quarta-feira, 1 de novembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - PASSAR PELA PORTA ESTREITA

 Resultado de imagem para Lucas 13,22-30
1a Leitura - Romanos 8,26-30
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
8 26 Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis.
27 E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus.
28 Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios.
29 Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos.
30 E aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou.
Palavra do Senhor.


Salmo - 12/13
Senhor, eu confiei na vossa graça!

Olhai, Senhor, meu Deus, e respondei-me!
Não deixeis que se me apague a luz dos olhos
e se fechem, pela morte, adormecidos!
Que o inimigo não me diga: ‘Eu triunfei!’
Nem exulte o opressor por minha queda.

Uma vez que confiei no vosso amor,
meu coração, por vosso auxílio, rejubile
e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!

Imagem relacionada
Evangelho - Lucas 13,22-30
Aleluia, aleluia, aleluia.

Pelo evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 13 22 sempre em caminho para Jerusalém, Jesus ia atravessando cidades e aldeias e nelas ensinava.
23 Alguém lhe perguntou: “Senhor, são poucos os homens que se salvam?” Ele respondeu:
24 “Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não o conseguirão.
25 Quando o pai de família tiver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a bater à porta, dizendo: ‘Senhor, Senhor, abre-nos’, ele responderá: ‘Digo-vos que não sei de onde sois’.
26 Direis então: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste em nossas praças’.
27 Ele, porém, vos dirá: ‘Não sei de onde sois; apartai-vos de mim todos vós que sois malfeitores’.
28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós serdes lançados para fora.
29 Virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e sentar-se-ão à mesa no Reino de Deus.
30 Há últimos que serão os primeiros, e há primeiros que serão os últimos”.
Palavra da Salvação.
 
 

Alguém perguntou a Jesus “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”.
Jesus respondeu dizendo: “Fazei todo esforço possível
para entrar pela porta estreita
para entrar pela porta estreita”.Minhas irmãs Meus irmãos, o que Jesus quis nos dizer quando disse “porta estreita”?Ora, a porta estreita representa todas as coisas prazerosas que deixamos de fazer por que elas fazem muito mal a nossa saúde, tanto do nosso corpo quanto da nossa alma.A porte estreita é beber menos, ou não beber nada de álcool, para não prejudicar a nossa saúde;
A porta estreita é resistir à tentação representada por aquela mulher bonita que nos provoca, porém, não nos convém, pois tanto ela como nós somos comprometidos, somos casados;
A porta estreita, é a negação de nós mesmo, em benefício do Reino de Deus;
A porta estreita é resistir o calor ou ao frio, por estar nos dedicando ao trabalho de anunciar a palavra de Deus;A porta estreita é suportar certas injustiças, superar ou passar por cima de muitas calúnias, as quais nos acontecem no dia a dia da nossa missão;A porta estreita é se desligar de todos e de tudo, para seguir Jesus;A porta estreita é fugir e evitar o pecado que nos atrai, que nos arrasta para longe de Deus;São muitas as portas estreitas a que deveremos passar, para as quais deveremos passar, para alcançar um bem maior, um objetivo maior nesta vida, como, por exemplo, o esforço do jovem nos estudos, para que um dia consigam o diploma tão desejado.Porém, as portas que mais valem a pena serem passadas, são todas aquelas que nos faz merecedores de um dia alcançar a glória eterna.
Jesus nos informa que a JUSTIÇA é a porta mais importante a que devemos procurar passar. Pois a justiça está diretamente ligada ou relacionada com a CARIDADE.
De nada adianta evangelizar, rezar bastante, ser sorridentes, se não praticamos a CARIDADE se não formos JUSTOS.Pois no dia do Juízo final, poderemos ouvir de Jesus essas palavras muito duras, quando pedirmos ao Senhor que nos abra a porta:

Ele poderá nos responder: “Não sei de onde sois.' Então começareis a dizer: `Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!' Ele, porém, responderá: `Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!'Queridas irmãs, e irmãos.  Vamos nos esforçar, vamos passar pelas portas estreitas desta vida terrena, para que um dia não estejamos no grupo daqueles e daquelas que irão ouvir esta palavras duras da boca de Jesus.
Vamos ler com atenção as palavras de Paulo na carta de hoje. Ele nos diz que “...o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemido inefáveis. E aquele que penetra o nosso íntimo e sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos. Sabemos que tudo contribui Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus...

 

 

José Salviano.

 

Nenhum comentário: