segunda-feira, 20 de novembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - JESUS, TEM DE PIEDADE DE MIM!

 Resultado de imagem para A CURA DO CEGO BARTIME FILME
1a Leitura - 1 Macabeus 1,10-15.41-43.54-57.62-64
Leitura do primeiro livro dos Macabeus.
1 10 Puseram todos o diadema depois de sua morte, e, após eles, seus filhos durante muitos anos; e males em quantidade multiplicaram-se sobre a terra.
11 Desses reis originou-se uma raiz de pecado: Antíoco Epífanes, filho do rei Antíoco, que havia estado em Roma, como refém, e que reinou no ano cento e trinta e sete do reino dos gregos.
12 Nessa época saíram também de Israel uns filhos perversos que seduziram a muitos outros, dizendo: "Vamos e façamos alianças com os povos que nos cercam, porque, desde que nós nos separamos deles, caímos em infortúnios sem conta".
13 Semelhante linguagem pareceu-lhes boa,
14 e houve entre o povo quem se apressasse a ir ter com o rei, o qual concedeu a licença de adotarem os costumes pagãos.
15 Edificaram em Jerusalém um ginásio como os gentios, dissimularam os sinais da circuncisão, afastaram-se da aliança com Deus, para se unirem aos estrangeiros e venderam-se ao pecado.
41 Então o rei Antíoco publicou para todo o reino um edito, prescrevendo que todos os povos formassem um único povo e
42 que abandonassem suas leis particulares. Todos os gentios se conformaram com essa ordem do rei, e
43 muitos de Israel adotaram a sua religião, sacrificando aos ídolos e violando o sábado.
54 No dia quinze do mês de Casleu, do ano cento e quarenta e cinco, edificaram a abominação da desolação por sobre o altar e construíram altares em todas as cidades circunvizinhas de Judá.
55 Ofereciam sacrifícios diante das portas das casas e nas praças públicas,
56 rasgavam e queimavam todos os livros da lei que achavam;
57 em toda parte, todo aquele em poder do qual se achava um livro do testamento, ou todo aquele que mostrasse gosto pela lei, morreria por ordem do rei.
62 Numerosos foram os israelitas que tomaram a firme resolução de não comer nada que fosse impuro, e preferiram a morte antes que se manchar com alimentos;
63 não quiseram violar a santa lei e foram trucidados.
64 Caiu assim sobre Israel uma imensa cólera.
Palavra do Senhor.

Salmo - 118/119
Vivificai-me, ó Senhor, e guardarei vossa aliança!

Apodera-se de mim a indignação,
vendo que os ímpios abandonam vossa lei.

Mesmo que os ímpios me amarem com seus laços,
nem assim hei de esquecer a vossa lei.

Libertai-me da opressão e da calúnia,
para que eu possa observar vossos preceitos!

Meus opressores se aproximam com maldade;
como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!

como estão longe de salvar-se os pecadores,
pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!

Quando vejo os renegados, sinto nojo,
porque foram infiéis à vossa lei.

Evangelho - Lucas 18,35-43
Aleluia, aleluia, aleluia.
Resultado de imagem para A CURA DO CEGO BARTIME FILME

Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

18 35 Ao aproximar-se Jesus de Jericó, estava um cego sentado à beira do caminho, pedindo esmolas.
36 Ouvindo o ruído da multidão que passava, perguntou o que havia.
37 Responderam-lhe: “É Jesus de Nazaré, que passa”.
38 Ele então exclamou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”
39 Os que vinham na frente repreendiam-no rudemente para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais forte: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”
40 Jesus parou e mandou que lho trouxessem. Chegando ele perto, perguntou-lhe:
41 “Que queres que te faça?” Respondeu ele: “Senhor, que eu veja”.
42 Jesus lhe disse: “Vê! Tua fé te salvou”.
43 E imediatamente ficou vendo e seguia a Jesus, glorificando a Deus. Presenciando isto, todo o povo deu glória a Deus.
Palavra da Salvação.
 
 

“O que queres que eu faça por ti?”  Senhor, eu quero enxergar de novo – É claro que Jesus sabia muito bem o que aquele pobre homem estava querendo o que ele mais necessitava. Porém, Jesus queria ouvir da sua boca.
Jesus sabe muito bem de todas as nossas necessidades, até daquelas as quais não sabemos se realmente necessitamos. Jesus sabe o que é melhor para nós. E é por isso que às vezes pedimos uma coisa e não conseguimos. É por que aquilo que pedimos pode piorar a nossa vida por possuir grandes efeitos colaterais, os quais não estamos enxergando.
Por exemplo. Pedimos a Deus todos os dias para ganhar na Mega Sena, e nada acontece. Não desanimemos, nem deixemos que a nossa fé seja abalada por isso. Porque Deus sabe melhor do que nós, o que nos convém. Por isso não nos dá o brinquedinho que sempre pedimos.
A mãe faz isso todo dia com o seu filho. Ele pede um certo brinquedo, pede para ir tomar banho na cachoeira, e a sua mãe, nada! Não deixa. Por que as coisas que seu filho está pedindo são muito perigosas.Ganhar na loteria parece o milagre dos milagres! Parece ser a solução total e completa para a sua vida. Porém, o que nos esquecemos, é que isso pode trazer grandes efeitos colaterais.
Primeiro vão aparecer muitos “amigos” para pegar uma “beirinha” na sua fortuna. Também pode acontecer uma grande tragédia, um grande assalto em sua casa, ou coisa parecida. Porém, a pior tragédia, é o fato de você se achar o tal, e se esquecer de Deus, abandonar a prática da fé, não ir mais à missa, e em vez de continuar sendo caridoso, se transformar em um grande arrogante para com os sofredores. Você vai olhar os demais de cima para baixo, vai querer se vingar dos tempos em que fora humilhado, e tudo isso pode resultar em sérios problemas presentes, e para o futuro da sua alma, o futuro da sua salvação.
Entendeu agora o por que Deus não atende certos pedidos nossos?Deus nos ama com amor de mãe multiplicado, e portanto, cuida de nossa tranquilidade, de nossa saúde, por que Deus sabe tudo o que é mais importante para nós.
”No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus”.Os milagres realizados por Jesus nos levam a crer em sua divindade. Os milagres nos mostram que Jesus tem poder, todo o poder no Céu e na Terra. Os milagres nos mostram que o Reino de Deus está se realizando na pessoa de Jesus.  Enfim, os milagres nos mostram que a nossa fé não é baseada em sentimentalismo barato, mas sim, em fatos históricos comprovados.
Repetindo, Jesus sabe o que precisamos, mas Ele quer que o peçamos. Ele quer que repetimos os nossos pedidos,  com fé, insistentemente. Jesus não atende a certos pedidos os quais podem nos prejudicar, ou que pedimos sem a devida fé, ou coisas que pedimos e não estão de acordo com a vontade do Pai, ou de acordo como Plano de Deus.Portanto, não percamos a fé pelo fato de não sermos atendidos em alguns dos nossos pedidos, os quais muitas vezes são pedidos infantis, egoístas, para não dizer mesmo absurdos! 
 

 

 

 

 José Salviano.

 

Nenhum comentário: