quarta-feira, 20 de setembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - FIRMEZA E CONVICÇÃO

Resultado de imagem para JESUS MULTIDAO

1a Leitura - 1 Timóteo 3,14-16
Leitura da primeira carta de são Paulo a Timóteo.
3 14 Estas coisas te escrevo, mas espero ir visitar-te muito em breve.
15 Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade. 16 Sim, é tão sublime - unanimemente o proclamamos - o mistério da bondade divina: manifestado na carne, justificado no Espírito, visto pelos anjos, anunciado aos povos, acreditado no mundo, exaltado na glória!
Palavra do Senhor.


Salmo - 110/111
Grandiosas são as obras do Senhor! 

Eu agradeço a Deus de todo o coração
junto com todos os seus justos reunidos!
Que grandiosas são as obras do Senhor,
elas merecem todo o amor e admiração!

Que beleza e esplendor são os seus feitos!
Sua justiça permanece eternamente!
O Senhor bom e clemente nos deixou
a lembrança de suas grandes maravilhas.

Ele dá o alimento aos que o temem
e jamais esquecerá sua aliança.
Ao seu povo manifesta seu poder,
dando a ele a herança das nações.
Imagem relacionada
Evangelho - Lucas 7,31-35
Aleluia, aleluia, aleluia.
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,63.68).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
7 31 Disse Jesus: “a quem compararei os homens desta geração? Com quem se assemelham?
32 São semelhantes a meninos que, sentados na praça, falam uns com os outros, dizendo: ‘Tocamos a flauta e não dançastes; entoamos lamentações e não chorastes’. 33 Pois veio João Batista, que nem comia pão nem bebia vinho, e dizeis: ‘Ele está possuído do demônio’. 34 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: ‘Eis um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e libertinos’. 35 Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.
Palavra da Salvação.


Neste Evangelho, Jesus compara os homens daquela geração com “crianças” insatisfeitas, murmuradoras e frustradas que não sabem o que querem nem o que buscam.  É uma comparação às nossas infantilidades quando duvidamos das ações de Deus na nossa vida. Não queremos perceber os Seus sinais, somos insatisfeitos (as), desejamos que as coisas aconteçam de acordo com a nossa vontade e nem mesmo sabemos qual é, na verdade, o motivo pelo qual pedimos e esperamos as coisas. Não temos convicção nem de quem somos nem do que queremos e nem mesmo qual é o ideal da nossa vida. Reclamamos de tudo e não aproveitamos o momento atual da nossa vida, oportunidade para apreender com o sofrimento, ou com a bonança, na alegria ou na tristeza. “A sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”, disse Jesus. Somos “filhos da sabedoria” quando nos deixamos envolver pelo mistério da piedade, o mistério da Fé em Jesus Cristo, sem questionar nem murmurar! Cada fato e acontecimento da nossa existência, quando é enxergado com os olhos de Deus tem o seu aprendizado. Às vezes perdemos as graças que o Senhor nos dispensa porque não sabemos “entender os sinais dos tempos”, ficamos correndo de um lado para o outro em busca de soluções de acordo com o que a nossa humanidade pensa.  O negativo na maioria das vezes prevalece aos nossos olhos, não sabemos enxergar as luzes acesas e olhamos somente para as que estão apagadas. Por que será assim? Porque ainda não nos dispomos a abrir o coração e perceber o reino de Deus que está dentro de nós. Olhamos as pessoas, os fatos e as circunstâncias com olhos humanos não temos a visão espiritual, que nos leva a ver conforme o olhar de Deus, mais além das aparências.  Por isso, nos confundimos e perdemos precioso tempo com suposições. Jesus quer que sejamos “filhos da sabedoria”, que possamos sentir o cheiro de Deus em todos os acontecimentos da nossa vida. Ainda há tempo para que formemos uma geração diferente da geração do tempo de Jesus aqui na terra! Para que isto aconteça, precisamos enxergar com os olhos de Deus. - Essa história tem alguma coisa a ver com você? - Você é eternamente uma pessoa insatisfeita que costuma correr de um lado para o outro em busca de um Grupo ou de pessoas a quem você aprecie mais? - Quem você está esperando que irá mudar a sua vida? - Você se ajusta com facilidade aos fatos da sua vida? - Faça hoje uma reflexão sobre você, nesse sentido.





Helena Serpa 

Nenhum comentário: