segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Fé compreende duvidas!



A fé é o ato mais nobre do homem.
Diz São Tomás de Aquino que “o homem não acreditaria se não visse que deve crer” (Suma Teológica I/II qu.1, art. 4, da 2).
Assim, a fé é um ato livre, um gesto voluntário prestado à autoridade de Deus que se revela. É um ato mais nobre do que os outros, cujo objeto é tão evidente que eles se tornam obrigatórios. O ato de fé supõe reflexão e decisão consciente e responsável.

Não perca a fé por mais que o caminho seja longo e muitas vezes pensamos em desistir, não perca a fé, tire todos os pensamentos negativos afaste-se de todo mal pratique o bem e nunca perca a fé!

A fé, meus queridos, remove qualquer obstáculo, por mais difícil que este seja.
Ela nos alimenta o espírito, nos dando mais segurança quanto à estrada que vamos percorrer. O caminho não será fácil, ele virá cheio de surpresas, ora vividos na alegria, ora vividos nas tristezas, mas a fé no porvir, aliada a oração constante no coração, nos dá a certeza, que a vida a qual estamos usufruindo, não passa de um mero piscar de olhos diante da imensidão da eternidade.

A fé consegue remover essas montanhas, porque a fé preenche o vazio que nos faz procurar a felicidade tão longe quando ela está dentro de cada um de nós.
Essas montanhas construídas pelo nosso ego, que se julga dono de toda a verdade e detentora de todas as respostas. Respostas filhas deste egoísmo, prepotência e orgulho.

Asseguro-lhes, com toda certeza, de que a fé é o caminho para a liberdade e para a felicidade.
Não falo da fé cega que, ao contrário, aprisiona o ser nos dogmas e superstições que nos afastam do nosso verdadeiro caminho.
Ter fé não é ouvir receitas, acreditar cegamente nas palavras dos que se dizem mensageiros de Deus.

A fé pressupõe questionar para entender e confiar por conhecer por isso compreende duvidas.
Remover as montanhas das nossas dúvidas e descrenças é acreditar no Pai Misericordioso e Sábio que não desampara nenhum de seus filhos. Pai sábio que dá a esses filhos todas as oportunidades para que cresçam construindo seus próprios caminhos.

A fé faz renascer a confiança na chama divina que há dentro de cada ser vivo, na face da terra. Assim, acreditem na força que carregam dentro de vocês!
Sei que muitos esperam ouvir palavras que consolem, fortaleçam e inspirem a solução de muitas angústias e desesperanças que trazem em suas mentes.
Posso, porém, dizer-lhes que procuram de forma errônea, quando o fazem fora de si mesmos.

Todas as respostas que procuramos se encontram muito perto de nós, "dentro de nós mesmos", melhor dizendo.
Somos, meus amigos, parte integrante do grande amor, da grande força, da grande Luz que chamamos Deus. Sendo assim, como estaríamos dissociados dessa força, dessa sabedoria?

Como estaríamos distantes, abandonados por essa lucidez, por essa harmonia das quais somos filhos?
O que nos afasta dessa fonte de amor é a nossa "descrença", nossa "falta de fé" e confiança em nós, enquanto partículas da Luz divina. 

Fazemos parte dessa força criadora, portanto a temos dentro de nós, embora "adormecida" pela nossa falta de sensibilidade para exteriorizá-la.
Somos como um quebra-cabeça, que tendo suas partes "desunidas", dissociadas, não tem forma, não tem identidade. Mas ao conseguirmos a "unidade" das peças, encaixando-as com equilíbrio, conseguiremos uma forma, uma existência.

Porém, amigos, para juntarmos essas peças, precisamos direcionar nossos pensamentos para a harmonia, o equilíbrio, a tranquilidade, para então estarmos unidos ao Plano Espiritual, pátria de todos nós.

E aí, então, poderemos encontrar as respostas, as soluções, os caminhos que procuramos, tantas vezes, fora de nós mesmos.

É preciso acreditar, acima de tudo, que fazemos e "somos" parte do grande amor que rege o mundo e que tudo pode quando confia.
Deus é amor.
 


Padre Emílio Carlos Mancini

Nenhum comentário: