quinta-feira, 29 de maio de 2014

NÃO É PELO NÚMERO DO EXÉRCITO QUE OBTÉM A VITÓRIA, MAS PELA FORÇA QUE VEM DO ALTO...!



Não é pela número do exército que obtém a vitória, mas pela força que vem do alto…! No livro dos Macabeus encontramos essa afirmativa, não é pelo número do exército que se conquista a vitória, mas pelo poder que procede de Deus, que emana de suas mãos. Nos preocupamos muito com a quantidade de pessoas que participam de nossos grupos de oração, do número de servos que compõem nossas equipe de serviço. Embora precisamos pedir ao Senhor da messe que envie operários para assumir sua obra. Mas não percebemos que o querer é nosso, o executar é Deus, que a nós cabe o possível, a Deus o impossível. Psicologicamente ficamos abalados quando não vemos a reunião de oração encher de gente, quando pregamos a um “gato pingado” de pessoas. E até parece que a unção de nossas pregações são medidas pelo número de ouvintes. Falamos com veemência a um grande número de pessoas, e sem entusiasmo ao pequeno grupo. E não notamos que o amor de Deus é pessoal, que não importa a quantidade, Ele se preocupa com cada filho seu individualmente, que vai em busca de uma única ovelha que se distancia do seu redil, e que há muita alegria no céu por um só pecador que se converte. Jesus enviou de dois em dois para a missão, afirmou também que onde dois ou três estivessem reunidos em seu nome estaria no meio dele. Se o nosso Mestre e Senhor está conosco para que nos preocuparmos com a quantidade. Ele ensinava aos seus Apóstolos a parte, na intimidade, não no tumulto das multidões.

 O segredo da vitória está na submissão a graça, a entrega ao Espírito Santo, a força que vem do alto. Jesus prometeu: mas virá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força. Mas do que uma força, é potência extraordinária, é poder inigualável que sustenta a Igreja. O Apóstolo Paulo afirma que o Espírito vem em auxílio a nossa fraqueza (Rm 8,26), e na segunda carta aos Coríntios diz que quando somos fracos aí então é que somos fortes, porque a graça se manifesta por completo. O poder de Deus se manifesta na minha fraqueza e insuficiência, quando percebo que nada posso sozinho, mas tudo posso naquele que me fortalece! Santo Agostinho ensinava que o que é impossível a natureza é possível a graça. Ainda que as coisas pareçam difíceis e atravancadas, Deus pode extrair água da pedra, fazer brotar um manancial no deserto mais escaldante e terrível. Não nos intimidemos com o número, deixemos o Espírito Santo agir como quer, invoquemos a sua presença. 

Todo fogo começa com uma fagulha até chegar a um incêndio de grandes proporções, que se espalha e se alastra por todos os lados. Sonhamos com famílias restauradas, cidades de Deus, um país santo, que toda a humanidade acolha o Evangelho de Jesus, mas comecemos com o pequeno para chegar aos grandes feitos. Precisamos de homens e mulheres de fé heróica, mas que amam a simplicidade, que percebem a presença e a ação do Espírito na singeleza da vida. Comunique o fogo de Deus ao que está mais próximo de ti, espelhe a chama de pentecostes!

Nenhum comentário: