sábado, 2 de setembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - COMO VOCÊ USA OS SEUS TALENTOS?

 Imagem relacionada
1a Leitura - 1 Tessalonicenses 4,9-11
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Tessalonicenses.
4 9 A respeito da caridade fraterna, não temos necessidade de vos escrever, porquanto vós mesmos aprendestes de Deus a vos amar uns aos outros.
10 E é o que estais praticando para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Mas ainda vos rogamos, irmãos, que vos aperfeiçoeis mais e mais. 11 Procurai viver com serenidade, ocupando-vos das vossas próprias coisas e trabalhando com vossas mãos, como vo-lo temos recomendado.
Palavra do Senhor.


Salmo - 97/98
O Senhor julgará as nações com justiça.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,

porque ele fez prodígios!

Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

Aplauda o mar com tudo ser que nele vive,

o mundo inteiro e toda gente!

As montanhas e os rios batam palmas

e exultem de alegria.

Na presença do Senhor, pois ele vem,

vem julgar a terra inteira.

Julgará o universo com justiça

e as nações com equidade.

Resultado de imagem para parábola dos talentos
Evangelho - Mateus 25,14-30
Aleluia, aleluia, aleluia. Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado (Jo 13,34).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24 14 “Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens.
15 A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. 16 Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. 18 Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor. 19 Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas. 20 O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: ‘Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei’. 21 Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’. 22 O que recebeu dois talentos, adiantou-se também e disse: ‘Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei’. 23 Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’. 24 Veio, por fim, o que recebeu só um talento: ‘Senhor’, disse-lhe, ‘sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. 25 Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence’. 26 Respondeu-lhe seu senhor: ‘Servo mau e preguiçoso! Sabias que colho onde não semeei e que recolho onde não espalhei. 27 Devias, pois, levar meu dinheiro ao banco e, à minha volta, eu receberia com os juros o que é meu. 28 Tirai-lhe este talento e dai-o ao que tem dez. 29 Dar-se-á ao que tem e terá em abundância. Mas ao que não tem, tirar-se-á mesmo aquilo que julga ter. 30 E a esse servo inútil, jogai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes’”.
Palavra da Salvação.

Não sejamos como aquele servo mal, preguiçoso e inútil, que enterrou os talentos dados a ele pelo seu patrão, mas sim, sejamos todos corajosos, investidores dos talentos a nós fornecidos pelo Pai, para multiplicar o número dos cristãos nesta Terra.
Por falar nisso, como você está aplicando os talentos que Deus lhe deu? Como você usa o seu dom da fala? O seu dom da palavra? Você o está usando corretamente para aconselhar seus irmãos sofredores, para anuncia a palavra de Deus?   Beleza! Isso é o correto! Pois Jesus vai lhe retribuir em dobro.
Ou será que você usa o seu dom da palavra para fazer discursos inflamados, convencendo os fracos a aceitar as injustiças?
Ou ainda você tem usado o seu dom da palavra para ofender, maltratar, humilhar os seus irmãos?
Deus lhe deu uma linda voz? E com ela você tem ganhado muito dinheiro. E também, já cantou muitas músicas para a glória de Deus. Bom menino! Boa cristã! Você também tem usado a sua vóz para cantar músicas sacras, como a AVE MARIAS? Parabéns!
Não se esqueça que o talento não é seu, mais sim de Deus. Foi Ele quem lhe deu essa sua voz bonita, que é para você alegrar os demais,  cantando belas canções que promovem a paz, que valorizam o amor e a família, que estimulam a prática do bem através do amor fraterno...   e não apenas para se enriquecer, para  promover a libertinagem, o uso de entorpecentes, para acionar a violência.
           
Pelo contrário, os seus dons devem ser usados de preferência pela causa do Reino de Deus. Isso pode ser: Diretamente, cantar no coro da igreja por exemplo, ou indiretamente, quando você procura fazer com que o seu talento seja direcionado para o bem, para promover a paz, para a construção de um mundo melhor.   Nossos dons devem ser colocados a serviço de Deus e da sociedade, porque somente desse jeito é que os nossos dons se multiplicam. E isso acontece, porque aqueles que os recebem, também vão copiá-los e  retransmiti-los a outros irmãos, produzindo dessa forma, frutos em abundância, contribuindo, assim, para que o Reino de Deus cresça cada vez mais no meio dos homens.
           
A força dos nossos talentos são de tão grande influência, que podemos observar ao longo da História, as mudanças de comportamentos social, especialmente da juventude, diante da influência dos ídolos de suas épocas.  São artistas que mudam o comportamento de uma geração. No modo de vestir, de cortar o cabelo, de se comportar, etc.
           
É uma pena que tais ídolos não tenham usado os seus talentos para incentivar o bem, mas sim o mal em si: Rebeldia exacerbada, uso de droga, sexo livre, entre outras coisas daninhas que podemos observar desde os anos 60 para cá. 
           
Então. Você tem um talento? Não o enterre!  Pelo contrário, faça dele o seu maior investimento, e se não quiser usá-lo diretamente pela causa do Reino de Deus, faça dele um instrumento de mudança, de transformação social para melhor.  Vai lá! Com certeza, você é uma pessoa privilegiada, uma pessoa escolhida para uma missão no mundo. Não seja egoísta no uso do seu talento. Use-o não só em benefícios próprios, mais sim para a construção de um mundo novo. Você pode! Experimente. Deus vai lhe ajudar a atingir essa grande meta.
  José Salviano

Nenhum comentário: