quarta-feira, 11 de maio de 2016

LITURGIA DIÁRIA - A HORA DA GLORIFICAÇÃO DO FILHO.

1a Leitura - Atos 20,28-38
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso 20 28: "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue.
29 Sei que depois da minha partida se introduzirão entre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho.
30 Mesmo dentre vós surgirão homens que hão de proferir doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos.
31 Vigiai! Lembrai-vos, portanto, de que por três anos não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós.
32 Agora eu vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para edificar e dar a herança com os santificados.
33 De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes.
34 Vós mesmos sabeis: estas mãos proveram às minhas necessidades e às dos meus companheiros.
35 Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir os fracos e lembrar-se das palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: ´É maior felicidade dar que receber!´"
36 A essas palavras, ele se pôs de joelhos a orar.
37 Derramaram-se em lágrimas e lançaram-se ao pescoço de Paulo para abraçá-lo,
38 aflitos, sobretudo pela palavra que tinha dito: Já não vereis a minha face. Em seguida, acompanharam-no até o navio.
Palavra do Senhor.


Salmo - 67/68
Reinos da terra, cantai ao Senhor.

Suscitai, ó Senhor Deus, suscitai vosso poder,

confirmai este poder que por nós manifestastes

a partir de vosso templo, que está em Jerusalém,

para vós venham os reis e vos ofertem seus presentes!

Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos!

Ele viaja no seu carro sobre os céus dos céus eternos.

Eis que eleva e faz ouvir a sua voz poderosa.

Dai glória a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens.

Sobre Israel, eis sua glória e sua grande majestade!

Em seu templo ele é admirável e a seu povo dá poder.

Bendito seja o Senhor Deus, agora e sempre. Amém, amém!


Evangelho - João 17,11-19
Aleluia, aleluia, aleluia.

Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17,17)
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, Jesus ergue os olhos para o céu e rezou, dizendo 17 11 "Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós.
12 Enquanto eu estava com eles, eu os guardava em teu nome, que me incumbiste de fazer conhecido. Conservei os que me deste, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
13 Mas, agora, vou para junto de ti. Dirijo-te esta oração enquanto estou no mundo para que eles tenham a plenitude da minha alegria.
14 Dei-lhes a tua palavra, mas o mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo.
15 Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal.
16 Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo.
17 Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade.
18 Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
19 Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Chegara a hora em que iria ser consumado o plano de Deus para a humanidade! Por isso, o Pai glorificaria o Filho a fim de que Ele glorificasse o Pai. “Pai, chegou a hora!” Nessas palavras nós percebemos uma sintonia perfeita entre Jesus e o Pai na missão a que se propuseram. Missão de conceder a vida eterna a todos àqueles que o Pai confia ao Filho. Por isso,  percebendo a hora em que seria glorificado, Jesus se despede dos Seus discípulos com uma belíssima oração de intercessão a Deus Pai para que  todos tivessem a oportunidade de conhecê-Lo e se apropriassem do Seu plano de salvação. O Plano de Deus para cada um de nós é a vida eterna, perfeita comunhão com Ele, felicidade desde já e a bem-aventurança na outra vida. Deus Pai confiou a nossa vida a Jesus Cristo, deste modo, a condição para que ela seja conservada é a de que creiamos Nele e no mistério da Sua Paixão, Morte, e Ressurreição. Esta vida nova consiste em que nós creiamos em Jesus como nosso único Salvador que  foi   glorificado depois que passou pela Cruz. Se não acreditarmos e não acolhermos o novo nascimento que Jesus veio nos conferir, nós perderemos a vida eterna.   Assim também nós alcançaremos a glória eterna, se nos fizermos um com Jesus e o Pai pelo poder do Espírito Santo.  Estão aptos a entrar na vida eterna todos os que creem, acolhem e reconhecem verdadeiras as Palavras de Jesus, o Enviado do Pai. Jesus rogou pelos que eram Seus, mas olvidou o mundo que não crê, questiona e se distancia de Deus e, por isso mesmo, vive na escuridão. Estamos no mundo, mas não somos do mundo e o nosso destino é a casa do Pai, morada que Jesus conquistou para nós.  – O que você entende por “vida eterna”? – Você acredita que Jesus rogou por você também? – Você acolhe no coração, como num terreno bom, os ensinamentos de Jesus? – Você tem certeza de que irá para o céu?
 
 
 
 
Helena Serpa,

Nenhum comentário: