terça-feira, 26 de setembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - QUEM É MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS?

 Resultado de imagem para PAIXÃO DE CRISTO FILME
1a Leitura - Esdras 6,7-8.12.14-20
Leitura do livro de Esdras.
Naqueles dias, o rei Dario escreveu ao governador do território da outra margem do rio Eufrátes: 6 7 "Deixai continuar os trabalhos da casa de Deus; que o governador dos judeus e seus anciãos reconstruam-na no seu lugar. 8 Também ordeno como é que se deve proceder com aqueles anciãos dos judeus, tendo em vista a reconstrução da mencionada casa de Deus: das receitas reais provenientes dos impostos de além-rio, a despesa será fielmente paga a esses homens, a fim de que a obra não sofra interrupção.
12 O Deus que fez habitar ali o seu nome destrua todo rei, todo povo que ousar fazer qualquer coisa para mudar este decreto e destruir essa casa de Deus que está em Jerusalém! Eu, Dario, dei esta ordem: seja ela pontualmente executada". 14 Os anciãos dos judeus puseram-se a construir o templo e fizeram progresso, sustentados pelas profecias de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Ado. Prosseguiram a construção, segundo a ordem do Deus de Israel, e segundo a ordem de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, rei da Pérsia. 15 Terminou-se o edifício no terceiro dia do mês de Adar no sexto ano do reinado de Dario. 16 Os israelitas, os sacerdotes, os levitas e os demais repatriados celebraram com júbilo a dedicação dessa casa de Deus. 17 Ofereceram, por ocasião dessa dedicação, cem touros, duzentos carneiros, mil e quatrocentos cordeiros e doze bodes como vítimas pelos pecados de todo Israel, segundo o número das tribos de Israel. 18 Estabeleceram os sacerdotes segundo as suas classes, e os levitas segundo suas divisões, para celebrar o culto de Deus em Jerusalém, de conformidade com as prescrições do livro de Moisés. 19 Os repatriados celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês. 20 Os sacerdotes e os levitas, sem exceção, tinham-se purificado; todos estavam puros. Imolaram a Páscoa por todos os repatriados, pelos seus irmãos, os sacerdotes, e por si mesmos.
Palavra do Senhor.


Salmo - 121/122
Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa Senhor!”
Que alegria, quando ouvi que me disseram:
“Vamos à casa do Senhor!”
E agora nossos pés já se detêm,
Jerusalém, em tuas portas.

Jerusalém,cidade bem edificada
num conjunto harmonioso;
para lá sobem as tribos de Israel,
as tribos do Senhor.

Para louvar, segundo a lei de Israel,
o nome do Senhor.
A sede da justiça lá está
e o trono de Davi.


Resultado de imagem para Lucas 8,19-21
Evangelho - Lucas 8,19-21
Aleluia, aleluia, aleluia.

Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 8 19 a mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não podiam chegar-se a ele por causa da multidão.
20 Foi-lhe avisado: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te”. 21 Ele lhes disse: “Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam”.
Palavra da Salvação.


Jesus está nos dizendo que não devemos ficar grudados, apegados de forma exagerada aos nossos pais e irmãos, em vez de nos dedicar ao serviço do Reino.
Devemos lembrar que sendo todos filhos do Pai Altíssimo, todos nós somos irmãos. Dessa forma, a minha mãe, meu pai meus irmãos de sangue, eles me são DUPLAMENTE IRMÃOS. Antes de ser minha esposa, ela é a minha irmã em Cristo. Antes dele ser o seu esposo, ele já era seu irmão pois também é filho de Deus. Antes do meu irmão de sangue ser meu irmão por sermos filhos dos mesmos pais biológicos, ele é meu irmão em Cristo. Portanto, ele é DUPLAMENTE MEU IRMÃO.
O que Jesus quer nos dizer hoje, é que devemos nos desapegar da nossa família, para construir uma FAMÍLIA MAIOR, NA COMUNIDADE PAROQUIAL, E NA REALIDADE SOCIAL E UNIVERSAL.
A nossa missão é muito maior do que imaginamos. Não pode ficar restrita aos cuidados com a família consanguínea, com a família biológica.
Ser um bom homem, não basta. Ser um bom marido, um bom pai, um bom filho, um bom cidadão, cumpridor dos seus deveres no trabalho, não deixar faltar nada em casa, tudo isso é muito bom, é indispensável, MAS NÃO BASTA!  PORQUE DEUS QUER MUITO MAIS DE VOCÊ! Você não veio a este mundo só para trabalhar, e desfrutar a sua vida.
VOCÊ TEM UMA MISSÃO A CUMPRIR!  
Você recebeu de Deus uma vida, uma família, um emprego, mas recebeu também um dom, uma inteligência, uma capacidade de doar-se aos serviços do Reino de Deus.
Jesus hoje nos dá este exemplo. Ele não foi malcriado com sua mãe não. Ele está nos dizendo que todos os que fizerem a vontade do Pai, são nossos irmãos e nossas irmãs. Todos os que se dispuserem a ouvir a palavra de Deus, são responsabilidade nossa, são pessoas que estão sedentas de Deus, e é a nossa obrigação levar a palavra até elas.
É nossa obrigação cuidar também das pessoas que não pertencem à nossa família consanguínea, ou seja, cuidar de todos os nossos irmãos e irmãs, pois todos são a nossa família, principalmente aqueles e aquelas que querem ouvir e praticar a palavra de Deus.
Por mais incrível que possa parecer, existem muitas pessoas neste mundo que acreditam em Deus, que necessitam de Deus. Pessoas que não conheceram a palavra por que ninguém a levou até eles. Pessoas boas, pessoas de fé, uma fé que não foi lapidada, não foi trabalhada, não foi melhorada, esclarecida com os ensinamentos de Jesus Cristo.
Você já pensou nisso? Você já pensou na nossa responsabilidade? Você já pensou no que Jesus vai nos dizer no dia do Juízo?
Talvez Ele possa nos dizer assim: Servo mau. Você enterrou os meus talentos. Os talentos que te confiei... e agora? O que será que Jesus vai fazer da nossa vida? Da nossa vida que será para todo o sempre?
José Salviano.

Nenhum comentário: