sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Liturgia Diária - Exaltação da Santa da Cruz

 Imagem relacionada
1a Leitura - Números 21,4-9
Leitura do livro dos Números.
21 4 Partiram do monte Hor na direção do mar Vermelho, para contornar a terra de Edom.
5 Mas o povo perdeu a coragem no caminho, e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés: “Por que, diziam eles, nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto onde não há pão nem água? Estamos enfastiados deste miserável alimento.”
6 Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos.
7 O povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.” Moisés intercedeu pelo povo,
8 e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.”
9 Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.
Palavra do Senhor.

Salmo - 77/78
Das obras do Senhor, ó meu povo,
não te esqueças!

Escuta, ó meu povo, a minha lei,
ouve atento as palavras que eu te digo;
abrirei a minha boca em parábolas,
os mistérios do passado lembrarei.

Quando os feria, eles então o procuravam,
convertiam-se correndo para ele;
recordavam que o Senhor é sua rocha
e que Deus, seu redentor, é o Deus altíssimo.

Mas apenas o honravam com seus lábios
e mentiam ao Senhor com suas línguas;
seus corações enganadores eram falsos
e, infiéis, eles rompiam a aliança.

Mas o Senhor, sempre benigno e compassivo,
não os matava e perdoava seu pecado;
quantas vezes dominou a sua ira
e não deu largas à vazão de seu furor.

Evangelho - João 3,13-17
Aleluia, aleluia, aleluia.
Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela cruz remistes o mundo!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 3 13 “Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu.
14 Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,
15 para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna.
16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Celebramos hoje, a exaltação da Santa Cruz! Para muitos, o gesto de exaltar a Cruz, pode parecer contraditório, afinal, como exaltar um objeto que serviu de tortura para Jesus, um inocente? Mas para quem vive de fato, a ressurreição de Jesus no seu dia a dia, EXALTAR DA CRUZ, é exaltar  a vida, é celebrar a vitória de Jesus que é também a nossa vitória! 
A cruz é a expressão suprema do amor de Deus, ela não pode ser vista como sinal de morte e sim, como sinal de vida, pois foi pela cruz, que Jesus nos devolveu a vida! Quem vê a cruz, como sinal de morte, desconhece a história da salvação.
Para nós, cristãos católicos, a Cruz é o maior símbolo de fé, ela nos faz lembrar o martírio de Jesus, mas a mensagem mais forte que a cruz nos passa, é a vitória da vida sobre a morte!
Todos nós, uns mais, outros menos, temos medo da cruz, a cruz nos assusta, nunca, estamos preparados para recebê-la, mas não temos como fugir dela, pois a cruz é inevitável na nossa vida, principalmente na vida de um seguidor de Jesus!
 Quando sentimos a nossa cruz muito pesada, a ponto de não aguentarmos carregá-la, é sinal de que ainda não estamos caminhando com Jesus, pois quem caminha com Ele, não sente tão grande o peso da sua cruz, pois tem Jesus para ajudá-lo a carregá-la!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos convida a meditarmos sobre a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz, do pecado para a graça!
Num diálogo com Nicodemos, um homem que gostava de ouvir Jesus, mas por medo, não assumia isso publicamente, Jesus fala da sua crucificação: “É preciso que o Filho do homem seja levantado”... Com essas palavras, Jesus revela o desfecho trágico de sua trajetória terrena: pregado numa cruz! Naquele momento, no horizonte próximo de Jesus, estava apenas a cruz. Jesus estava ciente, de que Ele seria levantado na cruz, por aqueles que não quiseram aceitá-lo como o Filho de Deus, mas Ele estava ciente também, de que na cruz, seria manifestada Nele, a glória de Deus Pai!
A Luz esteve presente no mundo, mas o mundo a rejeitou, e mesmo assim, o Pai investiu alto no humano, chegando ao extremo de permitir que o seu Filho pagasse com a vida, o preço da nossa liberdade. O ponto central do Evangelho, é a revelação do amor do Pai pela a humanidade, que seria manifestado por Jesus na Cruz!
A morte de Jesus, não foi da vontade de Deus, ela foi consequência da maldade humana.
Jesus foi cruelmente torturado e morto, por fazer o bem, por querer levar em frente o projeto de Deus, um projeto de vida nova para todos.
A maldade humana matou Jesus, mas não matou o sonho de Deus, que o ressuscitou no terceiro dia!
As palavras de Jesus, que nos fora apresentadas no evangelho de hoje, nos provoca  a uma tomada de posição: Estar com Jesus na cruz, em favor da vida, ou permanecer  sem Ele, nas trevas em favor da morte? Temos a liberdade de escolher: podemos escolher em dar a Jesus uma resposta de fé, ou de descrença,  fé e descrença, já contêm o juízo de Deus: salvação, ou condenação.
É importante conscientizarmos, de que a condenação, não vem de Deus, somos nós que nos condenamos, quando não cremos em Jesus, quando não colocamos em prática os seus ensinamentos! É o próprio Jesus quem nos diz: ”Quem crê, não é condenado, mas quem não crê já está condenado”...
Crer em Jesus, é continuar a sua presença atuante  aqui na terra, não crer, é rejeitar a Luz.
Quem não crê em Jesus, não realiza a vontade do Pai, não pratica a justiça, portanto, já está condenado.
Contemplemos a cruz de Jesus, meditando as sete frases pronunciadas por Ele na cruz:
1 - “PAI, PERDOA-LHES PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM” (Lc 23,34). Mensagem do perdão.
2 - “HOJE MESMO ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO.” (Lc 23,43). Mensagem da salvação. 
3 - “MULHER, EIS AI TEU FILHO; FILHO, EIS AI SUA MÃE.” (Jo 19,26-27) Mensagem da família, da entrega.
4 - “MEU DEUS, MEU DEUS, PORQUE ME ABANDONASTE? “(Mt 27,46.Mc 15,34). Mensagem da oração e do clamor.
5 - “TENHO SÊDE.” (Jo 19.28). Mensagem da necessidade.
6 -“TUDO ESTÁ CONSUMADO” (Jo 19.30). Mensagem da missão cumprida.
7 -“PAI, EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO.” (Lc 23,44-48)”. Mensagem da comunhão”. Foram muitas as suas dores, mas, o que doeu mais em Jesus, não foi o martírio da cruz em si, e sim, a dor de conhecer a extensão do estrago, que a indiferença ao amor de Deus, provoca no ser humano!
Na cruz, Jesus manifestou ao mundo a grandiosidade do amor do Pai, hoje, Ele nos convida a tomarmos a nossa cruz e segui-lo.
 



Olivia Coutinho

Nenhum comentário: