sexta-feira, 19 de março de 2010

MARAVILHOSO DOM DE LÍNGUAS II

Escrever sobre o carisma de línguas é um tema delicado porque envolve emoção, pode ser inquietante e algumas vezes, pode nos enganar, pois desestabiliza nossos velhos hábitos, nossas seguranças humanas e nossa falsa grandeza. Quaisquer que sejam nossos sentimentos, abramos nossos corações para o Espírito Santo no qual todos nós acreditamos para sermos curados de nossos preconceitos e temores e ficarmos cheios do Seu amor e graças. Carisma é um movimento de graça que confere àquele/àquela que recebe um poder extraordinário de ação. É um dos frutos da efusão do Espírito Santo. Esta efusão é um derramamento interior causado por um novo encontro com Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, de uma forma bastante pessoal. Não é uma nova forma de vida, mas um processo que revive a graça batismal que, na maioria de nós, tornou-se dormente nas profundezas de nossa alma.
Os carismas são sinais visíveis do amor de Deus. São graças especiais que nos conferem a aptidão e disponibilidade para assumir várias funções e cargos que são úteis para a renovação e desenvolvimento da Igreja. Geralmente, os carismas são conferidos a um indivíduo através da imposição das mãos:
“Não negligencieis o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia quando a assembleia dos anciãos te impôs as mãos” (I Tm 4, 14).
“Por este motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos” (II Tm 1, 6).
Os carismas não dependem necessariamente da santidade de quem os exerce. Portanto, não permitamos que o pecado em nós nos impeça de exercê-los.
Entretanto, os carismas devem nos levar à santidade. É legítimo desejá-los na condição de que a vontade de Deus seja aceita, sem limitar, entretanto, a oferta do Senhor, impondo-Lhe o número de carismas que desejamos ter e exercer. A certeza da fé é necessária, pois os carismas poderão parecer, aos olhos dos homens, extraordinários, ridículos ou absurdos.

Há Muitos Carismas

Os carismas edificam a vida espiritual, elevam nossos louvores e guiam nossas orações de intercessão.

A. Rezando em Línguas, ou Glossolália

Este é o menor dos carismas, pois o “Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8, 26-27). É também uma oração de louvor a Deus quando as palavras nos faltam para expressar nossa gratidão sincera. Geralmente a oração em línguas é um dos primeiros carismas que recebemos de Deus. Seu exercício constante abre facilmente caminho para outros carismas, porque requer muita simplicidade, humildade verdadeira, abandono profundo e um colocar-se à disposição do Espírito Santo. Este carisma é muito útil nas orações de intercessão, libertação e cura. É um dos raros carismas que podem ser usados para proveito pessoal.

B. Cantando em Línguas

Cantar em línguas é cantar uma melodia que não é composta, mas é inspirada pelo Espírito Santo. Às vezes, esta melodia pode ser uma língua que entendemos e interpretamos; outras vezes pode ser um tipo de linguagem infantil pura que é entendida apenas pelo Senhor. Assim como os salmos são orações oferecidas aos homens por Deus, para falar com Ele, rezar em línguas é um tipo de oração inspirada pelo Espírito Santo, através da qual ELE mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. “Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza porque não sabemos o que pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis”. (Rm 8, 26).
O Beato Agostinho, em sua homilia sobre o Salmo 32, diz: “Não procure por palavras como se você pudesse explicar o que agrada a Deus. Simplesmente grite cantos de alegria...”.
Pode acontecer que recebamos os carismas de rezar e cantar em línguas e por vários motivos, como “temor de ser ridicularizado, vergonha, hesitar em exercer o dom, ignorância da presença do carisma, etc”, não o coloquemos em prática. Em tal situação, a ajuda de outros irmãos e irmãs no Grupo pode ser necessária para liberar os carismas. Pode bastar simplesmente deixar sua boca aberta enquanto um canto de Aleluia é cantado e ouvir outros cantando em línguas. Um entendimento pode ocorrer nesse momento e o dom ser liberado.

C. Falando em Línguas: Xenolalia

Significa falar em um língua que existe, mas não é conhecida em certo contexto, gerando a necessidade de interpretação. Geralmente este carisma é raro e quando ocorre há uma terceira pessoa – independente daquele /daquela que está falando em línguas – que recebe a interpretação do que foi dito. Em I Cor 14, 13, São Paulo diz: “Por isso, quem fala em línguas, peça na oração o dom de as interpretar”.
“Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas” (Mc 16, 17).
“Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. (At 2, 4).
Que o Espírito Santo nos encha com Seus carismas para que nos preparemos melhor para a nova evangelização. Acrescentemos ao nosso carisma atos de amor, a fim de transformar nossas vidas em uma chama que nunca se apagará, pois “a caridade jamais acabará”. (I Cor 13, 8).

Praticando o Carisma de Línguas na RCC - Por Julienne Mesedem
Fonte: ICCRS Outubro/Dezembro 2009
Formação de LíderesVolume XXXV, Número 5
Postada dia 10/03/2010


NOTA DO BLOG: Muito embora exista tanto a se falar sobre esse dom, essas postagens juntamente com outras anteriormente aqui publicadas, acredito serem suficientes para àquelas mentes em que ainda persistem raízes de alguma dúvida, obtenham avanços significativos no seu limitado conhecimento.

Nenhum comentário: