terça-feira, 31 de maio de 2016

UM DEUS COM UM ROSTO





 “Aquele que é a Palavra tornou-Se carne e viveu entre nós. Vimos a Sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1,14).

Certa vez li uma história : Uma mãe havia acabado de colocar seu filho na cama e estava para sair do quarto quando ele a chamou.
– Mamãe, a senhora não vai me deixar aqui sozinho, vai? Está tão escuro!
– Sim, eu sei que está escuro, mas Deus está aqui o tempo todo.
– Eu sei que Deus está aqui, mamãe, mas eu queria alguém com um rosto.
Sozinhos num mundo escuro, anelamos por Alguém com um rosto. Jesus deu a Deus um rosto humano.
Por intermédio de Jesus, Deus desceu como “carne e viveu entre nós”.
No tabernáculo do Antigo Testamento, Deus visitava Israel no Lugar Santíssimo, para que pudesse “habitar no meio deles” (Êx 25,8).

Depois, nos tempos do Novo Testamento, Deus Se tornou um ser humano com quem as pessoas da época conviveram e a quem, através dos Evangelhos, podemos ver com nossos próprios olhos.
Os atos, ensinos e atitudes de Jesus são os atos, ensinos e atitudes de Deus, pois Ele é Deus.
Aquele que é a Palavra estava com Deus. Cristo, “a Palavra”, existiu antes de visitar nosso mundo. Ele veio do Pai. O nome Cristo O designa como o Messias longamente esperado e plenamente Deus.
Cristo “tornou-Se carne”.

O nome Jesus refere-se a Ele como o bebê nascido em Belém de mãe humana. Assim, Ele é plenamente homem. Cristo Jesus é completamente Deus e completamente homem. Deus Se tornou homem e viveu entre nós. Ao tornar-Se um ser humano, Jesus deu ênfase ao tremendo valor, ao infinito valor que Deus atribui a cada um de nós. Ele respeita nossa dignidade e Se importa quando sofremos.

Jesus é solidário quando precisamos de um ouvido atento e quando estamos emocionalmente feridos. Após experimentar tudo isso como ser humano, Ele morreu para garantir-nos que desfrutaremos um dia uma vida perene, livre de desapontamentos e provações. Graças a Deus por isso! E graças a Deus por uma Pessoa com quem nos podemos relacionar agora.

Jesus é um ser humano real, vivo, tal como nós, a quem podemos seguir, amar e admirar, mas principalmente nos configurar.
Se o Humano não fosse bom, Deus não teria se Encarnado, tomado a humanidade, a natureza humana. Errôneo dizer isso, este pecado, esta limitação, este defeito, esta atitude, deste ou daquele é humano, pois errar é humano. Não! O Humano é bom, o erro é a consequência do pecado em nós, é a ruptura com a graça, é a desumanização da humanidade quando ferida pelo pecado.
O tigre não se "destigra", mas o homem se desumaniza.

Jesus é o rosto divino do homem, Jesus rosto Humano de Deus!(João Paulo II)
Em Cristo, o ser humano é elevado à condição divina; dessa maneira, encontramos traços divinos que são visíveis no rosto e na vida de cada criatura humana, quaisquer que sejam a situação e o contexto de sua trajetória histórica e terrestre. A imagem e semelhança de Deus estão projetadas no ser humano, em sua condição de criança, adolescente, jovem e adulto; por conta de sua dignidade, o rosto divino é identificado na pessoa simples, no doente, no analfabeto, no sábio, no artista, no trabalhador, no prisioneiro, no injustiçado, no convertido, no recém-nascido, no pedagogo, no aprendiz, no religioso, no pecador.

Embora desfigurado por causas injustas, revelam-se em Jesus Cristo os traços do rosto divino do homem. 
Para nós, portanto, o Mestre é Jesus Cristo; não há outros mestres ou salvadores, não há outros caminhos ou mediadores. Só nele está a nossa vida: nele, Deus vem ao homem, dá-se incondicionalmente à humanidade, curando-a, renovando-a e apontando-lhe o caminho novo da nova criatura restaurada no rosto humano de Deus em Jesus. Somente nele o homem se supera realmente e chega à sua verdadeira medida.

Rosto divino do homem, rosto humano de Deus! Não há subversão mais eficaz nem mais libertadora contra os totalitarismos, ditaduras, modas ou prisões ideológicas – inclusive as do próprio cristianismo – que afirmar que só ele, Cristo Jesus, é o nosso Mestre e Senhor!
Jesus é o rosto de Deus Humano. E nele nós temos que retomar aquela "imagem e semelhança" que fomos criados no Paraíso. 
“Quem faz entrar Cristo na sua vida, nada perde, nada absolutamente, nada daquilo que torna a vida livre, bela e grande. Não! Só nesta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só nesta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só nesta amizade experimentamos o que é belo e o que liberta. Assim, eu gostaria com grande força e convicção, partindo da experiência de uma longa vida pessoal, de vos dizer hoje: não tenhais medo de Cristo! Ele nada tira, ele dá tudo. Quem se doa por Ele, recebe o cêntuplo. Sim, abri de par em par as portas a Cristo e encontrareis a vida verdadeira!”(Como dizia o Santo Padre Papa emérito Bento XVI, no início do seu pontificado).

O Papa Francisco a nós convocar para este ano jubilar da misericórdia em sua Bula diz logo no inicio: “Jesus é o rosto da misericórdia do Pai...”
Com esta frase, o papa Francisco inicia a bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Desta forma, aprendemos que é possível ver, sentir e ser tocado pela Misericórdia, pois em todas as ações de Jesus vemos a misericórdia do Pai. A misericórdia é o caminho que une Deus e o homem, é sempre assim que Deus vem ao nosso encontro. Somos convidados a conhecer mais sobre este poder da misericórdia de Deus que tudo vence, enche o coração de amor e consola com o perdão através deste Deus com um rosto humano Jesus.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
.
Pe.Emílio Carlos Mancini
Diocese de São Carlos .

Nenhum comentário: