segunda-feira, 25 de setembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - A LÂMPADA DEVE FICAR NO ALTO

Resultado de imagem para Lucas 8,16-18

1a Leitura - Esdras 1,1-6
Leitura do livro de Esdras.
1 1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a profecia posta pelo Senhor na boca de Jeremias, o Senhor suscitou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual mandou fazer em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a proclamação seguinte: 2 "Assim fala Ciro, rei da Pérsia: o Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra, e encarregou-me de construir-lhe um templo em Jerusalém, que fica na terra de Judá. 3 Quem é dentre vós pertencente ao seu povo, que seu Deus o acompanhe, suba a Jerusalém que fica na terra de Judá e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que reside em Jerusalém. 4 Que todos os sobreviventes (de Judá) onde quer que residam, sejam providos pelos habitantes da localidade onde se encontrarem, de prata, ouro, cereais e gado, bem como de oferendas voluntárias para o templo do Deus que reside em Jerusalém".
5 Então os chefes de família de Judá e de Benjamim, bem como todos os sacerdotes e os levitas, principalmente todos aqueles cujo espírito Deus havia tocado, prepararam-se para ir reedificar o templo do Senhor em Jerusalém. 6 Todos os que habitavam pelas redondezas ajudaram-nos, dando-lhes prata, ouro, bens diversos, gado, cereais e coisas preciosas, além das outras ofertas voluntárias.
Palavra do Senhor.

Salmo - 125/126
Maravilhas fez conosco o Senhor!

Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,
parecíamos sonhar; 
encheu-se de sorriso nossa boca,
nossos lábios, de canções.

Entre os gentios se dizia: “Maravilhas
fez com eles o Senhor!” 
Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!

Mudai a nossa sorte, ó Senhor,
como torrentes no deserto. 
Os que lançam as sementes entre lágrimas,
ceifarão com alegria.

Chorando de tristeza sairão, 
espalhando suas sementes; 
cantando de alegria voltarão,
carregando os seus feixes!
 Resultado de imagem para JESUS E MULTIDAO
Evangelho - Lucas 8,16-18
Aleluia, aleluia, aleluia.

Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos a vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
8 16 Disse Jesus: “Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um castiçal, para iluminar os que entram.
17 Porque não há coisa oculta que não acabe por se manifestar, nem secreta que não venha a ser descoberta. 18 Vede, pois, como é que ouvis. Porque ao que tiver, lhe será dado; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado”.
Palavra da Salvação.
 
 
Jesus disse que ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama, ao contrário, a luz deve ficar no  alto para clarear o ambiente.
Do mesmo modo, a nossa luz de cristãos que reflete  a luz  do alto, deve clarear as mentes das pessoas, com o nosso exemplo, e com o nosso testemunho.
Se por um lado não devemos fazer as coisas para sermos notados, para aparecer diante dos demais, por outro lado, o nosso  testemunho é indispensável, para que ele seja copiado por todos os presentes.  Porém, tudo o que fizermos deve ser de forma autêntica, sincera, e com muita devoção.
Jesus disse  ainda que tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido
e claramente manifesto.
 
Portanto, a nossa luz só brilhará se realmente formos pura expressão da  verdade verdadeira. Pois, do contrário, não iluminaremos o ambiente, não esclareceremos a ninguém, não conduzimos ninguém a conversão.
A nossa missão neste mundo é de dar testemunho da verdade. A nossa missão é converter a todos com os quais convivemos. Através da nossa postura de justiça, verdade e devoção.
E é aí que a nossa chama levará a claridade a todos os presentes. E é assim que a nossa luz fará o seu papel de iluminar em alta qualidade.
Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter.' 
A primeira coisa que entendemos, ou queremos entende, com estas palavras de Jesus, é que Ele está falando dos bens materiais, da riqueza.  É fato que os ricos têm o poder de investir, e assim ganham mais e muito mais e cada vez mais o volume da sua riqueza cresce todo dia.
Ao contrário, o pobre, vive uma bola de neve ao contrário:
Não tendo dinheiro para comprar comida, e para estudar, ele fica fraco, e sem o preparo para conseguir um emprego que lhe dê um salário melhor. Desse modo, não se alimentando, fica fraco, e não pode trabalhar, não tendo estudo, preparo profissional, ele não consegue ganhar o suficiente para o seu sustento e de sua família. E por tudo isso fica doente, e mais decaído.
Por essas palavras, nós podemos interpretar também o seguinte:
Quem não tem fé, quem não se interessa pela palavra de Deus e vive no pecado, tudo de ruim lhe acontece. Tudo de mal ele atrai sobre si. Quem vive pelo ódio, pela violência, acaba morrendo cedo, acaba morrendo pela sua própria maldade. Pois quem procura, acha.
Para aqueles que têm fé, boa vontade, dedicação, lhe será dado ainda mais recursos para atingir a santidade, para continuar a sua missão de evangelizar, com a palavra e com o testemunho.
Você é uma dessas, um desses. Certo? Que beleza! Então siga em frente minha amiga, meu amigo! Se acontecer de vacilar na caridade, espera o momento certo para reparar-se com o  seu irmão. Deus sempre nos conduz a conversão, Deus sempre nos conduz a reconciliação uns com os outros. É só esperar o momento psicológico para reparar o estrago que as vezes causamos num momento de fúria, de nervosismo, de estresse, de raiva, etc.
Mantenha sua luz bem no alto, para clarear as mentes dos que estão a sua volta, para que o seu exemplo converta a todos.
 
 
 
 
  José Salviano.
 

Nenhum comentário: