sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Liturgia diária - Corazim e Betsaida somos nós.

Resultado de imagem para jesus e parabolas filme
1a Leitura - Jó 19,21-27
Leitura do livro de Jó.
Disse Jô: 19 21 “Compadecei-vos de mim, compadecei-vos de mim, ao menos vós, que sois meus amigos, pois a mão de Deus me feriu.
22 Por que me perseguis como Deus, e vos mostrais insaciáveis de minha carne?
23 Oh!, se minhas palavras pudessem ser escritas, consignadas num livro,
24 gravadas por estilete de ferro em chumbo, esculpidas para sempre numa rocha!
25 Eu o sei: meu vingador está vivo, e aparecerá, finalmente, sobre a terra.
26 Por detrás de minha pele, que envolverá isso, na minha própria carne, verei Deus.
27 Eu mesmo o contemplarei, meus olhos o verão, e não os olhos de outro; meus rins se consomem dentro de mim”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 26/27
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.

Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,
atendei por compaixão!
Meu coração fala convosco confiante
e os meus olhos vos procuram.

Senhor, é vossa face que eu procuro;
não me escondais a vossa face!
Não afasteis em vossa ira o vosso servo,
sois vós o meu auxílio!
Não me esqueçais nem me deixeis abandonado,
meu Deus e salvador!

Evangelho - Lucas 10,1-12
Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 10 1 designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.
2 Disse-lhes: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.
3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.
4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.
5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’
6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.
7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.
8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.
9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo’.
10 Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei:
11 ‘Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo’.
12 Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Corazim e Betsaida somos nós quando rejeitamos o projeto de Deus. Quando achamos que não precisamos ir à missa, e que quando queremos rezar, rezamos em casa. Sim, quando queremos rezar, pois nem sempre o queremos.

Corazim e Betsaida são todos aqueles e aquelas que ignoram a presença de Deus no mundo através da sua Igreja, e escolhe seguir caminhos errados, caminhos da morte.

Jesus adverte severamente os habitantes dessas duas cidades, as quais presenciaram muitos de seus milagres, e, no entanto, permaneceram na indiferença sem se converterem. Esses habitantes não acolheram a pessoa de Jesus, e não aceitaram a sua mensagem de vida.

Homens e mulheres de pouca fé! Ignoraram a pessoa de Jesus, assim como os seus feitos milagrosos. Jesus disse que essas duas cidades seriam punidas por sua incredulidade, pois “...quem não crer será condenado”.

Essas duas cidades são todos os que rejeitam a presença de Deus no mundo por meio da sua Igreja. Viram as costas para a mensagem de Deus, revelada por meio dos seus enviados, os sacerdotes.

Corazim e Betsaida somos nós que não temos tempo para rezar, para ir a missa, para nos converter.

Corazim e Betsaida são os que mesmo vendo as maravilhas criadas por Deus, continuam insensíveis, continuam incrédulos.

Antes de Jesus, Deus se manifestou a humanidade, inclusive anunciando pelas bocas dos profetas, a pessoa de Jesus.

Assim, os profetas anunciaram que Jesus:

Nasceria como uma criança, mas seria tão poderoso como Deus;

Ele nasceria de uma virgem;

Nasceria em Belém;

Ele seria da linhagem do Rei Davi;

Ele curaria os cegos, coxos e surdos;

Seria traído por um amigo;

Ele sofreria e seria desprezado;

Seu próprio rebanho o abandonaria;

Ele seria “perfurado” por pregos e por uma lança;

Era um homem justo, que seria torturado e morto pelos seus inimigos;

Seria executado junto a criminosos;

Seus inimigos rasgariam suas vestes e lançariam sorte sobre elas;

Ele ressuscitaria dos mortos;

Ele traria todas as nações para a luz do verdadeiro Deus.

Essas são as principais profecias que anunciaram a pessoa de Jesus Cristo. E todas estas profecias aconteceram tal e qual foram anunciadas.

Prezadas irmãs e irmãos. As provas das profecias, mais os muitos milagres de Jesus, nos conduzem a crer em Deus e em seu Plano da salvação. Portanto, não temos motivos, não temos desculpas para a descrença.

Portanto, não sejamos como os habitantes de Corazim e Betsaida, senão sofreremos as consequências da nossa incredulidade. Pois “...quem não crer será condenado”.

 

 

 

José Salviano.

Nenhum comentário: