terça-feira, 6 de maio de 2014

O FRACASSO É A ANTESSALA DO SUCESSO.

O orgulhoso não suporta a vergonha do fracasso
Quem já não teve a experiência de ver alguma coisa dar errado ou um insucesso? A palavra mais correta para isso é fracasso. É uma palavra forte, mas, de vez em quando, temos de lidar com esse acontecimento, ou melhor, com esse sentimento que nos empurra para baixo. Não nos conformamos e perdemos o rumo, mas para acharmos de novo o caminho certo, temos de ter a cabeça no lugar. Como imaginar, no momento, que um grande fracasso nos trará um bem, um proveito ou até mesmo o sucesso? Para São Paulo, a experiência de fracasso em Atenas lhe abriu as portas para a maturidade e os novos caminhos em Corinto, onde, com a comunidade, desenvolveu o uso dos dons e carismas do Espírito Santo.
Quero que você medite comigo uma frase que ouvi há algum tempo: “O fracasso é a antessala do sucesso”. Vejamos hoje o que aconteceu com os apóstolos de Jesus. Tentaremos tirar deles mais uma lição de vida para nós, pois o Evangelho é uma escola e Jesus é o Grande Mestre.
Estavam, mais uma vez, pescando Pedro e companhia. Pescaram a noite toda e nada pegaram (não se esqueçam que eles eram homens que viviam da pesca, eram experientes), Jesus chegou e lhes disse: “Lança a rede do lado esquerdo do barco e lá achareis peixes”. Eles lançaram e pegaram muitos peixes, quase que a rede se rompeu e até precisou de outros companheiros para ajudá-los a puxá-la para praia. Primeira lição: para que o fracasso não cegue a nossa visão precisamos ter os ouvidos atentos à voz dos mais experientes. Pedro, apesar do cansaço e da decepção, obedeceu a voz do Senhor.
Todos nós somos um pouco orgulhosos e autossuficientes; o que a pessoa que se deixa dominar pelo orgulho e pela autossuficiência não se permite é a vergonha do erro e não tanto pela falha em si. O orgulhoso não suporta a vergonha do fracasso nem o fato de ser corrigido por outro. Por isso, neste caso, o fracasso foi a antessala do sucesso. Depois disso, Jesus convidou Pedro para comer peixe assado com Ele e trabalhou no coração do apóstolo em relação às três negações: “Pedro, filho de João, tu me amas mais do que esses?”.
 Não era Jesus quem precisava ouvir a confissão de Pedro, mas o próprio apóstolo por causa de seu fracasso ao negar o Mestre no momento que Ele mais precisava. Isso doía no coração de Pedro e o Mestre utiliza aquele momento para retornar ao fracasso e com ele se reconciliar. Ao se reconciliar com seu fracasso, Pedro recebeu de Jesus o rebanho de volta, a confiança, ou melhor, a autoconfiança, a estima que havia perdido por não aceitar seu erro. Pedro precisava se perdoar, e ele disse a Jesus: “Mestre, tu sabes tudo, sabes dos meus erros e fracassos, tu sabes que eu te amo!”. Deus não deixa de confiar em nós, muito menos desiste de nós. Ele sempre está nos dando um novo sinal de confiança, de amor e de responsabilidade. Jesus disse a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas”.
 Agora, o coração de Pedro está curado e pronto para assumir, até às últimas consequências, a missão que Jesus lhe deu, o interior de Pedro não está mais cativo numa situação mal resolvida.
A segunda lição: não podemos perder as oportunidades que Deus nos dá para revolvermos, corrigirmos ou mesmo admitirmos um erro; sabendo que um grande sucesso pode vir depois da correção de um erro. Há um tempo, estava assistindo a um jogo de futebol e ouvi o narrador contando a história do goleiro daquele time. Ele tinha sido expulso do seu time no ano passado, porque o time foi rebaixado para segunda divisão do campeonato e o dono do time colocou toda a culpa no goleiro – como se no time inteiro só jogassem goleiros. 
Nesta ocasião, ele chorou muito diante das câmeras de TV e, hoje, ele é o goleiro de outro time grande de São Paulo e com propostas para jogar num time maior da primeira divisão do campeonato brasileiro. A humildade são os olhos que nos dão a capacidade de enxergar que o fracasso é a antessala do sucesso. Crescer é reconhecer que nem sempre tudo dará certo, mas podemos cometer erros com vontade de acertar. Errar é humano, persistir no erro não é inteligente!
Saiba que tudo vai passar e que o mais importante é sair melhor dessas aparentes situações de fracasso, pois quem não experimentou um dia uma derrota para se aprimorar para o dia da grande vitória? Com certeza, viveu muito melhor e com muito mais sabor a vitória do que o fracasso.
Minha oração e benção para você. 







Pe Luizinho 

Nenhum comentário: