quinta-feira, 21 de setembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - JESUS VEIO CHAMAR OS PECADORES

 Resultado de imagem para JESUS CHAMA MATEUS
1a Leitura - Efésios 4,1-7.11-13
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
4 1 Exorto-vos, pois, - prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados,
2 com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. 3 Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. 4 Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. 5 Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. 6 Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos. 7 Mas a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo, 11 A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, 12 para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, 13 até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.
Palavra do Senhor.

Salmo - 18/19A
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

Os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos;
o dia ao dia transmite essa mensagem,
a noite à noite publica essa notícia.

Não são discursos nem frases ou palavras,
nem são vozes que possam ser ouvidas;
seu som ressoa e se espalha em toda a terra,
chega aos confins do universo a sua voz.
 
Resultado de imagem para JESUS CHAMA MATEUS

Evangelho - Mateus 9,9-13
Aleluia, aleluia, aleluia. A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
9 9 Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: "Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu".
10 Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos. 11 Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: "Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?" 12 Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. 13 Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores."
Palavra da Salvação.


Jesus comendo com os pecadores e cobradores de impostos. Aquilo para os fariseus era um verdadeiro escândalo! 
Jesus disse que quem tem saúde não precisa de médico, mas sim, quem está doente.  O pecado pode ser sim, considerado uma doença. Quem está em pecado, é como se estivesse doente, uma doença da alma.  Pois, pecar de forma esporádica, pelo fato de não ter resistido a uma forte tentação, é uma coisa. Agora, viver em pecado, viver pecando habitualmente,  é realmente um estado enfermo muito grave.
Citemos, por exemplo, o caso de um VÍCIO. Ser um viciado, uma viciada, é uma doença que afeta não somente o corpo como também a nossa alma.
Estamos nos referindo aqui, não só os vícios de bebida e das drogas, mas também aos vícios de desvios de conduta. Esses últimos, afetam diretamente a nossa espiritualidade, comprometendo a nossa salvação eterna.
Deus está voltado para aqueles e aquelas que se desviaram do caminho do bem, e hoje correm o perigo de morrer em pecado e irem para o inferno.  E é por isso que: Haverá mais alegria no Céu quando um pecador se converte.
Não é a vontade do Pai que nós nos percamos pelos caminhos da esquerda, e vamos parar no abismo dessa caminhada. A vontade de Deus é que todos nos salvemos. Jesus disse que era do seu agrado, que nenhum de nós se perdesse. E foi por isso que Jesus disse:
“...eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”
“Quero misericórdia e não sacrifício”.  A elite judaica ganhava muito dinheiro com os sacrifícios do Templo. Os devotos queimavam animais em oferenda a Deus pelo perdão dos pecados. E esses animais eram comprados dos saduceus, que exploravam o povo, e principalmente os pobres, viúvas, etc.
Foi para combater essa prática inadequada e injusta de se redimir dos pecados, que Jesus disse esta frase. “Quero misericórdia e não sacrifício”.
Isso quer dizer que em vez de matar e queimar um animal e oferecê-lo a Deus Pai pelo perdão dos pecados, o certo para Jesus e para Deus, é fazer caridade, é ser misericordioso para com os necessitados. Desse modo, fica claro que a esmola, a caridade de modo geral, agrado aos olhos do nosso Pai, e serve para o perdão dos nossos pecados leves.
Então, se você é daquele tipo que sobe o Monte de joelhos, fica sem beber água, ou sem dormir para que Deus perdoe os seus pecados, pode parar com isso. Em vez dessa prática, de penitência, faça caridade! AJUDO OS POBRES, e o Pai que vê tudo lhe dará a recompensa, inclusive o perdão dos seus pecados veniais, ou leves.

Você agradecer a Deus por uma grande graça recebida? Então faça uma boa caridade! Pois tudo o que damos aos pobres é a Jesus que damos. Os mendigos são a presença viva de Jesus no meio de nós. Pode estar certo disso. Não precisa esfolar seus joelhos ou seus pés em uma caminhada dolorosa!
Também não adianta muito rezar, rezar e rezar, ficar a manhã inteira em oração, se você ignora o irmão que lhe estendeu a mão pedindo um pouco de comida. Pois a caridade fala muito mais alto do que o sacrifício de ficar rezando. De nada adianta furar o corpo com um objeto cortante, ou ficar 3 dias sem comer. Isso só vai prejudicar a sua saúde, do corpo que Deus lhe deu. Por que? Porque JESUS QUER MISERICÓRDIA EM VEZ DE SACRIFÍCIOS.
         
Deus perdoa você, à medida que você perdoar o  seu irmão. Deus perdoa e atende os seus pedidos, à medida que você atende aos pedidos de ajuda do seu irmão. Pois é impossível agradar um pai, e conseguir ajuda dele, se maltratamos os seus filhos.
É por isso que devemos tem sempre em nossa mente: Nossa fé tem de ser completa. Temos de amar a Deus sobre todas as coisas e amar o irmão como a nós mesmo. E amor ao nosso irmão é expresso em obras, em ações concretas de ajuda fraterna desinteressada.  
  José Salviano.

Nenhum comentário: