segunda-feira, 1 de agosto de 2011

JESUS NOS ENSINA A DAR SENTIDO À NOSSA VIDA.


De que adianta cumprir com todos os deveres de cidadãos deste mundo quando o coração está cheio de hipocrisia?
No evangelho de Lucas 11, 42-46, Jesus critica os fariseus e os doutores da Lei justamente por causa da hipocrisia enraizada em seus corações.
Os fariseus são criticados porque, mesmo pagando o dízimo de tudo, deixam de lado a justiça e o amor de Deus; os doutores da Lei são criticados porque colocam pesos nas costas dos outros enquanto eles mesmos não nem levantam um dedo para ajudar.
Todo ser humano é chamado a ser justo, sincero, fraterno e solidário. Essas virtudes profundamente evangélicas não significam rebaixamento ou humilhação. Pelo contrário, quem as pratica se torna digno de admiração porque se faz semelhante ao Filho de Deus.
 Existem pessoas que praticam essas virtudes exteriormente, apenas para serem vistas e louvadas pelos homens. Elas cumprem com todos os deveres de cidadãos, procuram mostrar que suas famílias são exemplares, mas dentro de casa se pratica toda espécie de terrorismo psicológico e moral; elas falam de amor, mas dentro de si está um amor podre, devotado ao próprio umbigo e não se abrem para o próximo.
Jesus não prega aos homens e mulheres de boa vontade uma vida de exterioridades, de superficialidade.
Ao contrário, Ele nos ensina a dar sentido à nossa vida e à vida do nosso próximo.
Nós podemos, sim, nos tornar exemplo para os outros a partir do momento em que assumimos o jeito de ser, de amar e de acolher de Jesus principalmente os mais fracos e marginalizados.
São João da Cruz dizia que no final de nossa jornada neste mundo nós seremos julgados sobre o amor que tivermos vivido. Os frutos do amor são a justiça, a fraternidade, a solidariedade, a paz e o perdão. A justiça dos cristãos deve, ao mesmo tempo, ser santificada pelo amor e superar a justiça do mundo; até mesmo a justiça defendida pelo Estado que às vezes faz com que os mais simples sejam condenados por roubarem uma lata de margarina para poder alimentar o filho, enquanto que os que assaltam os cofres públicos ficam impunes.
Jesus não impõe grandes obrigações aos cristãos e ao ser humano, em geral. Ele apenas pede que sejamos sinceros e justos nas nossas relações. A nossa vida seria tão mais fácil se tirássemos dos nossos corações o peso do pecado, da mentira e da devassidão dos quais nós não temos coragem de nos livrar. O verdadeiro cidadão deste mundo é o mesmo cidadão que pleiteia um lugar no Reino do céu. Em seu coração não habita a hipocrisia nem o desejo de dominar sobre os outros. A sua vida é um reflexo da vida vivida pelo Filho de Deus, que veio ao mundo de maneira humilde, para convidar a todos os homens e mulheres a transformar este mundo em um lugar de cidadãos do Reino dos céus.
Senhor, nós temos dificuldades de seguir os teus passos. As tuas palavras chegam ao nosso coração questionando a nossa maneira de pensar e agir. Ajuda-nos a nos abrir à tua graça, para que o mundo reconheça que Tu vieste de Deus e que nós Te seguimos rumo aos campos verdejantes da tua graça. Amém.




Pe emiliocarlos

Nenhum comentário: