quarta-feira, 18 de maio de 2016

LITURGIA DIÁRIA - TODOS SOMOS CHAMADOS.

 
1a Leitura - Tiago 4,13-17
Tiago 4,13-17
Leitura da carta de são Tiago.
4 13 Agora dizeis: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, ficaremos ali um ano, comerciaremos e tiraremos o nosso lucro”.
14 E, entretanto, não sabeis o que acontecerá amanhã! Pois que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um instante e depois se desvanece. 15 Em vez de dizerdes: “Se Deus quiser, viveremos e faremos esta ou aquela coisa”. 16 Mas agora vós vos jactais das vossas presunções. Toda jactância desse gênero é viciosa. 17 Aquele que souber fazer o bem, e não o faz, peca.
Palavra do Senhor.
 


Salmo - 48/49
Felizes os humildes de espírito
Porque deles é o reino dos céus!
 
Ouvi isto, povos todos do universo,
muita atenção, ó habitantes deste mundo;
poderosos e humildes, escutai-me,
ricos e pobres, todos juntos, sede atentos!
 
Por que temer os dias maus e infelizes
quando a malícia dos perversos me circunda?
Por que temer os que confiam nas riquezas
e se gloriam na abundância de seus bens?
 
Ninguém se livra de sua morte por dinheiro
nem a Deus pode pagar o seu resgate.
A isenção da própria morte não tem preço;
não há riqueza que a possa adquirir
nem dar ao homem uma vida sem limites
e garantir-lhe uma existência imortal.
 
Morrem os sábios e os ricos igualmente;
morrem os loucos e também os insensatos
e deixam tudo o que possuem aos estranhos.
 

Evangelho - Marcos 9,38-40
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 9 38 João disse-lhe: "Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos".
39 Jesus, porém, disse-lhe: "Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim.
40 Pois quem não é contra nós, é a nosso favor".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Todos nós somos chamados a fazer o bem em Nome Jesus, seguindo os Seus ensinamentos e proclamando o Seu Evangelho.  No entanto, neste Evangelho nós vemos que os discípulos de Jesus queriam ter exclusividade na missão esquecendo que Jesus viera a terra, justamente para implantar o reino de Deus e atrair para Ele toda a humanidade! Como podemos limitar o poder de Deus retendo para nós e nosso povo as benesses do Seu Plano para a humanidade? Muitas vezes, egoisticamente, nós pretendemos ser os donos da verdade e compreendemos que somente nós ou nossa Comunidade, ou mesmo a nossa Igreja Católica, tem a primazia da salvação de Jesus e que pode fazer prodígios e milagres no meio da nossa gente. Temos a nossa Igreja Católica, a nossa Comunidade que nos dão suporte e onde encontramos Jesus com toda a garantia, porém o seguimento de Jesus independe da doutrina dos homens e das instituições e nós nunca poderemos impedir que qualquer pessoa, seja ela quem for, anuncie a Salvação de Jesus. Jesus veio para todos os que acreditarem e confiarem Nele, tendo-O como Senhor e Salvador. A nós, nos resta alegrarmo-nos quando virmos pessoas de quem nunca esperávamos fossem testemunhas no mundo de uma vida renovada e convertida, mesmo que estas não façam parte da nossa “turma”.  Como Santa Terezinha nós podemos também dizer: "Eu vos suplico, ó meu Deus, enviar-me uma humilhação cada vez que eu tentar me elevar acima dos outros". – O que você diz ou faz quando vê alguém de outra religião falando em Nome de Jesus? – Você acredita que Jesus veio para todos os homens ou só para alguns?  





Helena Serpa

Nenhum comentário: