quarta-feira, 6 de setembro de 2017

QUANDO SÃO MIGUEL ARCANJO DERROTOU O DIABO QUE TINHA UM ROSTO DE UM PAPA

Surpresa e indignação quando todos descobriram que o diabo tinha a cara de Inocêncio X.

Talvez muitos já tenham visto a famosa obra de Guido Reni, “São Miguel derrotando o demônio”, que está na igreja de Santa Maria da Conceição (Roma). É uma pintura maravilhosa, em que o artista da primeira metade do século XVII colocou toda a sua alma – a pesar das muitas dificuldades técnicas – para representar o arcanjo com uma beleza extraordinária.
O quadro foi encomendado pelo cardeal Barberini, de uma das famílias romanas mais importantes e nobres da época. A outra era a família Pamphilii. Entre as duas não existiam boas relações. Os Pamphilii também tinham um cardeal na família, Giovannni Battista Pamphilii. Elas esperavam um dia chegar ao poder.
–– ADVERTISEMENT ––
Diz-se que o cardeal Pamphilii havia difamado o artista, prejudicando gravemente sua reputação. Por isso, Reni, ressentido, decidiu se vingar do cardeal. Quando a obra foi concluída e apresentada ao público, todos ficaram maravilhados com a perfeição e a beleza daquele anjo. Mas também ficaram espantados ao ver o rosto do demônio, que acharam um pouco – ou melhor, bastante – parecido com o cardeal Pamphilii.
Public Domain
The Archangel Michael Defeating Satan, 1635 - Guido Reni in Santa Maria della Concezione dei Cappuccini, Rome
 
Diante da situação, os Pamphilii foram pedir explicações ao artista, que respondeu: “É verdade que nunca pude encontrar a beleza do paraíso, mas vi, sim, o rosto do diabo. E ele é como o pintei. Portanto, não mudo”.
A zombaria se agravou com o tempo, até mesmo quando o cardeal Pamphilii se tornou papa, o Papa Inocêncio X.





Maria Paola Daud 

Nenhum comentário: