar honrarias, são coisas daqueles e daquelas que não seguem o Plano de Deus. Não é o nosso caso.  Pois onde existem tais atitudes, com certeza vai acontecer a inimizade, e isso é inadmissível no nosso meio.

Se no mundo a luta pelo poder é insana, cá entre nós deve haver concórdia, fraternidade, simplicidade, que são virtudes da espiritualidade cristã.

 

 

 

José Salviano

Nenhum comentário: