quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Liturgia Diária - Rezar como Jesus nos ensinou

Resultado de imagem para jesus e discipulos filme

1a Leitura - Gálatas 2,1-2.7-14
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.
2 1 Catorze anos mais tarde, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também Tito comigo.
2 E subi em conseqüência de uma revelação. Expus-lhes o Evangelho que prego entre os pagãos, e isso particularmente aos que eram de maior consideração, a fim de não correr ou de não ter corrido em vão.
7 Ao contrário, viram que a evangelização dos incircuncisos me era confiada, como a dos circuncisos a Pedro
8 (porque aquele cuja ação fez de Pedro o apóstolo dos circuncisos, fez também de mim o dos pagãos).
9 Tiago, Cefas e João, que são considerados as colunas, reconhecendo a graça que me foi dada, deram as mãos a mim e a Barnabé em sinal de pleno acordo:
10 iríamos aos pagãos, e eles aos circuncidados. Recomendaram-nos apenas que nos lembrássemos dos pobres, o que era precisamente a minha intenção.
11 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe francamente, porque era censurável.
12 Pois, antes de chegarem alguns homens da parte de Tiago, ele comia com os pagãos convertidos. Mas, quando aqueles vieram, retraiu-se e separou-se destes, temendo os circuncidados.
13 Os demais judeus convertidos seguiram-lhe a atitude equívoca, de maneira que mesmo Barnabé foi levado por eles a essa dissimulação.
14 Quando vi que o seu procedimento não era segundo a verdade do Evangelho, disse a Cefas, em presença de todos: “Se tu, que és judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, com que direito obrigas os pagãos convertidos a viver como os judeus?”
Palavra do Senhor.

Salmo - 116/117
Ide por todo o mundo
e a todos pregai o Evangelho.

Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes,
povos todos, festejai-o!

Pois comprovado é seu amor para conosco,
para sempre ele é fiel!

Evangelho - Lucas 11,1-4
Aleluia, aleluia, aleluia.
Recebestes um espírito de adoção, no qual chamamos Aba! Pai! (Rm 8,15).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
11 1 Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: "Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos".
2 Disse-lhes ele, então: "Quando orardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino;
3 dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento;
4 perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação’".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus nos ensinou a rezar a Oração do Pai Nosso como modelo para nos fazer abraçar tudo quanto o Pai nos quer destinar. Quando rezamos o Pai Nosso estamos, primeiramente, exaltando a Deus e, ao mesmo tempo, entramos em comunhão com os filhos de Deus, nossos irmãos e irmãs.  A oração do Pai Nosso nos dá a noção de que somos família e, portanto, não estamos sozinhos aqui no mundo. O Pai não é só meu, mas é de todos nós, logo, somos irmãos e irmãs, unidos (as) num só ideal, com o mesmo propósito de comunhão.  E como filhos, pedimos ao Pai que a nossa vida aqui na terra aconteça do mesmo modo que acontece no céu: uma refeição do amor! Viver o reino dos céus é o maior anseio da nossa alma, por isso, como irmãos e irmãs nós pedimos ao Pai para que a Sua vontade aconteça já aqui na terra do mesmo modo que acontece no céu.  O pão, o perdão e a santidade fazem parte da segunda parte do Pai Nosso. O pão material que é alimento para o nosso corpo e o  Pão da Palavra e da Eucaristia que  são alimento para a nossa alma. Jesus é o pão que nos alimenta na nossa caminhada e o perdão de Deus e aos irmãos é o passaporte para alcançarmos a santidade que é o bem acontecendo entre nós. O perdão aos irmãos é a garantia de que também seremos perdoados pelo Pai. Finalmente, a oração do Pai Nosso nos garante que, mesmo que sejamos tentados, o Senhor nos ajuda a não cair na rede do inimigo que é o mal, que é o pecado, o afastamento de Deus. – Como você tem rezado o Pai Nosso? – Você está atento a todas as propostas que fazemos ao Pai? – O Pai Nosso tem servido de roteiro para você alcançar os planos de Deus? - Reze hoje o Pai Nosso refletindo sobre tudo isso!
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: