segunda-feira, 23 de maio de 2016

LITURGIA DIÁRIA - JESUS E O JOVEM RICO.

1a Leitura - 1 Pedro 1,3-9
Leitura da primeira carta de são Pedro.

1 3 Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia ele nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança,
4
para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos céus;
5 para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos. 6 É isto o que constitui a vossa alegria, apesar das aflições passageiras a vos serem causadas ainda por diversas provações, 7 para que a prova a que é submetida a vossa fé (mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo se manifestar.

3 Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia ele nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança, 4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos céus; 5 para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos. 6 É isto o que constitui a vossa alegria, apesar das aflições passageiras a vos serem causadas ainda por diversas provações, 7 para que a prova a que é submetida a vossa fé (mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo se manifestar.

Palavra do Senhor.


Salmo - 110/111
O Senhor se lembra da aliança!

Eu agradeço a Deus, de todo o coração,

Junto com todos os seus justos reunidos!

Que grandiosas são as obras do Senhor,

elas merecem todo o amor e admiração!

Ele dá o alimento aos que o temem

e jamais esquecerá sua aliança.

Ao seu povo manifesta seu poder,

dando a ele a herança das nações.

Enviou libertação para o seu povo,

confirmou sua aliança para sempre.

Seu nome é santo e é digno de respeito,

permaneça eternamente o seu louvor.


 
Evangelho - Marcos 10,17-27
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos mediante sua pobreza (2Cor 8,9).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 10 17 tendo Jesus saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: "Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?"
18 Jesus disse-lhe: "Por que me chamas bom? Só Deus é bom.
19 Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe."
20 Ele respondeu-lhe: "Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade."
21 Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.
22 Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.
23 E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!"
24 Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: "Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas!
25 É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus."
26 Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: "Quem pode então salvar-se?"
27 Olhando Jesus para eles, disse: "Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível.
Palavra da Salvação.

 
Reflexão


  Por ser muito rico aquele jovem foi embora cheio de tristeza quando Jesus lhe propôs deixar tudo para segui-Lo. Jesus já sabia quão difícil seria para ele, tão correto, mas tão apegado, seguir o Seu conselho e sabia também que ele nunca seria completamente livre e feliz se não o fizesse. Por isso, comentou com os discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!" Por que é tão difícil um rico entrar no reino do céu? Será que é porque ele tem muitos bens? Será por causa do seu dinheiro? É difícil um rico entrar no reino dos céus, não porque isto seja proibido para os ricos, mas porque as pessoas que têm muitos bens têm muito com que preocupar-se e não percebem que a vida passa e que o reino dos céus começa aqui e já está acontecendo. O que impede também a nossa entrada no reino dos céus é o nosso apego ao que possuímos.  Às vezes nem temos muito dinheiro nem muitos bens, mas entendemos que a “riqueza” da nossa existência se resume no pouco que possuímos e não damos lugar a Deus nem permitimos que a nossa alma encontre Aquele a quem buscamos.  Dentro de nós há um anseio de santidade, e é de dentro do nosso coração que brotam as inquietações e o desejo de fazer algo mais. É o desejo de santidade que foi semeado em nós, pois somos imagem e semelhança de Deus que é Santo.  Assim também Jesus fala para cada um de nós que deseja caminhar na santidade, mas reluta em se desapegar do pouco que possui: se queres ser livre, despoja-te daquilo que te oprime, que te prende e te impede de seguir-me.  Mesmo que tenhamos muito dinheiro o que importa realmente é que nada atrapalhe o nosso relacionamento com Deus, que nada nos tire do objetivo para o qual fomos criados. Viemos de Deus e para lá havemos de retornar.  Você tem muitos bens? – Eles são muito importantes para você?  – O pouco ou muito que você tem atrapalha o seu relacionamento com Deus e consequentemente com o próximo? – Existe alguma coisa que o seu coração pede para fazer? O que? – Você tem coragem de se despojar da sua vontade própria para seguir os passos de Jesus?








Helena Serpa

Nenhum comentário: