sábado, 29 de setembro de 2018

Liturgia Diária - Natanael, um homem sem falsidade

Resultado de imagem para jesus e natanael

1a Leitura - Daniel 7,9-10.13-14
Leitura da profecia de Daniel.
7 9 Continuei a olhar, até o momento em que foram colocados os tronos e um ancião chegou e se sentou. Brancas como a neve eram suas vestes, e tal como a pura lã era sua cabeleira; seu trono era feito de chamas, com rodas de fogo ardente.
10 Saído de diante dele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares o serviam, dezenas de milhares o assistiam! O tribunal deu audiência e os livros foram abertos.
13 Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido.
14 A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído.
Palavra do Senhor.

Salmo - 137/138
Perante os vossos anjos, vou cantar-vos, ó Senhor!

Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos
e ante o vosso templo vou prostrar-me.

Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,
porque fizestes muito mais que prometestes;
naquele dia em que gritei, vós me escutastes
e aumentastes o vigor da minha alma.

Os reis de toda a terra hão de louvar-vos
quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa.
Hão de cantar vossos caminhos e dirão:
“Como a glória do Senhor é grandiosa!”

Evangelho - João 1,47-51
Aleluia, aleluia, aleluia.
Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102,21)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, 1 47 Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: “Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”.
48 Natanael pergunta-lhe: “Donde me conheces?” Respondeu Jesus: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira”.
49 Falou-lhe Natanael: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”.
50 Jesus replicou-lhe: “Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta”.
51 E ajuntou: “Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Quanta falsidade no mundo de hoje! Ao certo, nós não sabemos com quem estamos falando, se as pessoas que se dirigem a nós são verdadeiras ou se são falsas.

Nas amizades virtuais, são muitas e muitos que caem em grandes armadilhas nos tais de relacionamentos pela Internet.

E nas nossas amizades? Quantos e quantas que caem em promessas falsas, juras mentirosas, armadilhas fatais, etc.

Andamos por aí como quem anda pisando num chão onde tem muitas cobras venenosas. Temos de pisar com muito cuidado para livrar o nosso calcanhar das picadas das serpentes, principalmente à noite por causa da escuridão.

E na empresa, onde precisamos ficar espertos pois são sabemos quem é por nós e quem é contra nós. Quem quer nos derrubar do nosso cargo, e quem quer nos ajudar realmente.

E nem toda ajuda que recebemos nesta vida são ajudas desinteressadas, desprovidas de interesses outros. Muitos que se  aproximam da nossa pessoa com um ar de amigo, com uma postura de quem quer nos ajudar, na verdade quer se  aproveitar de nós, no fundo está é de olho no nosso poder aquisitivo, no nosso dinheiro.

E no comércio? Nossa mãe! Quanta falsidade! Quantos sorrisos falsos, quantos elogios que nos colocam lá em cima! Quantos movimentos corporais que nos deixam sem fala... que nos tira o fôlego, e nos coloca até numa situação complicada, ou mesmo difícil, porém, tudo aquilo é para conseguir uma venda. Uma boa venda: do carro, da casa, do barco, e assim por diante.

Quem ouve verdades como estas listadas aqui, pode até pensar: afinal, você é um cristão? Que coisas banais e  mundanas são estas que estão saindo da sua mente?

Infelizmente estamos nos referindo à dura e triste realidade dessa vida cheia de falsidades! Pessoas falsas que nos enganam e levam o nosso dinheiro, a nossa honra, e se possível, até a virgindade. E tudo isso, num piscar de olhos, quando caímos na realidade, já é tarde demais para fugir do laço que nos foi armado! Cuidado!

Porém nem tudo está perdido. Por que, felizmente, a maioria das pessoas ou são boas ou são mais ou menos. E essas pessoas boas nós as encontramos na comunidade cristã. Lá, salvo alguma raríssima exceção, todos são fraternos, praticantes do amor a Deus e do amor ao próximo, assim como você e eu. Pelo menos nós tentamos praticar o que Jesus nos ensinou.

E é nesse tentar, que vem a parte boa da nossa personalidade e do nosso caráter. Pois o tentar, significa INTENSÃO.  Intensão de servir a Deus, intensão de não fazer o mal principalmente ao próximo, intensão de fazer a vontade do Pai.

E o nosso Pai leva muito a sério a nossa intensão de acertar mais e errar menos. Intensão de fazer o bem e evitar o mal.

Caríssimas, e caríssimos. Neste mundo cheio de falsidades, sejamos diferentes. Sejamos verdadeiros, fiéis ao Evangelho, e que o nosso “não” seja “não” e o nosso “sim” seja verdadeiramente um SIM.

 

 

 

José Salviano

Nenhum comentário: