terça-feira, 3 de maio de 2016

LIURGIA DIÁRIA - EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

 
1a Leitura - 1 Coríntios 15,1-8
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
15 1 Eu vos lembro, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes.
2 Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé.
3 Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;
4 foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras;
5 apareceu a Cefas, e em seguida aos Doze.
6 Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive (e alguns já são mortos);
7 depois apareceu a Tiago, em seguida a todos os apóstolos.
8 E, por último de todos, apareceu também a mim, como a um abortivo.
Palavra do Senhor.


Salmo - 18/19A
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.



Os céus proclamam a glória do Senhor,

e o firmamento, a obra de suas mãos;

o dia ao dia transmite esta mensagem,

a noite à noite publica esta notícia.



Não são discursos nem frases ou palavras,

nem são vozes que possam ser ouvidas;

seu som ressoa e se espalha em toda a terra,

chega aos confins do universo a sua voz.


Evangelho - João 14,6-14
Aleluia, aleluia, aleluia.

Sou o caminho, a verdade e a vida, diz Jesus; Filipe, quem me vê, igualmente vê meu Pai! (Jo 14,6.9)
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, 14 6 Jesus lhe respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
7 Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto".
8 Disse-lhe Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta".
9 Respondeu Jesus: "Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: ´Mostra-nos o Pai´.
10 Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.
11 Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.
13 E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Hoje, a Igreja celebra a festa dos apóstolos Felipe e Tiago.
É em Jesus  ressuscitado que está  fundamentada a nossa fé! Com sua palavra e com o seu exemplo, Jesus  se faz  nosso caminho de libertação!  
Olhando para Jesus com os olhos da fé, podemos contemplar o rosto humano do Pai, que no seu amor infinito nos entregou aos seus cuidados!
Em Jesus, depositamos a nossa esperança, esperança, de um dia realizarmos o nosso encontro definitivo com o Pai!
Deus, em Jesus, quis se fazer um de nós, para se fazer caminho de salvação para nós! Não há outro caminho para  chegarmos  ao Pai, senão por Jesus!
Por meio de Jesus, Deus entrou na nossa vida, Ele viveu  como um de nós, passando pelo o sofrimento como nós!
Pela Cruz, Jesus quebrou as barreiras, que separava o Criador da  sua criação!
Por Jesus, já somos salvos, Ele pagou com o seu sangue o preço da nossa liberdade, o que não podemos, é nos iludir com as propostas do mundo e assim perder a salvação, conquistada por Jesus na Cruz!
O Evangelho de hoje, nos mostra  a paciência de Jesus para com os seus discípulos que tinham muitas dificuldades em entender o se messianismo!  
 Jesus procurava orientá-los bem, afim de  que eles tivessem idéias claras sobre sua pessoa,  a sua missão e  o sentido da sua presença no mundo! Era preciso prepará-los bem, pois seriam eles, os continuadores de sua missão aqui na terra! Eram eles, que haveriam de passar adiante os seus  ensinamentos, através da palavra e do testemunho!
É  graças a este  cuidado de Jesus, que hoje,  nós desfrutamos das riquezas de seus ensinamentos, ensinamentos que são  passados de geração a geração, o que veio, dos primeiros passos da Igreja missionária!
A visão do Pai, era a coisa mais desejada pelos discípulos, e bastaria, que eles dessem um passo a mais na fé, para descobrirem na pessoa de Jesus, o rosto do Pai, diante de seu olhos! 
Contemplar Jesus, é a única forma de ver o  Pai, não, por meio de conhecimentos intelectuais, mas pelo conhecimento das obras realizadas por Jesus, que são obras do Pai!
As primeiras palavras do texto que nos fora apresentado, se trata, de uma resposta de Jesus, a uma pergunta  do  apóstolo Tomé: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”! Esta afirmação de Jesus, é também  dirigida a nós, são palavras que nos apontam a vereda autêntica que nos levará a felicidade Plena!
A Luz verdadeira, é aquela  que nos conduz ao Pai! Jesus é esta Luz, Ele é a Luz do mundo, segui-lo, é  caminhar em direção a  um Reino que nunca terá  fim!
 
 
 
 
 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Nenhum comentário: