terça-feira, 11 de setembro de 2018

Liturgia Diária - Jesus passou a noite em oração


 
Resultado de imagem para jesus e discipulos
1a Leitura - 1 Coríntios 6,1-11
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
6 1 Quando algum de vós tem litígio contra outro, como é que se atreve a pedir justiça perante os injustos, em vez de recorrer aos (irmãos) santos?
2 Não sabeis que os santos julgarão o mundo? E, se o mundo há de ser julgado por vós, seríeis indignos de julgar os processos de mínima importância?
3 Não sabeis que julgaremos os anjos? Quanto mais as pequenas questões desta vida!
4 No entanto, quando tendes contendas desse gênero, escolheis para juízes pessoas cuja opinião é tida em nada pela Igreja.
5 Digo-o para confusão vossa. Será possível que não há entre vós um homem sábio, nem um sequer que possa julgar entre seus irmãos?
6 Mas um irmão litiga com outro irmão, e isso diante de infiéis!
7 Na verdade, já é um mal para vós o fato de terdes processos uns contra os outros. Por que não preferis sofrer injustiça? Por que não preferis ser espoliados?
8 Não! Vós é que fazeis injustiça, vós é que espoliais - e isso entre irmãos!
9 Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos,
10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus.
11 Ao menos alguns de vós têm sido isso. Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 149
O Senhor ama seu povo de verdade.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
e o seu louvor na assembleia dos fiéis!
Alegre-se Israel em quem o fez,
e Sião se rejubile no seu rei!

Com danças glorifiquem o seu nome,
toquem harpa e tambor em sua honra!
Porque, de fato, o Senhor ama seu povo
e coroa com vitória os seus humildes.

Exultem os fiéis por sua glória
e, cantando, se levantem de seus leitos,
com louvores do Senhor em sua boca.
Eis a glória para todos os seus santos.

Evangelho - Lucas 6,12-19
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos escolhi a fim de que deis, no meio do mundo, um fruto que dure.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
6 12 Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus.
13 Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos:
14 Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu,
15 Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador;
16 Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor.
17 Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judéia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e ser curadas das suas enfermidades.
18 E os que eram atormentados dos espíritos imundos ficavam livres.
19 Todo o povo procurava tocá-lo, pois saía dele uma força que os curava a todos.
Palavra da Salvação.


Jesus sendo Deus, rezou a noite toda ao Pai. Isso para nos dar o bom exemplo.

Você tem dado bom exemplo aos seus filhos rezando antes de dormir, diante deles, por exemplo?

Jesus antes de fazer a escolha dos doze, se recolheu em oração, se recolheu para falar com o Pai.

Assim também devemos agir. Antes de tomar uma decisão importante, devemos falar com Deus. Não aquela oração rápida, fazendo o sinal da cruz depressa, mas, se possível, rezar de verdade, como Jesus rezava. Ele se afastava do grupo e ficava horas e horas, por vezes a noite toda, a rezar. E, o mais importante, Ele não necessitava de fazer isso, pois Ele é o próprio Deus feito homem.

Enquanto homem, e para nos dar o bom exemplo, Jesus rezava. E rezava muito.

Como tem sido as suas orações? Cada vez menos. Não é mesmo?

Será que rezamos com fé? Ou será que rezamos pensando em outras coisas? Pensando no que vamos fazer em seguida?

O poder da oração é imenso. Quando você tiver algum problema, quando a doença, a violência, a injustiça bater a sua porta, reze, e peça para seus amigos para que rezem por você. Isso hoje é muito fácil de fazer com as redes sociais.

Desse modo, são muitas mulheres e homens de Deus intercedendo por você, pelo seu sofrimento, e com toda certeza Deus que nos ama não vai se fazer de surdo. Ele vai nos socorrer! Experimente fazer isso da próxima vez que estiver em dificuldades, principalmente daquelas em que quase não temos a quem recorrer.

Na oração não podemos nos distrair. Por isso é que é bom nos recolher em um lugar seguro e isolado para falar com o Pai. Um lugar onde podemos fechar os olhos, para nos livrar de distrações exteriores, e nos concentrar exclusivamente em Deus, em sua grandeza, em sua infinita misericórdia, e bondade.

Precisamos nos livrar também das distrações interiores da nossa mente cheia de coisas...

Jesus disse: “Vigiai e orai sem cessar. O espírito está preparado mas a carne é fraca”.

Vigiai...  Nós precisamos ficar vigilantes, ficar atentos, pois a qualquer momento, podemos ser seriamente tentados a pecar. Por isso, necessitamos recorrer sempre à graça de Deus, recorrer a Força do Alto, pois sem ela ficaremos fracos e caímos.

...sem cessar. Como podemos orar sem cessar? Será que podemos parar no meio da rua e rezar ostensivamente como faziam os fariseus?

Nós precisamos arrumar um jeito de rezar mais do que rezamos. Além de rezar ao levantar, antes de dormir e na igreja, com boa vontade e disposição, podemos e devemos conseguir mais alguns momentos mesmo que seja só para rezar o Pai Nosso, durante o nosso dia.

Quer fazer isso agora? Se você pode, pare o que está fazendo, feche os olhos e reze o Pai Nosso, ou simplesmente diga alguma coisa a Deus, como: Obrigado meu Deus! Senhor, ajuda-me!... Pai, tem piedade de mim, de nós... invente. Você sabe o que precisa agradecer, e pedir. Por você e pelos seus amigos e inimigos. 

Nós podemos rezar muito mais. Pois se Deus está em toda parte, assim como o ar que respiramos, podemos e devemos falar com Ele a todo instante. E para isso, basta somente elevar o nosso pensamento ao Pai.

Podemos também rezar mais, combinando o nosso exercício físico, com oração. Fazer exercício é tão importante para a nossa vida, como dormir, e se alimentar. Quem não faz exercícios diariamente, está se candidatando a ter sérios problemas de saúde.

Desse modo, seja em sua casa ou na academia, você pode sincronizar os seus exercícios com a oração, assim:

No alongamento da coluna, da perna do pescoço, etc,  em vez de contar até dez, você reza o Pai Nosso, ou outra oração.

No levantamento de peso, não conte, e sim reze o Credo, ou o Glória. E faz o mesmo ao mudar de braço, de perna.

E assim, por diante, em vez de contar, você reza uma oração diferente para cada movimento.

Um outro jeito de estar sempre em constante oração, é permanecer no amor de Cristo, como Ele recomendou. E fazemos isso mantendo o nosso pensamento sempre conectado ao Espírito de Deus, transformando tudo o que fazemos em oração.

Desse medo, nós nos livramos das armadilhas do diabo, e ficaremos sempre na presença de Deus, fazendo tudo o que Jesus nos disse, e vivendo na presença do Pai.

O espírito está preparado mas a carne é fraca”. Rezar, rezar e rezar. Pois se relaxamos na oração, o bicho pega! O maligno está sempre de olho em nós, e quando paramos de rezar, ele se aproxima com propostas indecentes, para nos derrubar.

Podemos estar bem preparados, antenados, ligados em Deus, porém, se descuidarmos da oração, nós podemos cair. Pois somos presas preferidas do capeta, cujo objetivo principal é nos afastar do caminho da casa do Pai.

 

 

 

José Salviano.

Nenhum comentário: