sábado, 21 de maio de 2016

LITURGIA DIÁRIA - SER COMO CRIANÇA

1a Leitura - Tiago 5,13-20
Leitura da carta de são Tiago.

5 13 Alguém entre vós está triste? Reze! Está alegre? Cante. 14 Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. 15 A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados.

16 Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia.

17 Elias era um homem pobre como nós e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses não choveu. 18 Orou de novo, e o céu deu chuva, e a terra deu o seu fruto.

19 Meus irmãos, se alguém fizer voltar ao bom caminho algum de vós que se afastou para longe da verdade, 20 saiba: aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados.

Palavra do Senhor.


Salmo - 140/141
Minha oração suba a vós como incenso!
 
Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me;
quando eu grito, escutai minha voz!
Minha oração suba a vós como incenso,
e minhas mãos, como oferta da tarde!
 
Ponde uma guarda em minha boca, Senhor,
e vigias às portas dos lábios!
A vós, Senhor, se dirigem meus olhos,
em vós me abrigo: poupai minha vida!
 
Evangelho - Marcos 10,13-16
Aleluia, aleluia, aleluia.

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 10 13 apresentaram-lhe então crianças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam.
14 Vendo-o, Jesus indignou-se e disse-lhes: "Deixai vir a mim os pequequinos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham.
15 Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará."
16 Em seguida, ele as abraçou e as abençoou, impondo-lhes as mãos.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

As palavras de Jesus nos fazem compreender quão diferente dos reinos do mundo é o reino de Deus! Ter um coração de criança, dependente de Deus, se deixar tocar por Ele com confiança sem nada exigir! Deixar-se ser amado (a)!  Esta é a receita que Jesus nos prescreve para que façamos parte do Seu Reino de Amor.  O reino dos céus é um estado de espírito! É uma vivência do Senhorio de Jesus e somente os que se fazem como crianças têm a capacidade de compreendê-lo. Se fizermos muitos cálculos e quisermos entender com a nossa mente como ele acontece, nunca conseguiremos alcançá-lo. Entrar no reino de Deus é deixar-se tocar e ser conduzido por Jesus como uma criancinha que não duvida, mas confia e depende totalmente Dele. Quem entra no reino dos céus não precisa mais fazer perguntas, porque já o experimenta. Jesus mostra que a criança deve ser nosso modelo, não na infantilidade, na criancice, mas na entrega, na espera, no abandono e na confiança. Deixe-se abraçar por Jesus como uma criança e receba as bênçãos do reino que se manifesta dentro do seu coração de criança. – Você já fez essa experiência? – Você tem se deixado tocar por Jesus? – Como você definiria o reino de Deus que acontece em no seu coração?  - Peça a alguém para tocar você e orar como Jesus fez com as criancinhas.      






 Helena Serpa                                  

Nenhum comentário: