quarta-feira, 22 de novembro de 2017

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA EUCARISTIA?

Termo riquíssimo, ele tem vários níveis de significado.

https://i2.wp.com/res.cloudinary.com/aleteia/image/fetch/c_fill,g_auto,w_620,h_310/https://aleteiaportuguese.files.wordpress.com/2013/08/6kcpb00u3m0_wglyi5jbbxjbh7u12e1-mhi9gyxpzi4vp-u-pxxvzvjwzgxxpsrea7ffad1ov55m2kf0fkaajzgjg9rt.jpg?resize=620%2C310&quality=100&strip=all&ssl=1 

Uma das palavras mais frequentes no catolicismo é Eucaristia. Mas o que ela realmente significa?
O Catecismo da Igreja Católica oferece uma breve definição da palavra, observando que a riqueza inesgotável do Sacramento Eucarístico é manifestada mediante os vários nomes que se dão a ele, cada um evocando algum dos seus aspectos. O texto menciona os verbos gregos eucharistein (Lc 22,19; 1 Co11,24) e eulogein (Mt 26,26; Mc 14,22), que guardam relação com as bênçãos judaicas nas quais se louvava e agradecia a Deus pelas Suas obras: a criação, a redenção e a santificação (cf. CIC 1328).
No texto evangélico de São Lucas, originalmente escrito em grego, Jesus emprega esse verbo na celebração da Última Ceia: εὐχαριστήσας (“eucharistēsas”), na passagem em que Ele “dá graças”, parte o pão e o dá aos discípulos (cf. Lucas 22,17-19).
© Public Domain
Em essência, a palavra “Eucaristia” significa “ação de graças”, mas em um contexto especificamente voltado a dar graças a Deus.
Na história do cristianismo, a palavra foi adotada inicialmente em referência a toda a Santa Missa, na qual os católicos celebram o ato salvífico de Deus na cruz. Um documento muito antigo da Igreja, chamado Didaché e que remonta possivelmente ao tempo dos Apóstolos, emprega a palavra nesse sentido.
Flickr/Fr Lawrence Lew, O.P./Creative Commons
Além de se referir à celebração completa da Eucaristia, o termo é também usado de maneira mais específica para designar o pão e o vinho que são transformados no Corpo e Sangue de Jesus.
A palavra Eucaristia, enfim, é “polifacética”, e, por isso mesmo, evoca em sua substância as muitas dimensões do agradecimento ao Deus que nos salva entregando-Se a Si mesmo, em sacrifício redentor, como alimento de Vida.
Apostolado Sagrado Coração de Jesus
 
 
 
 
 
 
 
Philip Kosloski / Redação da Aleteia 

Nenhum comentário: